quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Dois dígitos: Walter fecha boca, deixa casa dos 100kg e vai para o Fla-Flu

Segundo Renato Gaúcho, jogador está com cerca de 99kg após rigorosa dieta e treinamento intensivo. Previsão era tê-lo em campo na segunda quinzena de fevereiro

Por Volta Redonda, RJ

O peso de Walter deixou de ser segredo. E pela boca de Renato Gaúcho. No Fluminense, apenas o treinador toca no assunto e foi ele quem revelou que o atacante se apresentou ao Tricolor, em 16 de janeiro, com 106kg. Desde então, Renato tem atualizado as medidas – ainda incertas - do camisa 18. Nas Laranjeiras, cada chute do jogador é um flash. Cada subida na balança uma expectativa. E pela primeira vez ela deixou de apontar três dígitos, segundo o técnico. Nesta terça-feira, exatos 20 dias depois da chegada do jogador, Renato informou em entrevista coletiva após a vitória por 3 a 1 sobre o Audax que Walter perdeu de sete a oito quilos no período. Ou seja: na pesagem do Fluminense, o atacante estaria com menos de 100kg.  

- Está bem magro perto do que ele chegou. Vejo ele com corpo de atleta já. Perdeu de sete a oito quilos (estaria com cerca de 99kg). Em 20 dias é um grande ganho. Mostra que está sendo profissional, fazendo tudo que estamos pedindo, está louco para nos ajudar – disse o técnico.  

Walter fluminense treino (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC) 
Após treino intenso e dieta, Walter está apto a 
jogar (Foto: Nelson Perez / Fluminense FC)

De fato Walter está visivelmente mais magro, mas ainda longe da meta do clube, que seria colocá-lo com 93kg, o menor peso do atacante na passagem de dois anos pelo Goiás, em 2012 e 2013. A confirmação do atual peso do jogador esbarra no silêncio do clube. A nutricionista Renata Faro e o preparador físico Alexandre Mendes, que trabalham diretamente com ele, preferem não abordar o tema. Pelo menos até que o jogador participe dos jogos. 

Quem acompanha o dia a dia do clube já percebeu a evolução que a dieta e a preparação física deram a Walter. A mobilidade nos treinos ainda não é a ideal, mas já melhorou, tanto que ele foi integrado ao trabalho com o grupo do Fluminense antes do previsto. O sobrepeso vira um aliado contra os marcadores. Das vezes que treinou com os companheiros, mostrou que sabe usar o corpo para ganhar divididas. Os passes precisos e chutes fortes também chamam a atenção e merecem até aplausos dos torcedores que costumam ir às Laranjeiras. 

Walter perdeu peso e ganhou espaço. Derrubou, inclusive, a previsão de Renato Gaúcho um dia depois da sua chegada. Ainda na pré-temporada em Mangaratiba, o técnico disse que esperava ver o camisa 18 em condições de jogar apenas na segunda quinzena de fevereiro. O prazo foi reduzido com o esforço do goleador, e ele será regularizado ainda nesta quarta para ter condições de ser relacionado para o Fla-Flu do próximo sábado, no Maracanã, às 19h30m (de Brasília). 

- Estou sentindo o Waltinho bem magro, com muita vontade de nos ajudar. Vou conversar com a preparação física, com os médicos. Tem chance, sim, desde que seja regularizado – frisou Renato Gaúcho, sobre a possibilidade de relacionar o camisa 18.

Renato Gaucho e Walter treino Fluminense (Foto: Fernando Cazaes/Photocamera) 
Renato Gaúcho está satisfeito com condição de 
Walter (Foto: Fernando Cazaes/Photocamera)

Bocas fechadas: a do Flu e a de Walter
O Fluminense mantém discrição em relação à dieta de Waltinho. E também fecha a boca do atacante. A nutricionista responsável pelo controle do peso dele é Renata Faro, que está no clube há uma década e meia. É ela quem faz a orientação nutricional a todos os atletas do grupo de Renato, monitora os cuidados com a alimentação e define o que é proibido e permitido.    

Segundo o treinador tricolor, Walter faz a maioria das refeições no clube para não perder para as suas tentações. Biscoito recheado e refrigerante são os principais adversários do atacante há muito tempo. Ele precisa realizar de quatro a cinco refeições por dia, em horários e intervalos adequados. Elas devem ser compostas por alimentos ricos em todos os nutrientes e, dentro do possível, atender ao gosto do jogador. 

Na lista de alimentos permitidos para Walter estão filé mignon, tomate, filé de frango, alface, arroz, manga, feijão, macarrão, banana, palmito, entre outros. São aqueles que Renata Faro costuma usar nos cardápios de pré-temporada, por exemplo. Outras preocupações: o intervalo entre as refeições não deve ultrapassar quatro horas, e as frituras (salgadinhos, bife à milanesa, ovos fritos) estão vetadas.

Bebida alcoólica nem pensar, assim como refrigerantes. São considerados pobres em nutrientes, prejudicam a digestão e a hidratação. Diminuem a absorção de cálcio, que é um nutriente importante para o funcionamento muscular e a manutenção dos ossos. Água, sucos, água de coco, soro e bebidas esportivas são as indicações. 

- Ninguém vai emagrecer o Waltinho. A gente vai tentar é baixar ao máximo o peso dele. Ele está sendo profissional, está comendo o que a nutricionista manda, se cuidando, treinando como nunca treinou. Então, a gente vai tentar enxugá-lo – comentou o treinador. 

A última vez de Walter em campo em uma partida oficial foi na última rodada do Brasileirão, em oito de dezembro, contra o Santos, no Serra Dourada. Depois, ele participou do jogo beneficente promovido por Zico no Maracanã, dia 28. A volta ao estádio tem data marcada: 8 de fevereiro. Walter perde peso, e o Fluminense ganha Walter. 


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/fluminense/noticia/2014/02/dois-digitos-walter-fecha-boca-deixa-casa-dos-100kg-e-vai-para-o-fla-flu.html

Nenhum comentário: