quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Corinthians vence e atinge zona de conforto; Coritiba segue ameaçado

Com gol do volante Guilherme, Timão vence a segunda consecutiva e se afasta da zona de rebaixamento. Coxa marca passo e se preocupa

A CRÔNICA 
 
por Diego Ribeiro

O Corinthians só havia vencido dois jogos seguidos em uma oportunidade no Campeonato Brasileiro, há mais de três meses (contra Criciúma e Grêmio, ambos por 2 a 0, pela 10ª e 11ª rodada). O jejum acabou nesta quarta-feira. Após bater o Fluminense, no último domingo, o Timão conquistou a rara sequência ao bater o Coritiba por 1 a 0, no estádio Couto Pereira. O volante Guilherme marcou o gol que fez a equipe alcançar a zona de conforto da competição. Para o Coxa, a degola segue como ameaça real.

Intenso por poucos minutos no início do primeiro tempo e dominado na maior parte do segundo, o Corinthians sofreu para segurar o resultado. Jogou por uma bola, e a encontrou, em jogada rápida de Romarinho, que passou para Guilherme dar a vitória ao Alvinegro. Com Alex inspirado, o Coritiba tentou pressionar. O problema é que o camisa 10 jogou sozinho: seus companheiros não acompanharam o seu raciocínio.

Com 48 pontos, o Timão sobe para a nona colocação do Brasileirão, enquanto o Coxa cai para a 14ª posição, estacionado nos 41 pontos. No próximo sábado, a equipe paranaense viaja para enfrentar o Criciúma, às 21h (horário de Brasília), no estádio Heriberto Hulse, em Florianópolis. Já no domingo, às 17h, o Corinthians recebe o Vasco, no Pacaembu.

Willian Coritiba e Corinthians (Foto: Heuler Andrey / Agência estado) 
Willian e Danilo disputam a bola durante confronto 
em Curitiba (Foto: Heuler Andrey / Agência estado)
 
Início intenso
Dono do segundo pior ataque do Campeonato Brasileiro, o Corinthians surpreendeu nos dez primeiros minutos: mostrou iniciativa e foi para cima do Coritiba. Alexandre Pato e Emerson Sheik arriscaram chutes de fora da área, bem defendidos por Vanderlei. Porém, o trabalho do goleiro alviverde se resumiria a isso no primeiro tempo: o ritmo do Timão caiu, e as chances de gol desapareceram instantaneamente.

O estilo dos donos da casa não era diferente. Comandado por Alex, que criou as únicas jogadas perigosas para a equipe, o Coritiba apostava no contra-ataque, mas errava na conclusão. O excesso de passes errados prejudicava o Alviverde, deixando o Corinthians com maior posse de bola e poder de finalização: foram oito tentativas dos paulistas, contra apenas duas dos paranaenses na etapa inicial.

Coxa cresce, mas Timão marca
A saída de Deivid para a entrada de Diogo Goiano favoreceu o Coritiba. O panorama se alterou completamente a favor do time paranaense. Ainda sob a batuta de Alex – e com Emerson jogando do lado direito, ao contrário da etapa inicial – a equipe passou a ameaçar o gol defendido por Walter. O ânimo corintiano dos 45 minutos iniciais parecia ter passado para o outro lado.

 O  Corinthians avançava pelo lado esquerdo do setor ofensivo, baseado na velocidade de Romarinho. E foi justamente assim que o Timão calou o animado estádio alviverde aos 19 minutos: o atacante recebeu dentro da área e encontrou Guilherme. Sem marcação, o volante disparou chute forte, no canto direito de Vanderlei.

O recuo alvinegro foi natural. Com a vantagem no placar, o Corinthians tentava prender a bola no campo de ataque, mas encontrava dificuldades. Enquanto Tite lançou o lateral Diego Macedo no lugar do atacante Alexandre Pato, Péricles Chamusca mandou o Coritiba para o ataque com a entrada de Keirrison, substituindo Emerson. Melhor para os visitantes, que seguraram o resultado.

 
FONTE:

Nenhum comentário: