quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Federer vence uzbeque e segue vivo na Basileia enquanto rivais tropeçam

Ex-número 1 derrota Istomin e vai às quartas em casa. Com eliminações de Gasquet e de Wawrinka, suíço fica mais perto de garantir vaga no ATP Finals

Por Basileia, Suíça

Os rivais de Roger Federer na corrida para o ATP Finals não tiveram sucesso nesta semana, e o ex-número 1 do mundo não desapontou ao ganhar a oportunidade de abrir distância para eles. Em ação nesta quarta-feira, pelas oitavas de final do ATP 500 da Basileia, na Suíça, e já sabendo das eliminações do compatriota Stanislas Wawrinka e do francês Richard Gasquet, o tenista da casa se manteve na briga pelo título. Mesmo com dificuldade em se impor no duelo contra o uzbeque Denis Istomin, o atual 6º do ranking derrotou de virada o 48º por 4/6, 6/3 e 6/2.

tênis roger federer basileia (Foto: AFP) 
Istomin complicou o jogo contra Federer, mas suíço
conseguiu sair de quadra com a vitória (Foto: AFP)
 
Cinco vezes campeão do torneio (2006, 07, 08, 10 e 11), Federer voltará à quadra somente na sexta-feira. Ele busca a vaga nas semifinais contra o búlgaro Grigor Dimitrov, namorado da russa Maria Sharapova e conhecido como "Baby Federer" no meio do tênis.

Briga pelo ATP Finals Pontos
#6 - Federer 3.235
#7 - Wawrinka 3.150
#8 - Gasquet 3.120
#9 - Tsonga 3.055 

Com os resultados obtidos até o momento na Basileia, Federer é o sétimo melhor tenista da temporada e sexto colocado entre os oito que se classificam para o ATP Finals, em Londres. Ele está à frente de Wawrinka, que caiu na estreia no mesmo torneio, e de Gasquet, que perdeu nesta quarta, nas oitavas de final, para o compatriota Michael Llodra. Jo-Wilfried Tsonga, primeiro fora do G-8, não está disputando nenhum evento nesta semana.

Se for campeão, Federer garantirá a vaga no torneio de fim de temporada. O argentino Juan Martín del Potro, que venceu nesta quarta a partida de estreia na Basileia, é o principal rival do suíço na luta pelo título. Os dois só se enfrentam em uma eventual final.

O jogo
Aos trancos e barrancos, Federer passou a sensação de quem estava sempre aquém do potencial em quadra. Depois de dar de presente uma quebra no quinto game, tentou correr atrás do prejuízo. O suíço não tinha medo de arriscar deixadinhas, mas exagerava nos erros, principalmente com a direita. Ele teve a oportunidade de devolver a quebra duas vezes, mas Istomin soube forçar o saque nos momentos de pressão e saiu na frente.

tênis roger federer basileia (Foto: AP) 
Federer penou com a direita no começo, mas
retomou o rumo e conquistou a virada (Foto: AP)
 
Federer melhorou no segundo set. Com os ataques mais calibrados, não ofereceu nenhuma chance de quebra para o adversário. Pelo contrário. Foi o suíço quem alcançou os primeiros break points. Na terceira tentativa, conquistou a quebra de vantagem de forma similar a que tomara na parcial anterior, com um ataque do rival na rede. Foi então apenas trabalhar a distância de frente e empatar a partida.

Se em cada set um dos tenistas prevaleceu, o início do terceiro foi bastante equilibrado. A começar pelos primeiros games de serviço de cada um, foram seis break points, quatro para Istomin e duas para Federer. O suíço evitara a quebra com um placar de 0-40. Logo na sequência, ele teria o mesmo triplo break point e, na segunda chance, finalizaria o game de devolução com uma cruzada na passada.

Federer segurou a vantagem como pôde, inclusive distribuindo lobs e voleando com sucesso uma Gran Willy. A confiança dele crescia, tanto que tinha fôlego e vontade para pegar até os ataques mais apurados de Istomin. Sem a mesma eficiência que no começo de jogo, o uzbeque perdeu o foco. Depois de tomar a segunda quebra na parcial jogando para fora um smash, descontou sua raiva na bola a chutando para longe. Isso só facilitou o trabalho de Federer, que matou o jogo na base do saque-e-voleio.

Berdych se classifica para ATP Finals
Cabeça de chave nº 2 na Basileia, o tcheco Tomas Berdych foi confirmado, nesta quarta, como o mais novo classificado para o ATP Finals. A Associação dos Tenistas Profissional anunciou que o número 7 do mundo garantiu a vaga depois de derrotar o croata Ivo Karlovic, por 4/6, 7/6(4) e 7/6(2), e após os resultados das primeiras partidas dos eventos desta semana.

Berdych se junta a Rafael Nadal, Novak Djokovic, David Ferrer e Juan Martín del Potro. O britânico Andy Murray também seria um dos competidores em Londres, mas não vai disputar o torneio por causa da recuperação de cirurgia nas costas. Com a classificação do tcheco, há somente três vagas em aberto, que atualmente estão nas mãos de Federer, Wawrinka e Gasquet. O Masters 1.000 de Paris, na próxima semana, será a última competição em que os tenistas podem aumentar suas pontuações.

Ferrer avança às quartas em Valência
Número 3 do mundo, Ferrer estreou com o pé direito no ATP 500 de Valência, na Espanha. O tricampeão do torneio (2008, 2010 e 2012) despachou o francês Gael Monfils, 31º do ranking, por 6/3 e 6/2 e se classificou para as oitavas de final. O próximo adversário do espanhol será outro tenista da França: Julien Benneteau (33º).

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/federer-vence-uzbeque-e-segue-vivo-na-basileia-enquanto-rivais-tropecam.html
 

Nenhum comentário: