quinta-feira, 24 de outubro de 2013

'Baixinhos' do Borel jogam vôlei com os ídolos do Rio de Janeiro: 'Gigantes'

Atual campeão da Superliga, time carioca visita projeto desenvolvido em comunidades carentes da capital e encanta jovens atletas do vôlei

Por Rio de Janeiro

Um confronto desigual marcou a tarde desta quinta-feira no Morro do Borel, na Zona Norte do Rio de Janeiro. De um lado da rede, os alunos da Escola de Vôlei Bernardinho, com idades entre sete e 13 anos. Do outro, os jogadores do Rio de Janeiro, atual campeão da Superliga masculina. Os pequenos não conseguiam esconder o deslumbramento diante dos gigantes Leandro Vissotto (2,11m), Riad (2,05m), Ualas (2,04m) e Rodrigão (2,04m): “Minha nossa, como eles são grandes!”, comentava a garotada do projeto apoiado pelo time carioca.

Vôlei Vissotto Visita Borel (Foto: Túlio Moreira) 
Uma das alunas do projeto compara sua altura à do gigante
Vissotto, de 2,11m (Foto: Túlio Moreira)
 
Mas os jovens atletas do Borel ignoraram as condições desiguais e, diante dos ídolos, não titubearam na hora de apresentar os fundamentos e as técnicas do vôlei, adquiridos nos treinos realizados duas vezes por semana em uma quadra localizada na área alta do morro. Capitão do time do técnico Marcelo Fronckowiak, o levantador Bruninho era o mais assediado pelo público mirim, e elogiou o desempenho dos alunos da escolinha, que funciona na região há dois anos.

- É sempre um motivo de satisfação ver a alegria dessa moçada. Eles jogam num sol a pino, sob um calor de 40 graus, e isso dá até uma motivação extra para a gente. Eu joguei duas partidas com eles, e pude ver que alguns têm fundamentos muito bons. Daqui podem sair futuros jogadores da seleção brasileira, com certeza. Mas, ainda mais importante que isso, é o fato de que eles aprendem a ser cidadãos melhores com tudo o que o esporte pode ensinar - disse Bruninho.

Mosaico Vôlei Rio de Janeiro Visita Borel (Foto: Túlio Moreira)
Além das crianças atendidas no Borel, a Escola de Vôlei Bernardinho mantém núcleos sociais em outras comunidades pacificadas do Rio de Janeiro, como Prazeres, Salgueiro, Mineira e Complexo do Alemão. Outro destaque do elenco do atual campeão da Superliga, o oposto Leandro Vissotto aproveitou a visita para testar o nível de ataque dos pequenos, e gostou do que viu. O carioca ressaltou que iniciativas como essa podem revelar futuros ídolos do esporte brasileiro.

- É bacana ter esse contato com uma realidade tão diferente da nossa. A gente tenta passar inspiração para eles, para que eles possam seguir por um caminho bacana, e isso já vale por tudo. É bom demais sentir essa energia, a felicidade é imensa. A oportunidade de vir aqui é sempre prazerosa. A criança é o instrumento da mudança. Investir nesse pessoal é a garantia de que o esporte brasileiro vai continuar evoluindo. Acredito que muitos grandes atletas podem sair dessas comunidades - opinou Vissotto.

Vôlei Bruninho Visita Borel (Foto: Túlio Moreira) 
Bruninho disputa partida com os alunos da escolinha do
Morro do Borel, no Rio (Foto: Túlio Moreira)
 
A visita do Rio de Janeiro terminou com a distribuição de cerca de 200 brinquedos aos jovens atletas do Borel, em comemoração ao mês dedicado às crianças. Do Borel, os jogadores seguiram para a nova casa do time, que deixou o Maracanãzinho e agora treina no Tijuca Tênis Clube. Invicta na Superliga, com quatro vitórias, a equipe comandada por Marcelo Fronckowiak se prepara para voltar às quadras neste sábado. O clube enfrenta o São Bernardo, na casa do adversário, às 21h30.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/10/baixinhos-do-borel-jogam-volei-com-os-idolos-do-rio-de-janeiro-gigantes.html

Nenhum comentário: