quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Com mão pesada, Serena derrota Kvitova e vai às semis em Istambul

Número 1 do mundo vence todos os jogos no Grupo Vermelho e é a primeira a se classificar. Grupo Branco pode ser decidido nos critérios de desempate

Por Istambul, Turquia

Jogando ao seu estilo, Serena Williams se tornou a primeira classificada para as semifinais do WTA Championship, em Istambul. Massacrando a tcheca Petra Kvitova com o potente saque, a número 1 do mundo passou 1h12m em quadra para garantir a vaga na próxima fase. A americana derrotou a 6ª do ranking por 6/2 e 6/3 e se assegurou como a primeira colocada do Grupo Vermelho da competição.

tênis serena williams wta championship (Foto: Reuters) 
Serena venceu todas as partidas do Grupo Vermelho e está
nas semifinais em Istambul (Foto: Reuters)
 
O único momento de grande confiança de Kvitova no primeiro set foi no game inicial. Mal a partida havia começado quando a tcheca obteve um duplo break point. Serena não cedeu à pressão e começou ali o grande domínio que exerceria em quadra. Evitou não só essas duas vezes a quebra como ainda uma terceira. Com exímia força no saque, conquistou duas quebras que a deixaram próxima da vitória parcial. Sem responder o poderio da número 1 do mundo à altura, Kvitova acabou perdendo o set em um game de zero, com direito a dupla falta no ponto final.
Serena diminuiu a violência dos golpes no segundo set, mas seguiu melhor na partida. Kvitova novamente teve break points, todos salvos pela adversária. A americana perdeu mais pontos no próprio saque, mas manteve o alto rendimento no fundamento. Com uma quebra obtida no começo da parcial, a líder do ranking garantiu a vitória sem suor.

Sexta-feira de definições
Nas outras partidas do dia, a chinesa Na Li assumiu a liderança do Grupo Branco ao derrotar a sérvia Jelena Jankovic por 2 sets a 1 (6/3, 2/6 e 6/3). Se derrotar Victoria Azarenka nesta sexta, a número 5 do mundo assegura a classificação para as semifinais. Caso a vice-líder do ranking seja vencedora, a chave pode ficar embolada se Jankovic superar a italiana Sara Errani também nesta sexta. Neste cenário, Na Li, Azarenka e Jankovic empatariam em duas vitórias e uma derrota cada e decidiriam as duas semifinalistas somente nos critérios de desempate:

 porcentagem de sets vencidos e, se permanecer a igualdade, porcentagem de games vencidos. Errani também tem chance de se classificar, caso derrote Jankovic e Na Li bata Azarenka, o que provocaria um tríplice empate entre as tenistas que teriam vencido apenas uma vez na primeira fase.

A polonesa Agnieszka Radwanska, terceira cabeça de chave do torneio, fechou sua participação em Istambul com três derrotas. Nesta quinta, a número 4 do mundo perdeu para a alemã Angelique Kerber por duplo 6/2, amargando a lanter do Grupo Vermelho. O duelo desta sexta entre Kvitova e Kerber definirá a segunda classificada do grupo para as semifinais. Quem vencer garante a vaga.

Confira a classificação dos grupos:
Grupo Vermelho
1º - Serena Williams - 3 vitórias (classificada)
2º - Petra Kvitova - 1 vitória e 1 derrota
3º - Angelique Kerber - 1 vitória e 1 derrota
4º - Agnieszka Radwanska - 3 derrotas


Grupo Branco
1º - Na Li - 2 vitórias
2º - Jelena Jankovic - 1 vitória e 1 derrota
3º - Victoria Azarenka - 1 vitória e 1 derrota (perde para Jankovic no confronto direto)
4º - Sara Errani - 2 derrotas


Confira as partidas desta sexta-feira:
Victoria Azarenka x Na Li
Petra Kvitova x Angelique Kerber
Sara Errani x Jelena Jankovic


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/10/com-mao-pesada-serena-derrota-kvitova-vai-semis-em-istambul.html

Nenhum comentário: