quinta-feira, 24 de outubro de 2013

'Ninguém no Milan está com saudade de Pato', diz jornalista italiano

Criticado pela torcida do Corinthians após erro fatal na Copa do Brasil, atacante vira assunto na Itália, onde atuava antes de voltar ao país

Por São Paulo

O pênalti desperdiçado por Alexandre Pato na noite da última quarta-feira, no jogo decisivo entre Corinthians e Grêmio, pelas quartas de final da Copa do Brasil, tomou proporções internacionais. Jogador do Milan por cinco anos, o atacante foi lembrado pela imprensa italiana, que reproduziu o lance que eliminou o Timão do torneio - defendido por Dida, outro ex-Milan.
Segundo jornalistas italianos ouvidos pelo GloboEsporte.com, o ex-clube de Pato não sente a mínima saudade do seu futebol.

Ninguém no Milan está com saudade"
Dani Monti, produtor da RAI
 
– O erro dele repercutiu na Itália. Saiu um vídeo na página do Corriere dello Sport, que é um dos jornais mais importantes do país. Ele está em um momento delicado, não deveria ter feito firula. Era preciso fazer o gol – opinou Dani Monti, comentarista do SporTV e produtor da RAI, principal emissora de televisão italiana.

No momento, o sentimento do clube comandado por Silvio Berlusconi parece ser de alívio. Dani Monti assegura que ninguém da equipe italiana sente falta de Alexandre Pato e que, hoje, um retorno ao país – do qual o atacante repete insistentemente gostar muito – é improvável.

Ciente de que o rendimento está longe de ser condizente às cifras investidas, o Milan não desembolsaria o mesmo montante que o Corinthians para contratá-lo de volta.

Alexandre Pato em treino no Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians) 
Alexandre Pato, em treino no Corinthians 
(Foto: Daniel Augusto Jr / Agência Corinthians)
 
– Ninguém no Milan está com saudade. Nenhum time da Itália pagaria 15 milhões de euros para levar o Pato de volta. Por empréstimo, quem sabe. Pelo futebol que ele está mostrando, o Milan fez um ótimo negócio. Sempre foi um jogador muito caro, que teve lesões e, mesmo agora, jogando com regularidade, não se desenvolveu – disse Monti.

O Milan se saiu muito bem na negociação"
Eugenio de Paoli, jornalista da RAI
 
– O Milan se saiu muito bem nessa negociação. O problema das lesões também abalou muito o status do jogador. A diretoria do Milan não ficou feliz com as declarações, porque o departamento médico do clube sempre foi considerado inovador, com técnicas de trabalho muito particulares – emendou Eugenio De Paoli, correspondente da RAI no Brasil.

Contratado em janeiro por R$ 40 milhões, Pato é vice-artilheiro do Corinthians na temporada, com 16 gols marcados. Mesmo assim, não convenceu os torcedores alvinegros. A “cavadinha” na decisão por pênaltis, que resultou em uma defesa fácil de Dida, gerou revolta de todos os tipos.

 Por compromissos pessoais, o atacante permaneceu em Porto Alegre, e não retornou a São Paulo junto do restante do elenco, escapando das cobranças.

Revelado pelo Internacional, Pato foi campeão do Mundial de Clubes em 2006 e da Recopa Sul-Americana no ano seguinte. Acabou vendido para o Milan por 22 milhões de euros, o equivalente a R$ 56 milhões na época. Pelo clube, conquistou um Campeonato Italiano (2010/11) e uma Supercopa da Itália (2011). No total, foram 150 jogos e 63 gols pelo Milan.

As lesões representaram o principal problema de Alexandre Pato durante todo o tempo em que ele permaneceu no Milan. Foram 15 problemas em cinco anos. Desde que se recuperou e conseguiu criar uma regularidade no Corinthians – onde acumula 51 jogos disputados – o atacante não poupou críticas ao departamento médico do clube italiano, fato que repercutiu muito mal junto à diretoria de se ex-time.

Em sua última temporada pelo Milan, Pato esteve em apenas sete de 25 jogos. Em 2011/2012 foram 18 de 53 partidas. Já em 2010/2011, ele esteve em 33 de 50 partidas do Milan, enquanto em 2009/2010 participou de 30 de 48. Em 2008/2009, sua melhor temporada: 42 de 47. Em seu primeiro ano no Milan (2007/2008), Alexandre Pato fez 20 jogos em 27 possíveis.

Frame Jornais Italiano Alexandre Pato (Foto: Reprodução ) 
Site do Corriere dello Sport destaca o erro de Pato e a defesa de Dida,
 ambos ex-Milan (Foto: Reprodução)
 
FONTE:

Nenhum comentário: