sábado, 5 de outubro de 2013

Em dia de derrapagens, gigantes do Sesi se 'apertam' em desafio de kart

Sob a tutela de pilotos da Stock Car, grandalhões como Lucão, Sidão e Renan se arriscam, mas sofrem com pista molhada e veem 'baixinho' vencer

Por São Paulo

O macacão é em tamanho GG, mas ainda assim não cobre toda a extensão das pernas de Renan. Quando tenta se encaixar no kart, as costas se apertam no banco, os joelhos caem para os lados, e o pano sobe até metade de suas canelas. Os 2,17m fazem do oposto uma figura improvável nos boxes da Granja Viana. Naquele início de noite de segunda-feira, porém, ele não é o único. Ao seu lado, outros gigantes. Lucão, de 2,10m; Evandro, de 2,07m; e Sidão, de 2,03m, entre outros, também estão ali. Ao contrário dos dias normais, um dos principais kartódromos do país se viu tomado por uma legião de muralhas. Em uma folga da Superliga e do Campeonato Paulista, o Sesi-SP liberou seus jogadores para se arriscarem dentro da pista. Todos contaram com a ajuda dos profissionais Tuka Rocha e Sergio Jimenez, pilotos da Stock Car, mas de pouco adiantou.

Com a pista molhada por conta da forte chuva que caiu poucas horas antes, os craques da quadra mostraram pouco talento para acelerar e uma incrível facilidade para derrapar.

O resultado final foi previsível. Fora os profissionais, os “baixinhos” Sandro e Lucianinho lideraram a prova de ponta a ponta. Dos gigantes, Sidão foi o melhor: um honroso terceiro lugar. Murilo, de 1,93m, estatura mediana para um jogador de vôlei, fechou em quarto lugar em sua estreia nas pistas. Mas, até a bandeirada de Montanaro, supervisor da equipe, as derrapagens tomaram conta da Granja Viana.


JOGADORES DE VOLEI DO SESI PARTICIPAM DE CORRIDA DE KART (Foto: Marcos Ribolli)Dos 'gigantes', Sidão foi o que se adaptou melhor ao kart (Foto: Marcos Ribolli)
 
Na chegada ao kartódromo, a tensão ao ver a pista molhada. Os grandalhões, com medo das curvas da Granja, já previam a dificuldade de manter o volante sob controle. Montanaro ia além. O supervisor da equipe temia possíveis machucados e lesões antes mesmo do início da bateria. O medo, porém, logo se transformou em brincadeiras quando os jogadores foram buscar seus “uniformes”. Evandro, por exemplo, logo virou alvo por conta do capacete.

- Isso não vai caber na cabeça dele – brincou Lucão.

Na conversa antes da bateria de classificação, novas brincadeiras. Tuka Rocha e Sergio Jimenez tentavam dar dicas aos jogadores, mas já previam a sessão de incidentes. No sacrifício, os gigantes conseguiram entrar no carro e apostaram que a vitória ficaria com o líbero Lucianinho. Logo na primeira curva, quatro rodaram. Antes do fim da bateria de classificação, nenhum deixou a pista sem perder o controle do kart ao menos uma vez.

Os dois pilotos da Stock deram novas dicas antes da largada, mas de pouco adiantou. Mais leves, Sandro e Lucianinho levaram a melhor. Dominaram a bateria de ponta a ponta e deixaram para trás um lastro de rivais atravessados na pista. Profissionais, Tuka e Sergio pegaram leve, mas ainda assim sobraram, mesmo fora da disputa e tendo trabalhado de desviar dos jogadores. No fim, o levantador comemorou a vitória.


JOGADORES DE VOLEI DO SESI PARTICIPAM DE CORRIDA DE KART (Foto: Marcos Ribolli)Jogadores tentaram se manter estáveis dentro da
pista da Granja (Foto: Marcos Ribolli)
 
- Eu rodei uma vez. Olhava para trás e não tinha ninguém, então fui de boa. De repente, olhei para o lado e passou um reto. “Quem que é esse, meu Deus?”.  Era o Tuka. Fui tentar acompanhar e rodei. O peso influencia muito. Foi tenso para escapar. Quando comecei a passar, eles rodando, fica mais difícil. Mas foi muito bacana, foi divertido.

Tuka Rocha fez elogios ao vencedor. Com uma estatura parecida com a de um piloto, Sandro, de 1,88m, poderia ter tido sucesso nas pistas, afirma o profissional. Mas, fora o levantador, poucos sobrariam.

- Sandro leva jeito. Tem quase tamanho de piloto! O tamanho atrapalha muito no kart. Nós podemos jogar o corpo, virar quando tem algum problema. Eles, não. Eles estavam completamente fora do padrão. Desse tamanho, não tem jeito. Eles não levam o menor jeito (risos). Era engraçado porque não dava para saber quando eles iam rodar.

Dos gigantes, Sidão foi o melhor. Apesar do tamanho, o central do Sesi conseguiu controlar o carro na maioria das curvas, apesar de ter rodado três vezes. Mesmo assim, foi o terceiro da equipe a cruzar a linha de chegada.

- Deu uma diferença grande de peso aí. Tinha que colocar um peso a mais no kart dos pequenininhos e ver o que acontece (risos). Eu rodei umas três vezes. Na primeira curva, passei direto. Mas aos poucos fui pegando a manha. No começo, meus joelhos doíam, o banco é bem justo, mas foi bom. Pensei que fosse ser pior – afirmou.


VOLEI MOSAICO Jogadores SESI-SP  Corrida de Kart (Foto: Editoria de Arte)
Maior da equipe, Renan não era um estreante na pista. Em seus tempos de São Bernardo, costumava ir ao kart com os outros companheiros. Mas, na Granja, o oposto sofreu. Ele garante, porém, que a chuva foi o que mais atrapalhou.

- Nem sei que eu lugar eu fiquei ainda. Quem não rodou, ganhou. Rodei várias vezes, perdi a conta. Na primeira volta, rodei quatro vezes. Ainda larguei em terceiro, mas depois não deu, só vi a galera passando. Caber no carro foi o de menos. Estou todo molhado, pista molhada. Estava muito difícil para me manter na pista – disse Renan, logo depois de sair do carro.


Outro gigante, Lucão sabia que não poderia ir muito longe. Por isso, aproveitou para se divertir. Em nono lugar, o central reclamou da vantagem dos mais baixos.

JOGADORES DE VOLEI DO SESI PARTICIPAM DE CORRIDA DE KART (Foto: Marcos Ribolli)Jogadores deram um show de derrapadas na pista (Foto: Marcos Ribolli)
 
- Como é pouca gente, não dava para passar por ninguém. Só passei quando alguém rodava. Foi muito bacana, quando tivermos chances de correr de novo, vamos querer.  Levamos muita desvantagem! Temos de dar uma salva de palmas para o Sidão. Tem o mesmo peso que eu e conseguiu chegar em terceiro. Tinha que colocar o Lucianinho junto com a mulher dele no carro para ficar com o peso igual ao nosso (brincou).

JOGADORES DE VOLEI DO SESI PARTICIPAM DE CORRIDA DE KART (Foto: Marcos Ribolli)Carros virados na pista foram uma constante
no desafio do Sesi-SP (Foto: Marcos Ribolli)
 
Murilo era um dos mais empolgados no fim da bateria. Estreante, o ponteiro admitiu ter rodado uma série de vezes, mas se animou com a adrenalina da prova e com as brincadeiras.

- Foi bom para caramba! Eu consegui chegar, tirando os dois profissionais, em quarto no time. Para a primeira vez, está excelente. Mas rodei um monte de vezes. Estava difícil. Mas aos pouco fui melhorando. Foi incrível. Por mais que sejam karts lentos em relação aos profissionais, a adrenalina é grande. Demos tchauzinho para os caras, passei o Rogério remando uma hora (risos). Pode ter certeza que a galera vai voltar – afirmou.

No fim, os melhores subiram ao pódio para uma premiação simbólica. Mas mesmo o vencedor teve seu momento de alvo. Ao festejar o primeiro lugar, Sandro foi surpreendido com um banho de água gelada, ao contrário do champagne usual.  Tudo, porém, fazia parte da brincadeira. Até mesmo para Tiago Wesz, o Mão, que ficou com a conta da picanha a ser paga por ter terminado em último lugar.

- Meus quilos a mais proporcionaram isso. Vou colocar a culpa no peso, sou muito forte (risos). Tinham de colocar um lastro nos carros do Sandro e do Lucianinho. Eles levantaram vantagem. Eu fiquei com medo, na verdade. Estava muito liso. Faltou experiência para o piloto. Vou tentar negociar essa picanha aí, ninguém falou nada antes (risos).


JOGADORES DE VOLEI DO SESI PARTICIPAM DE CORRIDA DE KART (Foto: Marcos Ribolli)Na bandeirada de Montanaro, Sandro levou a melhor (Foto: Marcos Ribolli)
 
FONTE:

Nenhum comentário: