sábado, 5 de outubro de 2013

Avaí vence o Paraná por 1 a 0 na Vila Capanema e cola no G-4 da Série B

A derrota mantém o Tricolor no pelotão da frente com 45 pontos. O Leão chega a 44 e embola a briga pelo acesso

A CRÔNICA
 
por GLOBOESPORTE.COM

O Avaí confirmou o bom momento na Série B e venceu o Paraná por 1 a 0 na noite desta sexta-feira, em plena Vila Capanema. O resultado marca o quarto jogo sem derrota do time catarinense, que chega a quinta posição com 44 pontos e embola a briga por uma vaga no G-4. O Paraná segue no grupo, mas cai para a quarta colocação com 45 pontos. Além disso, o time sofre a segunda derrota seguida dentro de casa.

O Paraná chegou a pressionar o Avaí durante praticamente toda a partida. No entanto, faltou objetividade e tranquilidade na hora das finalizações. Fato que foi exemplificado na expulsão de Lucio Flavio. No mesmo lance, em que pediu pênalti, ele tomou dois cartões e deixou a partida. o Avaí teve um início forte, mas cedeu a pressão e passou a jogar no campo de defesa. Após o gol de Anderson Uchoa, o time soube segurar o resultado e saiu com a vitória.

Os dois times voltam a campo na próxima terça-feira. O Paraná viaja até Natal para enfrentar o América-RN. O jogo será às 21h50m (de Brasília), no Estádio Nazarenão. O Avaí recebe o Sport, também às 21h50m, na Ressacada.

Parana e Avai (Foto: Joka Madruga / Agência estado) Avai surpreendeu o Paraná na Vila Capanema (Foto: Joka Madruga / Agência estado)
 
Avaí assusta, mas Paraná equilibra e leva perigo
Ao contrário do que o técnico Dado Cavalcanti esperava, o Avaí começou o jogo apostando nas jogadas de ataque, ao invés da marcação atrás da linha da bola. O posicionamento do meio campo paranista, com dois homens de velocidade pelos lados do campo, deixou espaços para a armação da equipe catarinense. Em menos de cinco minutos, os visitantes já haviam finalizado três vezes. A partir dos 15 minutos, o Paraná equilibrou as ações de jogo e passou a ter mais posse de bola.
Ainda assim, os donos da casa não conseguiam chegar com chances claras na área do Avaí. Na melhor oportunidade, Felipe Amorim invadiu a área, livre de marcação, e chutou por cima do gol.

A partir da metade do primeiro tempo, o Paraná conseguiu encaixar a marcação no campo de defesa e neutralizar as investidas do Avaí. Firme atrás e com uma saída rápida dos meias, os espaços e as chances começaram a aparecer para o Tricolor. Em jogada de velocidade, Ricardo Conceição ficou de frente para o gol, mas preferiu o toque e deu de graça para a zaga do Leão. O Avaí ainda era perigoso e assustou com chute forte de Betinho. No final da primeira etapa a pressão do Paraná funcionou. Reinaldo recebeu em posição duvidosa e mandou para as redes, mas o árbitro marcou impedimento do atacante e não validou o gol.

Avaí marca e chega a terceira vitória em quatro jogos
Sem alterações na volta do intervalo, os times mantiveram o mesmo padrão de jogo do final da primeira etapa. O Paraná pressionava o Avaí, mas tinha dificuldades em criar jogadas trabalhadas pelo centro. O primeiro lance de perigo veio aos nove minutos. Paulo Sérgio bateu rasteiro e Diego defendeu. Para tentar resolver o problema na criação e no ataque, Dado Cavalcanti tirou Ronaldo Mendes e Reinaldo para as entradas de Lucio Flavio e JJ. Morales. Antes que as alterações pudessem surtir algum efeito, o Avaí abriu o placar em uma jogada de bola parada aos 19 minutos. Marquinhos mandou a bola na cabeça de Anderson Uchoa, que cabeceou sem chances para Luis Carlos.

O gol fez com que o Paraná se atirasse ao ataque em busca do gol de empate. Paulo Sérgio tentou a resposta em chute de fora, mas a bola desviou na marcação e saiu. Com o tempo passando, os donos da casa começaram a mostrar nervosismo e errar muitas jogadas no ataque. Em uma delas, o Avaí roubou a bola e chegou a ficar com dois jogadores contra um do Paraná, mas o passe para Marquinhos saiu errado e o Tricolor conseguiu a recuperação. A vantagem manteve o Leão cauteloso com jogadas de contra-ataque. Já no fim da partida, Moacir teve a oportunidade do jogo, mas Diego salvou. O Paraná ainda perdeu Lucio Flavio expulso e ficou sem reação para o empate.
 
 
 
FONTE:

Nenhum comentário: