sábado, 5 de outubro de 2013

Balanço aponta mobilidade como maior problema para Copa do Mundo

'Missão 2014' mostra preparação para o torneio, além de analisar junto a autoridades as questões que precisam ser sanadas até a bola rolar

Por Rio de Janeiro
 




Enquanto o Brasil se prepara para receber a Copa do Mundo com obras de infraestrutura e com ritmo intenso nas construções e reformas dos estádios, autoridades fazem um balanço no programa "Missão 2014" do que aconteceu na Copa das Confederações e o que pode ser melhorado para o ano que vem. A mobilidade urbana foi uma questão muito comentada como deficiência em diferentes estados. Para Ricardo Leitão, secretário extraordinário da Copa em Pernambuco, o problema se deve a distância dos campos de treinamentos para a rede hoteleira (assista o vídeo acima).

- Todas as cidades apresentaram um tipo de problema na Copa das Confederações, que é um evento-teste para avaliar as condições de melhoria para a Copa do Mundo de 2014. Nós tivemos problemas, efetivamente, em relação a mobilidade. É um problema típico de grandes cidades. Principalmente em função da distância dos campos oficiais de treinamento para a rede hoteleira - avaliou Leitão.

A seleção uruguaia foi uma que sofreu no Recife durante a Copa das Confederações. O acesso ao campo de treinamento, que já não era bom em condições normais, ficou ainda pior com as chuvas, que obrigaram a delegação a cancelar o seu treino no dia 13 de junho, antes de enfrentar a Espanha.


Luis Suárez Uruguai (Foto: EFE) 
Uruguai de Luis Suárez enfrentou problemas no Recife durante Copa das Confederações (Foto: EFE)
- A seleção do Uruguai sabia onde ia treinar, sabia que esse campo estava a 20km do polo hoteleiro onde a seleção estava hospedada. Enfrentou, de fato, engarrafamento que coincidiu com um grande temporal na cidade. Quando chegou no acesso ao campo, a área estava alagada. Foi um erro. Isso não acontecerá na Copa do Mundo - explicou o secretário pernambucano.

Outros problemas abordados foram com relação a alimentação, venda de ingressos e informações ao turistas estrangeiros. Na Fonte Nova, parte da arquibancada móvel cedeu e deslocou alguns assentos. No Maracanã, a torcida que compareceu fez muita festa, mas os jornalista tiveram problemas com a internet.
      

estádio maracanã botafogo e Atlético-mg copa do Brasil (Foto: André Casado) 
Jornalistas tiveram problema com acesso a internet no Maracanã (Foto: André Casado)
- A Fifa já tomou providências quanto a isso. A questão dos ingressos, a Fifa vai entregar em casa. Também teremos voluntários que falem línguas estrangeiras com mais facilidade, como inglês, espanhol ou francês. Basicamente essas três são essenciais, para que a gente possa ter um atendimento ainda melhor. Se chegar um jornalista, ser bem atendido. Não só o jornalista, mas um torcedor ou quem pedir informação, alguém poder informar onde ele vai, onde ele não vai - afirmou Ricardo Trade, diretor-executivo do Comitê Organizador da Copa.

Outro problema que também chamou atenção das autoridades ocorreu após a Copa das Confederações. O estádio Mané Garrincha foi palco de dois casos de briga. O primeiro na partida entre Flamengo e São Paulo, o segundo no jogo entre Vasco e Corinthians, ambos pelo Campeonato Brasileiro. Procurando sanar todos esses problemas, Trade revela o quais notícias quer ver após a Copa do Mundo.

- O ideal nosso é falar 'fui a um espetáculo legal, levei minha família, fui bem atendido, bem recebido na entrada, me colocaram no lugar marcado, comi bem, entrei no banheiro limpo, vi um belo espetáculo, telões, cobertura, iluminações, sistema de som que você ouve tudo que está sendo dito'. É tudo que a gente quer para um espetáculo de entretenimento. Voltar para casa sorrindo - disse.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/programas/missao-2014/noticia/2013/10/balanco-aponta-mobilidade-como-maior-problema-para-copa-do-mundo.html

Nenhum comentário: