sábado, 5 de outubro de 2013

Apoiado em estrelas, Campinas bate São Bernardo na estreia da Superliga

Tandara, Natália e Carol Gattaz comandam tranquilo triunfo por 3 sets a 0 nesta noite de quinta, no ABC Paulista, na abertura da competição nacional

Por São Bernardo do Campo, SP





Claro que ainda é cedo, mas o investimento feito pelo Campinas começa a surtir efeito logo no início de temporada. Decisivas em seus outros clubes, Carol Gattaz, Natália e Tandara mostraram nesta quinta-feira que podem fazer muito ao lado de José Roberto Guimarães. Com destaque para as atuações das recém-chegadas, a equipe do interior paulista fez 3 a 0 sem muitas dificuldades no São Bernardo, no Grande ABC, e iniciou com o pé direito a campanha na Superliga feminina de vôlei.

O triunfo mostra a força da equipe de Zé Roberto, naturalmente candidata ao título, assim como Rio de Janeiro e Osasco (campeão e vice da edição do ano anterior). Com as novas contratadas, o treinador tricampeão olímpico ganha opções para montar um Campinas forte em todos os setores da quadra. Assim, os resultados aparecem. Foi a terceira vitória consecutiva da equipe, que lidera o Campeonato Paulista, torneio disputado paralelamente.

Se a equipe campineira tem motivos de sobra para comemorar, o São Bernardo está justamente no caminho oposto. O clube, que está na lanterna do Paulista com duas derrotas, perdeu novamente e já começa a ver as dificuldades que terá durante a longa temporada. O próximo compromisso é no sábado, pelo Paulista, contra Osasco, justamente o clube mais vencedor do vôlei feminino nos últimos anos.

Campinas também deixa a Superliga de lado por alguns dias e foca no Paulista. No sábado, a equipe de Zé Roberto volta a jogar em casa, contra o Barueri. Dois dias depois, recebe o São Caetano, novamente na Arena Concórdia. Pela Superliga, o Campinas só entra em quadra na sexta-feira, também contra o São Caetano.

São Bernardo x Campinas vôlei feminino Superliga 2014 (Foto: July Stanzioni / SM PRESS)Campinas mostra entrosamento, enquanto rival
não se acerta (Foto: July Stanzioni / SM PRESS)

O jogo
A experiência de Campinas fez a diferença durante toda a partida, especialmente no começo. Carol Gattaz, Tandara e Natália comandaram o ataque do time do interior e, juntas, fizeram 12 dos 21 pontos no primeiro set. Apoiado ainda nos erros do adversário, que entregou sete pontos de graça, a equipe de Zé Roberto fechou o set em 21 a 12, sem sentir a pressão por jogar na casa do adversário.

Se a primeira parcial foi tranquila, a segunda conseguiu ser mais. Zé Roberto manteve a equipe, que diversificou as jogadas. O Campinas diminuiu a participação de Natália, mas contou com Walewska e Ju Nogueira mais presentes na rede - Tandara, por sua vez, seguiu em alta, com seis pontos. São Bernardo, entregue em quadra, não conseguiu pontos de bloqueio ou saque. Atuando de forma previsível, foi presa fácil: levou 21 a 9.

A disparidade entre os clubes nos dois primeiros sets não se repetiu no seguinte. Mais vivo do que antes, São Bernardo começou a complicar. Se não evoluiu nos bloqueios ou saques, ao menos foi mais incisivo nos ataques, com Jessica, Mari Helen e Dani Vieira. Logo, abriu vantagem.

Campinas teve imensas dificuldades e por pouco não perdeu a primeira parcial na Superliga. No fim, o fator experiência mais uma vez entrou em quadra. Principais contratações do time de Zé Roberto, Tandara e Natália comandaram o ataque e fizeram a diferença com seis e cinco pontos, respectivamente. Após empate por 22 a 22, a equipe do interior fez dois pontos seguidos e fechou a partida, depois de 1h10min.

São Bernardo x Campinas vôlei feminino Superliga 2014 (Foto: July Stanzioni / SM PRESS)Walewska e Claudinha forçam erro do ataque de São Bernardo: passeio (Foto: July Stanzioni / SM PRESS)
FONTE:

Nenhum comentário: