terça-feira, 27 de agosto de 2013

'SOS Cris': neta de japoneses ajuda Brasil a driblar língua no Grand Prix

Interprete já trabalhou com Fernanda Garay quando a ponteiro atuava no Japão. Brasil estreia na fase final na próxima quarta-feira, diante dos EUA

Por GLOBOESPORTE.COM Sapporo, Japão

Fernanda Garay e Cristina Hanoi na Copa do Mundo em 2011 (Foto: Divulgação) 
Fernanda Garay e Cristina Hanoi na Copa do Mundo em 2011 (Foto: Divulgação)
 
Na próxima quarta-feira, o Brasil estreia na fase final do Grand Prix de vôlei, em Sapporo, no Japão, diante das americanas. Se o primeiro desafio é complicado, o idioma japonês não tem sido problema para as comandadas do técnico José Roberto Guimarães. As brasileiras contam com a ajuda de uma antiga conhecida: Cristina Hanoi, que tem 36 anos e há 12 trabalha como intérprete profissional. Neta de japoneses, Cristina trabalhou ao lado de Fernanda Garay em 2010, quando a ponteiro atuava pelo NEC em solo nipônico.


- Uma história legal com a Cristina foi no dia da minha chegada em Tóquio. Quando abri  a porta do meu apartamento, ela tinha colocado etiqueta em todos os cômodos e eletrodomésticos mostrando como tudo funcionava. Ela ainda me deu um caderninho com todos os principais pontos da cidade, o que foi muito útil. Eu chamava o número dela de "SOS Cris" - contou Garay.

Cristina Hanoi é nascida no Rio de Janeiro e grande parte de sua família mora em Jundiaí, interior de São Paulo. A intérprete já trabalhou com outros brasileiros no Japão, caso do campeão olímpico Anderson e da medalhista de bronze em Sydney, Raquel.
- A profissão de interprete é muito diferente. A cada dia vivemos experiências novas. Não é como ficar o dia todo dentro de um escritório. É cansativo e dependemos muito da programação dos outros. Por outro lado, viajamos bastante, e o esporte é maravilhoso - disse Cristina.

Já é comum a intérprete trabalhar para a federação japonesa durante grandes competições como a Copa do Mundo e o Grand Prix de vôlei. Além das brasileiras, Cristina já ajudou a seleção dos Estados Unidos e da Holanda.


Tabela fase final Grand Prix (Foto: Globoesporte.com)Tabela da fase final do Grand Prix 2013 (Foto: Globoesporte.com)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/08/sos-cris-neta-de-japoneses-ajuda-brasil-driblar-lingua-no-grand-prix.html

Nenhum comentário: