terça-feira, 27 de agosto de 2013

Radar da Copa: Hernanes, Paulinho e Neymar brilham antes de amistosos

Meia do Lazio faz belo gol, volante se destaca no Tottenham e atacante é caçado por rivais do Barça. Luiz Gustavo é expulso no 2º jogo pelo Wolfsburg

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

info Radar da copa em alta (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
O técnico Luiz Felipe Scolari convocou 22 jogadores, na última quarta-feira, para defender a Seleção nos amistosos com Austrália (7 de setembro) e Portugal (10 de setembro). Da lista, três se destacaram no final de semana de rodada no futebol europeu: o meia Hernanes, autor de belo gol na vitória do Lazio, o volante Paulinho, um dos principais nomes do Tottenham contra o Swansea (triunfo de 1 a 0), e o atacante Neymar, que saiu do banco no segundo tempo e virou a referência do Barcelona em campo (1 a 0 sobre o Málaga, gol do lateral Adriano).

Toda semana, o GLOBOESPORTE.COM analisa o desempenho dos atletas normalmente chamados para a Seleção e potenciais destaques que podem ser lembrados por Felipão até a Copa do Mundo de 2014. No domingo passado, Neymar atuou apenas 29 minutos pelo Barça no Estádio El Madrigal. Reserva mais uma vez no time de Tata Martino (mesmo com Messi machucado), o camisa 11 entrou na etapa final, teve duas boas oportunidades de marcar e sofreu com faltas dos adversários (o ex-santista chegou a levar uma cabeçada). A vitória do Barça teve o brilho de outro brasileiro: lateral-esquerdo de origem, Adriano (não convocado por Felipão) jogou na direita, deixou Daniel Alves no banco e fez o gol da vitória com um chute de canhota de fora da área. Porém, deixou o gramado com dores musculares na coxa direita e foi substituído por Daniel.
No fechamento da rodada nesta segunda, o Real Madrid bateu o Granada por 1 a 0 com o lateral-esquerdo Marcelo como titular, mas sem brilho. Kaká, que foi vaiado no amistoso com o Al Sadd na última quinta, nem entrou em campo desta vez.

Na Inglaterra, Paulinho tem demonstrado rápida adaptação e firma-se como referência no Tottenham. Na última quinta, o ex-corintiano marcou o seu primeiro gol pelos Spurs na vitória por 5 a 0 sobre Dínamo Tblisi, da Geórgia, pela Liga Europa. No domingo, o volante criou diversas chances e foi um dos principais nomes no triunfo de 1 a 0 sobre o Swansea, pelo Campeonato Inglês. Por outro lado, o goleiro Julio César ficou mais uma rodada sem atuar no Queens Park Rangers, pela Segunda Divisão. O Benfica apareceu como interessado no atleta, mas a imprensa portuguesa depois afirmou que o clube desistiu da negociação.

Fora da lista de Felipão, o volante Lucas Leiva, do Liverpool, chamou a atenção na vitória do Liverpool por 1 a 0 sobre o Aston Villa, pela segunda rodada da Premier League. Os quatro são os principais nomes da semana no Radar Copa. Além das boas atuações em campo, a movimentação do mercado também pode abrir o leque do técnico da Seleção. Contratado pelo Chelsea na última sexta-feira, o meia-atacante Willian, ex-Anzhi e Shakhtar Donetsk, foi anunciado de forma oficial no domingo e a partir de agora atuará ao lado dos convocados David Luiz, Ramires e Oscar. Nesta segunda, David Luiz ficou fora do empate de 0 a 0 entre Chelsea e Manchester United, recuperando-se de lesão. Ramires e Oscar estiveram em campo, mas sem brilho.

A primeira rodada do Campeonato Italiano marcou a estreia do lateral-direito Maicon, uma das novidades da lista de Felipão, com a camisa do Roma (triunfo de 2 a 0 sobre o Livorno). No Estádio Olímpico, o destaque da vitória do Lazio por 2 a 1 sobre o Udinese foi o meia Hernanes, autor de um belo gol de canhota que abriu o placar.

info Radar da copa em baixa (Foto: Editoria de arte / Globoesporte.com)
Com Thiago Silva titular e demonstrando segurança na zaga, o Paris Saint-Germain bateu o Nantes por 2 a 1, pelo Campeonato Francês. Lucas só entrou em campo aos 18 do segundo tempo, no lugar de Pastore, e quase balançou a rede, mas a defesa cortou a bola em cima da linha.
Na Ucrânia, o volante Fernando participou da derrota do Shakhtar por 3 a 1 para o Dnipro. O clube de Donetsk não contou com o atacante Bernard, que embarcou definitivamente para a Europa na última sexta. Na Rússia, Hulk, ainda em recuperação de uma lesão na coxa, não atuou no empate do Zenit em 1 a 1 com o Dínamo Moscou. Na Alemanha, Dante foi titular do Bayern de Munique no 2 a 0 sobre o Nuremberg, enquanto o volante Luiz Gustavo foi expulso na derrota do Wolfsburg por 2 a 0 para o Mainz por receber dois cartões amarelos, em seu segundo jogo pela equipe.

No futebol brasileiro, o zagueiro Henrique foi mal na derrota do Palmeiras por 1 a 0 para o Boa Esporte, pela Série B. Na primeira divisão, o goleiro Jefferson não teve culpa nos gols do Atlético-PR sobre o Botafogo (2 a 0), mas recebeu o terceiro cartão amarelo, por reclamação, e está suspenso do confronto com o São Paulo. O atacante Jô não balançou a rede, mas acertou um cruzamento perfeito para Dátolo marcar nos minutos finais e garantir a vitória do Atlético-MG por 2 a 1 sobre a Portuguesa. Fred, suspenso, ficou fora da derrota do Fluminense por 2 a 1 para o São Paulo.

Confira a lista de convocados para os amistosos com Austrália e Portugal:

Goleiros
Julio César (Queens Park Rangers)
Jefferson (Botafogo)

Laterais
Daniel Alves (Barcelona)
Maicon (Roma)
Marcelo (Real Madrid)
Maxwell (Paris Saint-Germain)

Zagueiros
Thiago Silva (Paris Saint-Germain)
David Luiz (Chelsea)
Dante (Bayern de Munique)
Henrique (Palmeiras)

Volantes/Meias
Luiz Gustavo (Wolfsburg)
Fernando (Shakhtar Donetsk)
Paulinho (Tottenham)
Ramires (Chelsea)
Hernanes (Lazio)
Oscar (Chelsea)

Atacantes
Neymar (Barcelona)
Fred (Fluminense)
Bernard (Shakhtar Donetsk)
Lucas (Paris Saint-Germain)
Hulk (Zenit) Jô (Atlético-MG)


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/2013/08/radar-da-copa-hernanes-paulinho-e-neymar-brilham-antes-de-amistosos.html

Nenhum comentário: