terça-feira, 27 de agosto de 2013

Djokovic atropela na estreia, e zebra de 17 anos derruba ex-campeã em NY

Em dia com vitórias de Roger Federer e Rogerinho, em partidas adiadas, Marcelo Melo também inicia caminho com triunfo no US Open nesta terça

Por SporTV.com Nova York

Era possível temer pela chuva, que atrapalhou o primeiro dia de jogos no complexo de Flushing Meadows. Mas, quando entrou em quadra, Novak Djokovic tinha o céu limpo em Nova York. E o caminho do sérvio rumo à segunda rodada do US Open foi tranquilo, como era de se esperar. Diante do jovem lituano Ricardas Berankis, de 23 anos, o número 1 do mundo soube se impor desde o início. Venceu com tranqüilidade, em 3 sets a 0, parciais 6/1, 6/2 e 6/2, em 1h22m. Agora, Nole encara o alemão Benjamin Becker, que passou pelo tcheco Lukas Rosol em 3 sets a 1 (6/3, 3/6, 6/3 e 6/4).
 
A surpresa do dia ficou para as mulheres. E se apresentou com uma vibração adolescente, um vestido roxo e gritos e mais gritos de alegria. Aos 17 anos, Victoria Duval conseguiu um feito e tanto. Diante da torcida que lotou o estádio Louis Armstrong, derrubou Samantha Stosur, campeã do Grand Slam em 2011 e 11ª do ranking da WTA. A jovem americana deixou o público em delírio ao vencer a rival em 2 sets a 1, parciais 7/7, 6/4 e 6/4. Na segunda rodada, enfrenta a eslovaca Daniela Hantutchova, que derrubou a americana Maria Sanchez em 7/5 e 6/2.

Novak Djokovic tênis US Open (Foto: EFE) 
Novak Djokovic não teve problemas para vencer na estreia (Foto: EFE)
 
O dia também serviu para dar fim aos jogos inacabados de segunda. Roger Federer não teve muitos problemas para passar pelo esloveno Grega Zemlja em 3 sets a 0. O brasileiro Rogério Dutra da Silva, por sua vez, teve muito mais trabalho para confirmar sua reação, derrotar o canadense Vasek Pospisil e avançar à segunda rodada. O próximo rival, porém, é o temido espanhol Rafael Nadal, número 2 do mundo. O SporTV 2 vai transmitir as partidas do dia a partir das 14h, e o SporTV.com acompanha tudo em Tempo Real.

- Foi uma batalha. Estou feliz por mais uma vitória, terceiro ano seguido na segunda rodada. É um dos grandes jogos da minha vida. Vai ser uma experiência incrível. Vou tentar desfrutar esse momento. Vai ser especial. Estou animado, feliz. Com certeza, a responsabilidade de vitória é toda dele. Vou tentar fazer o meu melhor. Venho trabalhando, trabalhando e vou tentar coroar com isso.

Outros dois brasileiros também saíram de quadra com vitória em Nova York. Em sua estreia nas duplas, ao lado do croata Ivan Dodig, Marcelo Melo superou o americano Nicholas Monroe e o alemão Simon Stadler por 7/6 (2) e 6/4. André Sá, por sua vez, passou à segunda fase ao lado do espanhol Feliciano Lopez. Os dois venceram o ucraniano Alexadr Dolgopolov e o belga Xavier Malisse por 6/1 e 6/3.

- Passamos pela primeira rodada, ganhamos por 7/6 6/4. Bom jogo, aproveitamos as chances. Próxima rodada deve ser na sexta - disse Marcelo Melo.

O dia em Nova York


Djokovic levou sua partida de estreia como quis. Nos dois primeiros sets, não deu chances a Berankis e fechou com tranquilidade. Para se manter vivo no jogo, o lituano forçou o jogo na terceira parcial, e o serviu se permitiu cometer erros bobos. Nada que fosse suficiente para que o rival iniciasse uma improvável reação. Em uma bola para fora de Berankis, o líder do ranking garantiu a vaga na segunda rodada.

- Eu não poderia prever. Eu trabalhei muito nos últimos dias para esse Grand Slam. Eu tenho tido bons resultados nos últimos anos. Berankis é um jogador muito talentoso, mas tentei controlar a partida – disse o sérvio após a partida.

Na Louis Armstrong, segunda maior quadra do US Open, as coisas foram mais animadas. O público lotou as arquibancadas para ver uma jovem promessa do país da casa, vinda do qualifying, diante de uma veterana, que já brilhou em solo local. Victoria Duval, porém, não se contentou em fazer cena. Ousada desde o início, ganhou ainda mais a simpatia da torcida ao festejar muito seus pontos e não esconder a irritação nas falhas. No fim, ainda desperdiçou três match points antes de se classificar para a segunda rodada.

Victoria Duval tênis US Open (Foto: Reuters) 
Victoria Duval foi a maior surpresa do dia em Nova York (Foto: Reuters)
 
Mais cedo, a dinamarquesa Caroline Wozniacki, cabeça de chave número 6 do US Open, teve mais tranquilidade para vencer a chinesa Ying-Ying Duan, em 6/2 e 7/5. Cabeça de chave número 4, a italiana Sara Errani atropelou a australiana Olivia Rogowska: 6/0 e 6/0. A musa sérvia Ana Ivanovic também não teve muito trabalho: derrotou Anna Tatishvili, da Geórgia, em 6/2 e 6/0. A tcheca Petra Kvitova, sétima cabeça de chave, passou pela japonesa Misaki Doi por 6/2, 3/6 e 6/1.

Entre os homens, Milos Raonic abusou dos saques para derrotar o italiano Thomas Fabbiano. No total, foram 28 aces na vitória por 6/3, 7/6 (6) e 6/3. Namorado de Maria Sharapova, o búlgaro Grigor Dimitrov caiu diante do português João Sousa por 36/6, 6/3, 6/4, 5/7 e 6/2.
Cabeça de chave número 5, o tcheco Tomas Berdych derrotou o italiano Paolo Lorenzi com tranquilidade, em 3 sets a 0, parciais 6/4, 6/1 e 6/1. O alemão Tommy Haas, por sua vez, venceu o francês Paul-Henri Mathieu em 6/4, 6/4 e 6/1.

Mosaico segundo dia Us open (Foto: Editoria de Arte)
 
FONTE:http://sportv.globo.com/site/eventos/US-Open/noticia/2013/08/djokovic-atropela-na-estreia-e-zebra-de-17-anos-derruba-ex-campea-em-ny.html

Nenhum comentário: