sexta-feira, 19 de abril de 2013

Tio' Thiago Pereira vai a projeto social no Rio e se diverte com crianças


Nadador medalhista olímpico conhece Espaço Criança Esperança no Morro do Cantagalo e diz: 'A gente perde muitos talentos dentro das comunidades'

Por Lydia Gismondi Rio de Janeiro

Tímidas, mas com olhos arregalados, cerca de 50 crianças do Espaço Criança Esperança da Comunidade do Cantagalo, no Rio de Janeiro, receberam a visita ilustre do "Tio" Thiago Pereira, nesta semana. Não demorou muito, porém, para o medalhista olímpico virar "alvo" da garotada. Primeiro, teve de enfrentar um interrogatório e, depois, "sofreu" com as brincadeiras dos possíveis futuros nadadores dentro da piscina. O encontro do nadador foi registrado pelo programa "Corujão" e vai ao ar na madrugada deste sábado.

- Assim que recebi o convite, aceitei. É uma ótima oportunidade de passar um pouco da minha experiência. Com esse encontro, é possível que um ou outro desperte para o esporte. Com certeza, a gente perde muitos talentos dentro das comunidades - disse Thiago.

Thiago Pereira natação crianças Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)Thiago Pereira dá dicas de largada para menina no Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)

Antes de disputar o Troféu Maria Lenk, de 22 a 27 de abril, no Rio de Janeiro, Thiago Pereira aceitou o convite para visitar o projeto social do Cantagalo. Primeiro, o atleta do Sesi conheceu as dependências do programa apoiado pelo Espaço Criança Esperança e quis saber alguns detalhes da iniciativa, que atende hoje mais de 8 mil crianças de 4 a 18 anos.

- O esporte tem de estar sempre junto da educação. Os EUA são um bom exemplo disso. É muito bom trazer isso para o Brasil também. Aqui eles podem ter um pouco de cada (esporte e educação). E, só de ter uma piscina para eles, já é um grande ponto. A natação é um esporte que precisa de uma certa estrutura. Não é como o futebol, que basta uma bola e chinelos para fazer o gol. Então, para essas crianças conhecerem o esporte, precisam de institutos como esse - afirmou o atleta do Sesi.

Mosaico Thiago Pereira natação crianças Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)

Depois do tour pelo projeto, o nadador conversou com as crianças sobre a natação, ao lado do  técnico da categoria petis do Botafogo, Francisco Martins. Simpático, Thiago falou sobre a importância de sonhar e se dedicar para realizar o que deseja e, depois, sugeriu que a garotada fizesse perguntas. As primeiras foram tímidas, mas logo o atleta teve de encarar um extenso questionário sobre sua idade, se tem filho, onde mora, qual time torce...

O encontro acabou com o momento mais aguardado pelas crianças: a hora de nadar ao lado do medalhista de prata nos 400m medley das Olimpíadas de Londres. O que era para ser uma aula do "Tio" Thiago Pereira, como foi carinhosamente chamado, para os possíveis futuros nadadores brasileiros acabou virando uma grande farra dentro da piscina. À vontade, o atleta caiu na brincadeira e se divertiu com os meninos da comunidade, que quase conseguiram afogá-lo no meio da euforia.

- Eu gostava dele, mas agora gosto muito mais. Ele me deu algumas dicas, disse para eu esticar mais o braço e pegar mais fundo. Foi muito legal. Nunca imaginei nadar com um medalhista olímpico. Foi uma sensação muito boa - disse João Vitor Lopes, de 11 anos, que sonha ser um nadador.

Thiago Pereira natação crianças Espaço Criança Esperança (Foto: Lydia Gismondi)Thiago Pereira 'sofre' com brincadeiras das crianças e quase leva um caldo (Foto: Lydia Gismondi)

FONTE:

Nenhum comentário: