sexta-feira, 19 de abril de 2013

Luxa exalta espírito copeiro do time e festeja oitavas: 'Vamos para o pau'


Mesmo cedendo empate ao Huachipato no final do jogo, Grêmio mantém sonho do tri da Libertadores e enfrentará Santa Fé na próxima fase

Por Lucas Rizzatti Direto de Talcahuano, Chile

Luxemburgo jogo Huachipato Grêmio (Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)Vanderlei Luxemburgo contra o Huachipato
(Foto: Lucas Uebel / Site Oficial do Grêmio)

A classificação para as oitavas de final da Libertadores veio no maior estilo Grêmio de ser, com sofrimento até o último minuto. Após abrir o placar com um golaço de Zé Roberto, cedeu o empate ao Huachipato, gol de Aceval, sofreu pressão no segundo tempo e ainda viu Werley se lesionar depois das três substituições, ficando com praticamente dez em campo. Mesmo com todos os pesares, conseguiu segurar o resultado, que servia para a equipe seguir na competição. Este espírito copeiro foi exaltado por Vanderlei Luxemburgo após a partida, que viu nos 90 minutos desta quinta-feira, em Talcahuano, no Chile, a representação de um modo de atuar já característico das grandes conquistas tricolores.

- Foi um jogo duro, difícil. Agora nos classificamos, é mata-mata. Conseguimos de uma maneira como Grêmio. Em algum tempo aqui, já percebi como o Grêmio consegue as coisas. Tem a história de ser copeiro. Vamos para o pau agora - afirmou.

Na próxima fase da competição sul-americana, o Tricolor gaúcho enfrenta o Independiente Santa Fé, da Colômbia. O primeiro jogo será em Porto Alegre, na Arena, e a desfecho da vaga para as quartas será em Bogotá. Para essa nova decisão, Luxemburgo terá diversos desfalques. Além de Werley e Adriano, que saíram de campo lesionados, há a suspensão de Zé Roberto, que recebeu o terceiro cartão amarelo, e ainda a recuperação de Elano, que não deve estar 100% até o confronto. Assim, o comandante já começa a pensar em possibilidades para formar a equipe.

- Temos muitas baixas. O Adriano, possivelmente, precisará de uma cirurgia, teve uma ruptura do ligamento colateral. O Werley também está com problemas. Já o Cris pode voltar. Temos que ver as baixas e as possibilidades. Posso colocar o André (Santos) por dentro e o Alex (Telles) e o Fábio (Aurélio) por fora. Posso inscrever o Matheus Biteco também, que pode jogar no lugar do Adriano. Tenho que abrir possibilidades para a molecada do Grêmio - analisou.

Antes de voltar a atuar pela Libertadores, o Grêmio enfrenta o São Luiz, de Ijuí, pelo Campeonato Gaúcho. Mais uma vez, é um confronto decisivo. Vale vaga nas semifinais do segundo turno do torneio estadual. Os jogadores entram em campo na segunda-feira, às 21h, na Arena.

Nenhum comentário: