sábado, 30 de março de 2013

Serena x Sharapova: uma decisão repleta de tabus no WTA de Miami


Americana não vence torneio desde 2008, e russa busca título inédito contra quem não supera desde 2004. Tenistas também miram marcas importantes

Por GLOBOESPORTE.COM Miami

Serena Williams e Maria Sharapova fazem neste sábado, às 12h30m (no horário de Brasília), a final do WTA de Miami, numa partida que envolve uma série de tabus. A russa é quem mais sofre com escritas em Key Biscayne, indo para a quinta decisão em busca do título inédito do torneio. Mas superar a número 1 do mundo, que não vence a competição desde 2008, é o grande desafio da vice-líder do ranking, já que está há quase nove anos sem derrotar a americana.

montagem Serena Williams e Maria Sharapova tênis (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Serena tenta levantar troféu após título de 2008, e Sharapova busca conquista inédita (Foto: Editoria de Arte)

Sharapova chegou à final do WTA de Miami de forma mais consistente que Serena. Embalada com a ascensão ao posto de více-líder do ranking mundial, a russa ainda não perdeu um set sequer. O jogo mais disputado foi a vitória nas quartas contra a italiana Sara Errani, o qual ela venceu por duplo 7/5.

- Eu adoro jogar contra ela. Eu adoro vê-la do outro lado da quadra, porque ela só faz grandes partidas. Eu gosto do desafio de enfrentar alguém que fez história no circuito e que está indo tão bem. Ela está jogando muito. Eu realmente espero um duelo duro - disse Serena.

A campanha motiva a russa a conquistar o primeiro título em Key Biscayne. Ela fora derrotada nas quatro vezes em que chegara à final: 2005 (para Kim Clijsters), 2006 (Svetlana Kuznetsova), 2011 (Victoria Azarenka) e 2012 (Agnieszka Radwanska).

Sharapova no WTA de Miami (Foto: Getty Images)Sharapova ainda não perdeu um set sequer no WTA de Miami deste ano (Foto: Getty Images)

- (O título) significaria muito para mim. Eu amo esta cidade. Foi aonde vim quando era pequena - lembrou Sharapova, que viajava para Miami para assistir ao torneio nos tempos de criança.

Apesar de alguns momentos de instabilidade em Miami, Serena tem um retrospecto bastante favorável contra Sharapova. A americana ganhou 11 das 13 partidas contra a futura adversária. A última vitória da russa foi em outubro de 2004, no WTA Championship. Para piorar as coisas para a número 2 do mundo, a última vez que uma partida entre as duas foi para o terceiro set foi no WTA de Charleston de 2008. Desde então, só vítorias da líder do ranking por 2 a 0, e apenas uma teve tie-break (Wimbledon, 2010).

- Os confrontos têm sido bem rápidos. Ela é uma tremenda atleta e tem tanto poder. É uma jogadora confiante também. Então se você tem algumas partidas em que não consegue entrar no jogo e não atuar da maneira que deveria, ela se aproveita muito bem disso - apontou Sharapova.
Busca por marcas

Moradora de Palm Beach Gardens, cidade também localizada no estado da Flórida, Serena pode se tornar a recordista isolada de títulos do WTA de Miami. Com cinco troféus do torneio (2002, 2003, 2004, 2007, 2008), ela já detém a maior marca neste quesito, mas junto com a alemã Steffi Graf (1987, 1988, 1994, 1995, 1996).

- Muitos amigos meus estão aqui. Minha família está aqui. Então tenho que jogar bem. Não posso desapontá-los - brincou a número 1 do mundo.

Se Sharapova for campeã, ela será a terceira tenista a faturar os WTAs de Indian Wells e Miami no mesmo ano. Apenas Graf, em 1994 e em 1996, e Clijsters, em 2005, conseguiram tal feito. Ela esteve perto disso em 2006, quando foi campeã na Califórnia em cima de Elena Dementieva, mas acabou perdendo depois a decisão na Flórida para Kuznetsova.

Serena Williams tênis contra Na Li  (Foto: Reuters)Serena tem chance de ser hexacampeã em Miami e estabelecer recorde de títulos do torneio (Foto: Reuters)


F0NTE:

Nenhum comentário: