sábado, 30 de março de 2013

Serena bate Sharapova e fatura o hexa em Miami com virada e 'pneu'


Líder do ranking mundial, americana vence por 2 a 1, de virada, com 'pneu' no último set, superando marca de Steffi Graf, que venceu cinco vezes o torneio

Por GLOBOESPORTE.COM Miami, EUA

tênis serena williams wta de Key Biscayne (Foto: Agência Getty Images)De virada, Serena Williams vence Maria Sharapovapor 2 sets 1 em Miami (Foto: Agência Getty Images)

Para se igualar a lendas do tênis, Maria Sharapova tinha uma difícil missão: vencer a carrasca Serena Williams, líder do ranking mundial. A russa avançou à final no WTA de Miami em grande estilo, sem perder nenhum set. Apesar da campanha impecável, ela caiu diante da algoz, que aplicou um "pneu" e venceu, de virada, por 2 sets a 1 (4/6, 6/3 e 6/0), conquistando o hexacampeonato. Moradora de Palm Beach, cidade também localizada no estado da Flórida, Serena se tornou a recordista isolada de títulos do WTA de Miami. Com seis troféus do torneio (2002, 2003, 2004, 2007, 2008 e 2013), ela detém a maior marca, superando a alemã Steffi Graf (1987, 1988, 1994, 1995 e 1996), com cinco.

A americana chegou em uma situação confortável à decisão em Miami. Na semifinal, disputada na última quinta-feira, ela não teve dificuldades para despachar a polonesa Agnieszka Radwanska por 2 sets a 0, com direito a um "pneu": 6/0 e 6/3. E, neste sábado, contou com o apoio da torcida em busca do hexa. Esta foi a sua oitava final no torneio, do qual tem o recorde de 61 vitórias.

Se vencesse, a russa, campeã do WTA de Indian Wells, poderia se comparar a atletas como Kim Clijsters e Steffi Graf, as únicas que levantaram a taça em Miami e Indian Wells no mesmo ano. Enquanto a belga levou o título na Califórnia e na Flórida em 2005, a alemã subiu ao lugar mais alto do pódio nas temporadas de 1994 e 1996. Ao bater a sérvia Jelena Jankovic na semifinal, chegou à 11ª vitória consecutiva na temporada, todas por sets diretos.

tênis serena williams wta de Key Biscayne (Foto: Agência Reuters)Líder do ranking mundial, Serena sorri com o 6º troféu do WTA de Miami (Foto: Agência Reuters)

A última vez que Sharapova derrotou Serena foi em 2004, na final em Los Angeles. A americana havia triunfado nos últimos dez encontros com a rival, entre eles, nas decisões na Austrália, em Istambul e Londres. Outro obstáculo era o retrospecto em Miami, onde a russa disputou quatro finais (as últimas três seguidas) e não venceu em uma oportunidade sequer. No ano passado, foi superada por Radwanska. Em boa fase na temporada 2013, a vice-líder do ranking conheceu o penúltimo revés justamente diante da americana na decisão do WTA de Doha, no Qatar.

O jogo
O duelo começou equilibrado, com ambas as tenistas confirmando seus serviços. Agressivas, as duas melhores do mundo imprimiram um ritmo intenso desde o início. No segundo game, Sharapova deu show com três winners e boas devoluções, com direito a bolas curtas de efeito e outras na linha. Por pouco, não quebrou a rival, que lutou muito e, após uma sequência de igualdades, usou a potência de saque para abrir 2 a 1. Depois do sufoco, a russa encaixou o primeiro serviço e não tomou conhecimento da americana, empatando o jogo. Na sequência, Sharapova quebrou a adversária, com bolas no fundo da quadra. Serena devolveu a quebra (3 a 3) e colocou pressão na adversária.

tênis maria sharapova wta de kay biscayne (Foto: Agência Reuters)Após bom começo, Sharapova se perde em quadrae vê carrasca superá-la (Foto: Agência Reuters)

Depois de abrir 40 a 0 no sétimo game, a russa viu a rival empatar, cometeu dupla falta, mas saiu da situação de perigo e confirmou o saque (4 a 4). A pressão mudou de lado. Nervosa, a americana cometeu sucessivos erros, dentre eles, uma dupla falta, e viu a vice-líder conquistar a segunda quebra: 5 a 4. Confortável em quadra, Sharapova sacou bem e fechou a parcial em 6 a 4.

Serena voltou mais agressiva para o segundo set, fez 40 a 0 e confirmou o serviço com tranquilidade. Abriu 2 a 0 no placar, mas a russa reagiu, conquistou um triplo breakpoint e devolveu a quebra. Após uma disputa acirrada, Sharapova deu um lindo lob, arrancando palmas da rival, e confirmou o saque depois de uma devolução para fora da americana: 2 a 2. A número um do mundo tinha dificuldades para  acertar o primeiro serviço. A russa foi para cima, acertou duas paralelas e conseguiu outro triplo breakpoint. Após bom contra-ataque, viu a americana devolver para fora e quebrou mais uma vez.

Serena, porém, reagiu. Aproveitou a queda de rendimento da rival no saque e virou a parcial para 5 a 3. Sharapova perdeu o poder ofensivo e cometeu erros de devolução. Após acertar dois aces seguidos - foram cinco pontos de saque -, ambos a mais de 100km/h, a americana fechou a parcial em 6 a 3. 
'Pneu' para coroar o hexa

Sharapova voltou cabisbaixa para o terceiro set, enquanto Serena retornou ainda mais confiante. Com um bom volume de jogo e muita força no saque, a melhor do mundo passeou em quadra, abrindo 5 a 0. O público aplaudiu de pé. A russa não conseguia mais se encontrar, e Serena ditava o ritmo do jogo. Servindo para o título, a número 1 começou logo com um ace a 119km/h. Com excelentes saques, ela confirmou o "pneu" e conquistou o hexa, em grande estilo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/03/apos-sufoco-serena-bate-sharapova-fatura-o-hexa-e-faz-historia-em-miami.html

Nenhum comentário: