sábado, 30 de março de 2013

campeonato mineiro - Ricardo Goulart garante vitória e vaga ao Cruzeiro contra o Villa Nova

Atacante entra no lugar de Diego Souza, faz dois gols e garante classificação após Raposa sair na frente e ceder o empate


 A CRÔNICA

por Marco Antônio Astoni

Durante a semana, Borges disse que o Cruzeiro deveria estar preparado para jogar uma partida de rúgbi contra o Villa Nova, por causa das más condições do gramado do estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima. Neste sábado, a previsão do atacante se concretizou em parte. Em um gramado ruim, irregular, cheio de buracos e bem menor que o Mineirão, os times conseguiram se adaptar rapidamente e fizeram uma boa partida, cheia de gols. No fim, a Raposa levou a melhor e venceu por 4 a 2, garantindo a classificação antecipada para as semifinais do Campeonato Mineiro, com três rodadas de antecedência para o fim da fase inicial.

Ironicamente, quem abriu o placar foi justamente Borges, num belo gol. Léo ampliou, mas Tchô, de pênalti, e Eraldo igualaram para o Leão do Bonfim. Então, apareceu o herói da partida. Ricardo Goulart entrou no lugar de Diego Souza e marcou duas vezes, garantindo a classificação do Cruzeiro. Foi a segunda vitória seguida da Raposa graças aos gols do reserva - na virada sobre a Caldense, na última rodada, ele também foi o responsável pelos três pontos.

Léo gol Cruzeiro Villa Nova (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)Léo comemora o segundo gol do Cruzeiro (Foto: Douglas Magno / Agência Estado)

Se os jogadores conseguiram driblar as péssimas condições do campo e fizeram uma boa partida, não se pode dizer o mesmo da arbitragem, que teve muitos problemas para conduzir o jogo. O árbitro Ronei Cândido Alves foi alvo de críticas, principalmente pelo lado celeste. O técnico Marcelo Oliveira foi expulso logo aos seis minutos, após reclamar de faltas não marcadas a favor do Cruzeiro. Dagoberto também chiou contra o juiz, após sofrer uma falta clara, e foi advertido com cartão amarelo. Foi o terceiro no Estadual, e o atacante está suspenso para a próxima rodada da competição. Além disso, o pênalti marcado em Tchô foi bastante criticado pelos cruzeirenses.

Com a vitória, a sétima em oito jogos, o invicto Cruzeiro chegou aos 22 pontos, quatro a mais que o Atlético-MG, vice-líder e que ainda jogará neste domingo, às 16h (de Brasília), contra o Tupi, no Independência. O Villa Nova, derrotado pela primeira vez na competição, permanece em terceiro lugar, somando 15 na classificação. O Leão ainda pode perder uma posição até o encerramento da rodada, se o Tupi vencer o Galo, dependendo da diferença no saldo de gols.

Na próxima rodada, o time de Nova Lima enfrentará o Tombense, em Tombos, em um confronto direto pelas primeiras posições. A partida será realizada no domingo, dia 7, às 10h. Já o Cruzeiro terá o América-MG pela frente, também no domingo, mas às 16h.

Teve muito futebol
Logo de cara, o Villa Nova justificou a bela campanha que faz no Mineiro. O time da casa foi para cima do Cruzeiro, sem se importar com a força e a tradição da camisa do adversário. Com o meia Tchô em noite inspirada, o Leão criou boas chances.

Mas como o Villa não conseguiu marcar, o Cruzeiro se aproveitou e abriu o placar. Em um contra-ataque veloz, o zagueiro Heitor falhou feio, e Borges não perdoou. Aos 13 minutos, soltou a bomba, de fora da área, e fez 1 a 0 para o time de Belo Horizonte.


Atrás no placar, o Villa saiu em busca do empate. Mas, com o ímpeto inicial arrefecido, não teve forças para pressionar. Assim, o Cruzeiro controlou o jogo e logo chegou ao segundo gol. Aos 26 minutos, Dagoberto cobrou falta sofrida por Diego Souza na cabeça de Léo, que testou sem chances para o goleiro Thiago Braga.

A impressão que se tinha era que o Cruzeiro aumentaria a diferença e construiria a vitória com facilidade, mas o Villa buscou força e raça para continuar vivo. Aos 34 minutos, em uma disputa com Paulão, Tchô caiu na área, e o árbitro marcou pênalti. O próprio Tchô bateu e fez o primeiro gol do time de Nova Lima.

Show de Ricardo Goulart
O Cruzeiro voltou mudado para o segundo tempo. Tinga entrou no lugar de Éverton Ribeiro, que sentiu o gramado pesado e o jogo de muito contato e não conseguiu repetir as boas atuações dos jogos anteriores. O Villa se aproveitou do fato de o adversário voltar desligado e chegou ao empate, logo aos seis minutos. Tchô fez o que quis na ponta direita, passou por Leandro Guerreiro, e cruzou para a área. A zaga do Cruzeiro dormiu no lance e nada fez. Eraldo, da pequena área, só teve o trabalho de empurrar para as redes de Fábio.


O empate do Villa fez o Cruzeiro despertar e partir para cima. Marcelo Oliveira tirou Diego Souza e colocou Ricardo Goulart. Assim como fez contra a Caldense, na última rodada, o reserva mudou a história do jogo.
 Goulart fez dois gols que fizeram o drama do Cruzeiro transformar-se em alegria. Aos 18 minutos, mostrou oportunismo na área, ao limpar a jogada e mandar de bico para o gol. Aos 25, puxou o contra-ataque, aproveitou-se da falha de Cléber Monteiro e bateu de fora da área, para vencer o goleiro Thiago Braga.

Nos minutos finais, o Villa ainda tentou nova reação, mas as condições físicas dos jogadores não permitiram. O Cruzeiro tocou a bola e ainda teve chances para fazer mais um, mas o placar de uma das melhores partidas do Mineiro 2013 ficou mesmo com vitória celeste por 4 a 2.


FONTE:

Nenhum comentário: