quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Quadras roxas e de padrão mundial dão toque único ao Brasil Tennis Cup


Incomum no esporte, cor do piso será inédita no tênis brasileiro. Sede com pisos no estilo Grand Slam deve ficar pronta na quinta-feira de manhã

Por Marcelo Silva Florianópolis

Não será apenas a americana Venus Williams que chamará atenção no Brasil Tennis Cup, que será disputado entre os dias 23 de fevereiro e 2 de março, em Florianópolis. As quadras rápidas da Federação Catarinense de Tênis (FCT), sede do torneio, também darão o que falar. Sem um torneio feminino de alto nível no Brasil há 12 anos, a etapa do circuito mundial, o WTA, em Santa Catarina terá como destaque a cor roxa em seus pisos, fato inédito na história do esporte brasileiro.

Quadra principal do Brasil Tennis Cup em Florianópolis está pronta para as partidas (Foto: Rodrigo Martins / divulgação BTC)Quadra principal do Brasil Tennis Cup em Florianópolis está pronta para as partidas (Foto: Rodrigo Martins / divulgação BTC)

Pouco convencional no passado, as quadras de cores secundárias no tênis tiveram destaque no ano passado, quando, em maio, a cidade de Madri, na Espanha, realizou o Masters 1000 em pleno saibro azul, novidade criticada por alguns atletas, como Rafael Nadal. Mas se depender do diretor técnico do WTA de Florianópolis, Rafael Westrupp, as críticas não terão vez no torneio em solo catarinense.

— Será o mesmo piso que se usa nos Abertos da Austrália e dos Estados Unidos. A cor roxa também é destaque, sendo inédito para torneios no Brasil. Também tivemos cuidado com as bolas, as mesmas usadas no US Open, porque os jogadores são criteriosos com elas.


Quadra principal do Brasil Tennis Cup em Florianópolis está pronta para as partidas (Foto: Rodrigo Martin / divulgação BTC)Quadras secundárias do Brasil Tennis Cup (Foto: Rodrigo Martins / divulgação BTC)

Westrupp sabe que pode haver pressão em Florianópolis, por ser o primeiro grande torneio de tênis no país após o Brasil Open. O evento finalizado semana passada, vencido por Rafael Nadal, foi muito criticado pelo público presente no ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, e por diversos atletas, principalmente em relação às quadras.

— Não nos preparamos depois do que aconteceu no Brasil Open, mas sim antes. Temos que ter cuidado, temos que ter a preocupação com o tenista e com as quadras, que é onde eles trabalham. Foi uma exceção o que aconteceu no Ibirapuera — diz o diretor técnico do WTA.

Composta por cinco quadras, sendo três as que serão usadas para as partidas, a sede do Brasil Tennis Cup está quase pronta. A organização do torneio garante que a estrutura será concluída na quinta-feira na parte da manhã. Apenas alguns detalhes faltam para finalizar a montagem do espaço na FCT.

— Faltam alguns detalhes finais, como acabamentos de arquibancada e área comercial. Temos mais de 30 pessoas trabalhando em tempo integral. Nosso prazo final é quinta-feira de manhã. Nosso cronograma está bem enquadrado, apesar da chuva aqui em Florianópolis. De 0 a 100%, digo que estamos 90% prontos para começar — garante Rafael Westrupp.

Nesta quarta-feira, algumas jogadoras desembarcam na capital catarinense, e já começam o período de treinamentos para o início do torneio no sábado, com o qualifying. A grande estrela do Brasil Tennis Cup, Venus Williams, deve chegar na sexta-feira, conforme informação do diretor técnico da WTA, Rafael Westrupp. A americana, atual número 21 do mundo, vai participar do sorteio oficial do torneio no sábado.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sc/noticia/2013/02/quadras-roxas-e-de-padrao-mundial-dao-toque-unico-ao-brasil-tennis-cup.html

Nenhum comentário: