quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Com 47 integrantes, 'família Silva' invade a temporada da Superliga


Dos 22 times que disputam a competição, apenas o Minas, no masculino, e o Campinas, no feminino, não contam com o sobrenome em seus elencos

Por Marcello Pires Rio de Janeiro


A origem do sobrenome Silva é ampla e controversa. Enquanto alguns afirmam que surgiu durante o Império Romano para classificar os habitantes de regiões de matas ou florestas - em latim, Silva significa selva, floresta ou bosque -, outros garantem que foi na época da colonização, quando um grupo de europeus desembarcou nos portos brasileiros e muitos escravos e pobres não tinham sobrenomes. Para corrigir esse problema e organizar melhor a chegada dessas pessoas, os portugueses teriam denominado "da Selva" àqueles que iam morar em direção ao interior, ou "à selva" e "Costa" para quem procurava a costa brasileira como moradia. Com o passar do tempo, esse "da Selva" virou o "da Silva".

O primeiro "Silva" famoso a fincar suas raízes em solo brasileiro foi o alfaiate Pedro da Silva, em 1612. A partir daí, o sobrenome se espalhou pelo país e se tornou comum. Atualmente, é quase impossível contabilizar quantos "Silvas" existem no Brasil, uma vez que nenhum órgão oficial tem uma estatística nacional sobre o tema. Na Superliga essa "invasão" pode ser comprovada. Das 22 equipes que disputam a temporada 2012/2013 - 12 no masculino e 10 no feminino -, apenas o Campinas, entre as mulheres, e o Minas, entre os homens, não possuem em seus elencos um atleta ou técnico que tenha “Silva” ou “Da Silva” na assinatura do nome na sua carteira de identidade.

montagem vôlei Silva Juciely Adenizia Mário Jr. Maurício (Foto: Editoria de Arte)As centrais Juciely, do Rio de Janeiro, e Adenizia, do Osasco, o atacante Maurício, do Cruzeiro, e o líbero Mário Junior, do Rio de Janeiro, são alguns dos 47 membros da família Silva na Superliga (Foto: Editoria de Arte) 

É normal que existam tantos atletas com esse sobrenome. Silva é tipicamente brasileiro e o que mais tem por aí"
Bruna

Ao todo, são 47 representantes do vôlei nacional que levam o sobrenome mais popular do país às costas de suas camisas ou nas súmulas das partidas. O campeão de Silvas é o Pinheiros, com seis jogadoras em seu elenco. O Minas, no feminino, aparece em segundo com cinco membros, seguido pelo Pindamonhangaba, no masculino, com quatro atletas.

Uma das três representantes do Rio de Janeiro que possui o sobrenome Silva, ao lado da central Juciely e da levantadora Roberta, a oposto Bruna Honório da Silva não se espanta com a quantidade de "familiares" espalhadas pelas quadras de todo o país.

- Não acho que seja uma coincidência. Acho até normal que existam tantos atletas com esse sobrenome. Silva é tipicamente brasileiro e o que mais tem por aí - afirmou a jogadora do líder da Superliga feminina.

Silva2 (Foto: Infoesporte)Relação dos 47 atletas com sobrenome Silva que disputam a Superliga 2012/2013 (Foto: Infoesporte)
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/volei/noticia/2013/02/com-47-integrantes-familia-silva-invade-temporada-da-superliga.html

Nenhum comentário: