quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

COI diz que deixa o Rio de Janeiro 'confiante, mas vigilante'


Comissão de Coordenação para os Jogos de 2016 afirma que trabalho está dentro dos prazos, mas dá atenção especial para o tema acomodações

Por Danielle Rocha Rio de Janeiro


A presidente da Comissão de Coordenação do Comitê Olímpico Internacional Nawal El Moutawakel estava satisfeita com o que viu e ouviu durante a quarta visita de trabalho para os Jogos de 2016. Evitou dar uma nota para ilustrar o atual estágio em que se encontra a cidade na organização das Olimpíadas. Preferiu confirmar que avanços estão sendo feitos e que o Rio está dentro dos prazos traçados pelo COI. Nesta quarta-feira, o tema que mereceu maior destaque durante a entrevista sobre o balanço da visita foram as acomodações.

- Muitos projetos precisam ser entregues simultaneamente. Apesar do muito que precisa ser feito, estamos confiantes, mas temos que estar vigilantes. O apoio do governo segue aparente e evidente. O Comitê Organizador continua a evoluir. O ano que temos pela frente será critico para a organização. É preciso iniciar trabalho em várias instalações para os eventos-teste. O plano de acomodação também foi apresentado e reconhecemos que muito já foi feito e é importante que o plano final de acomodação seja confirmado nos próximos meses. Vamos deixar o Rio muito satisfeitos com o que vimos e ouvimos. O tempo é essencial, mas temos confiança de que o Rio e o Brasil irão entregar - disse Nawal.

Gilbert Felli e Nawal El Moutawakel a reunião do COI (Foto: EFE)Gilbert Felli e Nawal El Moutawakel na reunião do COI (Foto: EFE)

O compromisso da cidade é entregar 15.000 novas acomodações  além das já existentes na Barra da Tijuca. Durante a semana, o prefeito Eduardo Paes disse que o número já chegou a 14.300. De acordo com Gilbert Felli, diretor-executivo de Jogos Olímpicos, foram feitos 64 pedidos para a construção de hotéis.

Em junho voltamos quando o prazo da construção estará chegando ao fim"
Gilbert Felli, diretor-executivo dos Jogos Olímpicos

- A nossa preocupação aqui é com o tempo. Em dezembro, tínhamos questões específicas como acomodações e agora conseguimos ter uma compreensão muito melhor, primeiro do esforço para atrair novos investidores para a construção de hotéis. Temos também uma melhor compreensão de alternativas fora do hotel e das Vilas. Eles fecharam uma lacuna no papel. Em junho voltamos quando o prazo de construção estará chegando ao fim. Mas precisamos aguardar até junho - afirmou.

Felli ressaltou que o trabalho dos organizadores está alinhado com os prazos finais do COI. Ele e Nawal não se aprofundaram sobre a questão da briga judicial do campo de golfe. Nesta quarta, ela recebeu uma notificação informando sobre o problema, que foi encaminhada para os advogados da entidade, em Lausanne.

- Não é cartão amarelo ainda. O presidente do COI (Jacques Rogge) diz que não tem cartão amarelo ou vermelho para o Rio. É fantástico para o legado do país o tamanho das construções que serão feitas aqui. Estamos impressionados. O começo da construção é chave. Recebemos todas as garantias de que tudo vai começar dentro dos prazos que foram apresentados para nós - garantiu Felli.

Rúgbi: Deodoro como primeira opção

Ao contrário do desejo do prefeito Eduardo Paes, que quer ver o estádio de Moça Bonita como sede do rúgbi, o presidente do Comitê Organizador, Carlos Arthur Nuzman, disse que a casa da modalidade durante os Jogos deverá ser uma instalação temporária construída no Complexo de Deodoro. No mês passado, o presidente da Federação Internacional esteve na cidade, visitou o local e levou a proposta para ser apresentada ao seu comitê executivo, em março. Caso não seja aprovada, a segunda opção passa a ser o Engenhão.

Sobre a ideia de erguer uma instalação temporária para os saltos ornamentais no Forte de Copacabana, Nuzman fez elogios.

- Talvez as melhores imagens dos Jogos sejam feitas lá. Como foi em Barcelona (edição de 1992). Quando tivermos a aprovação da Fina será extraordinário. Eles estão levando todas as plantas para a reunião do comitê executivo.

Além da Fina, as Federações Internacionais de esgrima, basquete e hóquei sobre a grama fizeram pedidos aos organizadores. A de esgrima gostaria que o local de provas fosse mudado de Deodoro para a Barra, coração das Olimpíadas. Mesma solicitação feita pela de hóquei sobre a grama. A de basquete solicitou mais um ginásio além da arena do Parque Olímpico.

- O hóquei será em Deodoro, está definido há algum tempo e será numa instalação temporária. No basquete, indicamos a arena da Barra e pediram, recentemente, se poderíamos estudar uma segunda instalação menor que pudesse ser em Deodoro. A esgrima tem definição e apenas a questão de de uma possível troca por conta do basquete. Se decidirmos vamos fazer troca. Não há falta de instalação ou definição de sedes.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas/noticia/2013/02/coi-diz-que-deixa-o-rio-de-janeiro-confiante-mas-vigilante.html

Nenhum comentário: