quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Dos puxões na cueca às garrafinhas alinhadas, os mil tiques de Rafa Nada


Confira infográfico com estatísticas das manias do espanhol em São Paulo

Por Alexandre Cossenza São Paulo

Puxa a cueca, ajeita as mangas, coloca o cabelo atrás da orelha direita, tira o suor do nariz, põe o cabelo atrás da orelha esquerda, seca a mão no short. Rafael Nadal agora está pronto para receber o saque. Limpa a linha, bate com a raquete na sola do tênis, puxa a cueca, ajeita o cabelo, seca o nariz. Rafael Nadal agora tem a bola e está pronto para efetuar o serviço. Os tiques do heptacampeão de Roland Garros são bem conhecidos. Em seu livro, o espanhol diz que os hábitos o mantêm concentrado no que precisa fazer dentro de quadra.

Mas quantas vezes por jogo o ex-número 1 do mundo executa cada uma destas manias? O GLOBOESPORTE.COM acompanhou cada passo de Nadal na semifinal do Aberto do Brasil, contra o argentino Martin Alund, e computou as estatísticas, ou melhor, os esta-tiques do tenista espanhol. Confira abaixo os números ao longo de 1h56m de partida.

info Esta-Tiques Nadal 2 (Foto: arte esporte)

O mais popular - e curioso - dos hábitos de Rafael Nadal é a puxada na cueca. A cada ponto, o tenista espanhol faz ajustes na parte de trás de sua roupa de baixo. Em alguns momentos, o tique vem duas vezes antes das jogadas. Contra Alund, o atual número 5 do mundo disputou 153 pontos e puxou a cueca 172 vezes.

O gesto mais frequente é a ajeitada no cabelo. A cada ponto, a mão direita coloca os fios atrás das duas orelhas. Como eventualmente a rotina ocorre duas vezes antes de a bolinha entrar em jogo, o número de tiques supera o de pontos disputados: são 334 ajeitadas (somando os lados direito e esquerdo) no cabelo. E vale notar o detalhe: apesar do número par, nem sempre as madeixas são ajeitadas nos dois lados da cabeça.
Nadal também procura se secar com frequência. Nos 29 games, pediu a toalha ao boleiro 28 vezes. O recurso, porém, é utilizado com mais frequência nos momentos mais tensos. Foram três vezes só no tie-break do segundo set. E quando não há pontos longos, o espanhol dispensa a toalha. Só nas viradas de lado é que a peça é essencial. Contando as mudanças de quadra, o heptacampeão de Roland Garros se secou 58 vezes.

Na hora de se hidratar, mais manias. Nadal tem sempre duas garrafas de água na frente do banco. Mas não basta beber. Os rótulos das garrafas precisam estar virados para o lado que ele vai jogar.

Galeria mosaico Rafael Nadal tiques tênis (Foto: Editoria de Arte)
Na hora do saque, a rotina muda e inclui, quase sempre, passar o pé em cima da linha de base para limpar as marcas deixadas por bolinhas que quicaram por ali. Nadal disputou 80 pontos com o serviço e limpou as linhas 83 vezes. O dono de 11 títulos de Grand Slam só não pisa nas linhas nas viradas de lado. A técnica para evitar os pisões inclui ajustes nos passos, que ficam mais largos ou curtos, dependendo da distância para as linhas. Com a amarelinha na mão para iniciar o ponto, o espanhol também tem tempo para tirar o saibro acumulado na sola. Em todo o jogo, bateu com as raquetes nos tênis 72 vezes.

Entre todos costumes do campeão do Aberto do Brasil, os mais divertidos para o público - feminino, pelo menos - acontecem nos intervalos. Entre os sets, Nadal trocou de camisas. Nas duas vezes que isto aconteceu, gritos histéricos vieram das arquibancadas. Após um destes intervalos, enquanto preparava-se para iniciar outro game, o espanhol recebeu duas propostas de casamento. Nadal, no entanto, já estava tão concentrado em repetir os tiques que as moças ficaram sem resposta...

FONTE
http://sportv.globo.com/site/eventos/aberto-de-tenis-do-brasil/noticia/2013/02/dos-puxoes-na-cueca-garrafinhas-alinhadas-os-mil-tiques-de-rafa-nadal.html

Nenhum comentário: