quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

liga dos campeões - 'Azarão', Milan, sem Balotelli, tenta acabar com jejum contra o Barcelona


Equipe italiana não vence os catalães há sete jogos na Liga dos Campeões. Apesar disso, rivais exaltam tradição rossonera e descartam favoritismo

Por GLOBOESPORTE.COM Milão, Itália

massimiliano Allegri, técnico do Milan (Foto: AFP)Allegri mostra confiança na equipe do Milan para o confronto com o favorito Barcelona (Foto: AFP)

Os caminhos de Milan e Barcelona têm se encontrado diversas vezes nos últimos anos na Liga dos Campeões. Duas das equipes mais tradicionais da Europa, rossoneri e blaugranas já se cruzaram oito vezes nas últimas dez temporadas, com ampla vantagem para o time de Lionel Messi. Nesta quarta-feira, em San Siro, às 16h45m (de Brasília), os italianos terão mais uma oportunidade para acabar com o jejum perante os catalães e dar um passo importante rumo às quartas de final da competição. O GLOBOESPORTE.COM transmite o duelo ao vivo.

No total, o Milan não vence o Barcelona há sete partidas no torneio mais importante da Europa. Na última temporada, foram quatro encontros: dois pela fase de grupos (empate no Camp Nou e vitória catalã no San Siro) e dois nas quartas de final, quando o Barça se classificou com vitória por 3 a 1 no placar agregado.

A "freguesia" do Milan se explica pelo momento vivido por cada equipe. O Barcelona conta com um dos melhores times de sua história, incluindo um Lionel Messi cada vez mais exuberante e menos simpático a recordes estabelecidos. Os rossoneri, por outro lado, passam por uma fase de reconstrução. Na atual temporada, se despediram de diversos medalhões e iniciaram um processo de rejuvenescimento, do qual o atacante El Shaarawy é o expoente.

Barça evita favoritismo
Desta forma, o Barcelona é visto como grande favorito na eliminatória. O time catalão é líder do Campeonato Espanhol e foi primeiro colocado em sua chave na fase de grupos da Liga dos Campeões. Já o Milan, como esperado, ainda tenta se acertar: após um péssimo início de campanha no Campeonato Italiano, quando chegou a flertar com a zona de rebaixamento, a equipe se recuperou e está agora na quarta posição. Na competição europeia, terminou em segundo lugar em seu grupo, atrás do Málaga.


messi barcelona (Foto: AFP)Messi deve ser alvo de marcação individual, segundo presidente do Milan (Foto: AFP)

Ainda assim, o Barça, que terá a volta de Xavi, mas não contará com Adriano e Villa, evita assumir o favoritismo. O discurso é padrão: exaltar a tradição do Milan na Liga dos Campeões para justificar a crença num confronto equilibrado.

- No San Siro o Milan sempre dá medo. Não concordo com a afirmação de que o Barcelona seja favorito. O Milan é uma das equipes mais vencedoras da Europa. Em uma eliminatória com dois grandes times, não faz sentido falar de favoritos – disse Jordi Roura, técnico interino do Barça enquanto Tito Vilanova se recupera de um problema de saúde.

jordi aura barcelona (Foto: AFP)Para Jordi Roura, Barça não é favorito contra o Milan (Foto: AFP)

Porém, para o duelo desta quarta, o Milan realmente entrará mais fraco, já que não poderá contar com sua mais nova estrela. Contratado a peso de ouro em janeiro, Mario Balotelli teve impacto imediato no time, marcando quatro gols em três partidas. Entretanto, como já atuou pelo City na Liga dos Campeões, não poderá enfrentar o Barcelona. Outros desfalques são o volante Nigel de Jong, com uma lesão no tornozelo, e o brasileiro Robinho, com tendinite no joelho.

Confira os duelos:
20/10/2004 Milan 1 x 0 Barcelona
02/11/2004 Barcelona 2 x 1 Milan
18/04/2006 Milan 0 x 1 Barcelona
26/04/2006 Barcelona 0 x 0 Milan
13/09/2011 Barcelona 2 x 2 Milan
23/11/2011 Milan 2 x 3 Barcelona
20/803/2012 Milan 0 x 0 Barcelona
03/04/2012 Barcelona 3 x 1 Milan
 Confiança rossonera e pitaco de cartola
Por outro lado, El Shaarawy deve voltar ao time. Poupado na última rodada do Campeonato Italiano, o Faraó é o artilheiro da equipe na temporada e está recuperado de dores no joelho, mas sua escalação como titular não está confirmada. Ainda assim, o técnico Massimiliano Allegri acredita em seus pupilos.

- Não seremos os cordeiros prontos para ser sacrificados. O jogo começa 0 a 0. Tudo depende do que vai acontecer em campo. Precisamos começar a partida com a convicção de que podemos nos classificar – afirmou o treinador.

Para neutralizar o Barcelona nesta primeira partida, Allegri recebeu conselhos até mesmo do presidente do Milan, Silvio Berlusconi. Acostumado a dar pitacos na equipe, o chefão-mor dos rossoneri pediu uma marcação especial em Messi no confronto.

- Minha sugestão é que Messi seja marcado de forma individual, sempre com alguém o acompanhando. Fui técnico durante anos e ganhei todos os campeonatos que tinha a participação dos times dos meus filhos. Assim, acho que tenho experiência (para opinar) – afirmou o mandatário ao jornal “La Gazzetta dello Sport”.

Se Messi poderá ser parado pela estratégia de Berlusconi ou se o Milan realmente terá condições de, com sua tradição, fazer frente ao Barcelona, as respostas começarão a aparecer nesta quarta.

MILAN X BARCELONA
Abbiati, Abate, Zapata, Méxes e Constant; Montolivo, Ambrosini, Muntari e Boateng; El Shaarawy e Pazzini Valdés, Daniel Alves, Piqué, Puyol e Alba; Busquets, Xavi e Iniesta; Pedro, Messi e Fàbregas.
Técnico: Massimiliano Allegri Técnico: Jordi Roura
Estádio: San Siro. Data: 20/20/2013. Árbitro: Craig Thomson (ESC)
Transmissão: o GLOBOESPORTE.COM transmite ao vivo às 16h45m
 
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/liga-dos-campeoes/noticia/2013/02/azarao-milan-sem-balotelli-tenta-acabar-com-jejum-contra-o-barcelona.html

Nenhum comentário: