quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Em jogo duro, Thomaz Bellucci sofre, mas brilha no fim e derrota Clezar


Brasileiros se encontram logo na primeira rodada, mas número 35 do ranking leva a melhor sobre 234 após início tenso e com erros

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

thomaz Bellucci x guilherme Clezar tênis brasil open (Foto: CELSO BAYO/FOTOARENA/Agência Estado)Bellucci vence Clezar no Aberto do Brasil (Foto: CELSO BAYO/FOTOARENA/Agência Estado)

O brasileiro Thomaz Bellucci sofreu, mas contou com o apoio da torcida para derrotar o jovem conterrâneo Guilherme Clezar, com parciais de 7/6(4), 5/7 e 7/6(1), na primeira rodada do Aberto do Brasil, no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A partida durou 2h36m37s.

O confronto entre Bellucci e Clezar, de 20 anos, foi definido por sorteio ao fim da disputa do qualificatório. O atleta agora encara o italiano Fillipo Volandri na próxima fase, seu algoz do Aberto do Brasil em 2012.

- Complicado. O Clezar estava jogando muito bem, é muito jovem e tem muito a melhorar. Ele jogou muito bem hoje, sabia que seria assim. Estou contente de ter ganhado hoje. O mais importante para mim, lógico que é melhor ganhando fácil, mas é passar para a próxima rodada - comentou ao SporTV.

O número 35 do ranking da ATP tentou bastante e chegou a conseguir 19 aces no jogo todo contra seis do adversário, mas cometeu 13 duplas faltas contra apenas três de Clezar. Logo no primeiro game, o jovem aproveitou o terceiro break point que teve, mas foi quebrado no game seguinte. Ao sacar em 2/3, ele igualou um game ao sair de forma espetacular de 0/40, mas perdeu o serviço após longo rally que terminou com paralela de Bellucci.

No game seguinte, Bellucci fez 40/0 e quando parecia que iria finalmente decolar, perdeu cinco pontos seguidos e teve o serviço quebrado em uma dupla falta. A partir desse momento, o jogo teve mais trocas de bola. Clezar não parecia sentir a pressão contra o veterano e até chegou a dar algumas deixadinhas. Sem outras quebras de saque, a definição foi para o tie break, e Bellucci mostrou mais tranquilidade para fechar em 7/4, depois de 56 minutos.


- Comecei o jogo um pouco tenso, cometi muitas duplas faltas. Eu tinha que forçar i saque. Mas acho que saquei bem hoje, consegui sair do buraco várias vezes com o saque - opinou o paulista.

thomaz Bellucci x guilherme Clezar tênis brasil open (Foto: LUCIANO BERGAMASCHI/FUTURA PRESS/Agência Estado)Clezar foi bem contra Bellucci, mas experiência prevalece no fim (Foto: LUCIANO BERGAMASCHI/FUTURA PRESS/Agência Estado)

No segundo set, os games ficaram mais rápidos, com muitos aces. Sem break points para nenhum tenista, Bellucci começou melhor, mas, no 11º game, Clezar aproveitou um erro do paulista na rede, conseguiu a quebra e forçou o terceiro set. A torcida, que aplaudiu Bellucci na entrada e o empurrou durante o começo do jogo, passou a se dividir.

- Normal dividir a torcida. Ele tem um baita potencial - minimizou Bellucci.
Depois de perder quatro break points nos primeiros games do terceiro set, Bellucci viu a torcida ficar impaciente, mas conseguiu retomar os aplausos conseguindo quebrar o saque e abrir 3/2. Em seguida, perdeu o serviço de zero, e viu Clezar sair de 0/40 para fazer 4/3. Bellucci esteve a dois pontos da derrota antes de igualar a parcial em 5/5.

No 12º game, o paulista voltou a ter 30/30 no saque, mas novamente confirmou e forçou o tie break decisivo. Mais solto, Bellucci contou com erros do rival e abriu rapidamente o 6/0 e, no segundo match point, fechou o jogo, provando que a experiência conta muito. Ele fez 7 a 1 no desempate. No fim, o vencedor demonstrou simpatia e atendeu aos fãs posando para fotos e dando autógrafos.

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/aberto-de-tenis-do-brasil/noticia/2013/02/em-jogo-duro-bellucci-sofre-mas-brilha-no-tie-break-e-derrota-clezar.html

Nenhum comentário: