quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

olimpíadas de inverno - Em casa, Áustria é ouro no Mundial


Em dia marcado por acidente incomum, austríacos vencem suecos na final por equipes em Schladming. Alemanha fica com a medalha de bronze

Por GLOBOESPORTE.COM Schladming, Áustria

Em casa, diante de mais de 30 mil torcedores, a Áustria conquistou a medalha de ouro por equipes no Campeonato Mundial de esqui alpino, em Schladming. Depois de passar pela Alemanha em uma decisão antecipada nas semifinais, os donos da casa derrotaram a Suécia por 4 a 0 na final (veja no vídeo ao lado). Foi uma reedição de 2007, quando os suecos viram os austríacos tomar deles o triunfo em casa. Na disputa de bronze, a combalida Alemanha foi atrás de uma vitória suada sobre o Canadá (três centésimos na soma de tempo).

Apenas Áustria - com o atual campeão da Copa do Mundo, Marcel Hirscher - e Alemanha - da campeã mundial Maria Hoefl-Riesch - levaram força máxima à disputa entre países. Líder da temporada, Tina Maze desfalcou a Eslovênia para se poupar para as provas individuais. A equipe americana, sem Lindsey Vonn, machucada, teve também a ausência de Ted Ligety, dono de dois ouros em Schladming.

Marcel Hirscher e Zan Kranjec  no Mundial de esqui (Foto: Reuters)Austríaco Marcel Hirscher (esq.) desce, enquanto adversário rola montanha abaixo (Foto: Reuters)

As provas eram de slalom paralelo, em que dois esquiadores descem ao mesmo tempo, um ao lado do outro, em percursos iguais. Cada equipe podia inscrever até seis atletas, mas apenas quatro competiam em cada bateria, obrigatoriamente dois homens e duas mulheres. Em caso de empate em 2 a 2, valia a somatória de tempos.

Acidente incomum nas oitavas

 No segundo duelo do dia, um acidente pouco comum. O croata Filip Zubcic perdeu a direção, invadiu o lado da pista adversária e se chocou com o alemão Felix Neureuther. Os esquis de Zubcic foram na perna direita de Neureuther, mas não houve ferimento (veja o vídeo ao lado). Anna-Laura Buehler, de Liechtenstein, foi outra a perder a direção, mas para a parte vazia da pista. Com isso, os Estados Unidos levaram a melhor, também pelas oitavas.

A Áustria tomou um susto em sua primeira descida, contra a Eslovênia.

 Mas Marcel garantiu o ponto de empate e comandou a virada. Phillip Schoerhofer garantiu a vaga. A Alemanha também teve dificuldade de avançar às semifinais. Maria Riesch e Neureuther, favoritos, dependeram da vitória de Fritz Dopfer para derrotar a França.

Na final antecipada entre Áustria e Alemanha, a alemã Lena Duerr perdeu a direção na primeira prova, e Marcel Hirscher deu não chances a Dopfer. Toda a pressão estava sobre os esquis de Maria Riesch. E eles, assim como os de Lena, foram para o lado errado. Michaela Kirchgasser fez, então, o ponto que garantiu a vitória. E os alemães ainda venceram a última, fechando em 4 a 0, para delírio do público.

Na final, a sueca Maria Pitilae-Holmner cometeu um erro logo no início; melhor para Nicole Hosp. Depois, Marcel Hirscher entrou na pista e marcou o segundo ponto com facilidade, contra Mattias Hargin. A confirmação do ouro veio dos esquis de Michaela Kirchgasser - cruzou a linha de chegada pouco à frente de Grida Hansdotter. Phillip Schoerhofer só precisaria descer comemorando. Só que a descida terminou antes de chegar ao pé da pista, já que Andre Myhrer perdeu a direção, atrapalhou o adversário e foi eliminado.

Todos os medalhistas em campeonatos mundiais:

2013 - Schladming (AUT)
Ouro - Áustria
Prata - Suécia
Bronze - Alemanha

2011 - Garmisch-Partenkirchen (ALE)
Ouro - França
Prata - Áustria
Bronze - Suécia

2009 - Val d'Isere (FRA)
cancelado

2007 - Are (SUE)
Ouro - Áustria
Prata - Suécia
Bronze - Suíça


2005 - Bormio (ITA)         
Ouro - Alemanha
Prata - Áustria
Bronze - França


Bateria em Schladming 2013:

Final
Áustria x Suécia

Disputa do bronze
Alemanha x Canadá


Semifinais
Áustria x Alemanha
Suécia x Canadá


Quartas de final
Eslovênia x Áustria
Alemanha x França
EUA x Suécia
Canadá x R. Tcheca


Oitavas de final
Áustria - pré-classificada
Eslovênia x Noruega
Alemanha x Croácia
França x Eslováquia
Suécia x Finlândia
Suíça x Canadá
República Tcheca x Itália


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/olimpiadas-de-inverno/noticia/2013/02/em-casa-austria-e-ouro-no-mundial.html

Nenhum comentário: