quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Com atuação de gala, Brasil massacra Venezuela e avança às semis: 11 a 5


Time canarinho mantém invencibilidade nas eliminatórias sul-americanas e está a uma vitória de garantir uma das três vagas para o Mundial do Taiti

Por GLOBOESPORTE.COM Merlo, Argentina

A seleção brasileira de futebol de areia não tomou conhecimento da Venezuela na terceira rodada das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo, em Merlo, na Argentina. Com uma atuação impecável, o time comandado por Júnior Negão atropelou os rivais por 11 a 5, com gols dos vascaínos Bruno Xavier (2) e Jorginho, dos rubro-negros Benjamin e Daniel, e das novas promessas da nova geração, Datinha (3), do Sampaio Corrêa, e Anderson Wesley (2), que atua pelo Corinthians de Santo André. Cardone, Ferrera, Edgar e Vaamonde (2) descontaram para os venezuelanos.

Com o resultado, o Brasil chegou à terceira vitória consecutiva e manteve 100% de aproveitamento no torneio, que irá distribuir três vagas para o Taiti. A equipe canarinho volta à quadra neste sábado para a semifinal, às 14h, ainda sem um adversário definido.

Datinha e Cesinha seleção brasileira de futebol de areia Brasil eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo (Foto: Divulgação BSWW)Datinha e o goleiro Cesinha contêm o ataque do camisa 10 da Venezuela (Foto: Divulgação BSWW)

Eleito o melhor atleta do Maranhão em 2012, Datinha exaltou a postura do time na goleada.

- Entramos muito concentrados e isso fez diferença. Fizemos uma boa defesa, nosso ataque funcionou, criamos oportunidades e marcamos os gols. Tudo deu certo e conseguimos essa excelente vitória – comentou o maranhense, um dos destaques da partida, com três gols.

Nas eliminatórias, as seleções foram divididas em dois grupos, um de cinco e outro de quatro. Quem chegar à final, se garante no Taiti, enquanto os perdedores ainda têm uma última chance na disputa pelo bronze. Embora os brasileiros sejam os favoritos, todos têm potencial para estar entre os 16 que lutarão pelo título mundial, entre os dias 18 e 28 de setembro. A seleção canarinho já disputou o torneio cinco vezes, somando 27 vitórias em 27 jogos.

O jogo

Jorginho e Cardone seleção brasileira de futebol de areia Brasil eliminatórias sul-americanas para Copa do Mundo (Foto: Divulgação BSWW)Jorginho arranca com velocidade e foge da marcação do goleiro Cardone (Foto: Divulgação BSWW)

Com boa marcação e velocidade, o Brasil controlou as ações no duelo. O primeiro lance de perigo saiu dos pés de Daniel, que arriscou um chute de fora da área, arrancando tinta do travessão. Mas quem abriu o placar foi o vascaíno Bruno Xavier. O defensor cobrou falta com categoria, a bola desviou na zaga e entrou. Companheiro no time da Colina, Jorginho partiu para o ataque, sofreu o pênalti e contou com a ajuda do "montinho-artilheiro" para ampliar. No último minuto, o rubro-negro Benjamin arrancou e bateu cruzado para anotar o terceiro. Promessa da nova geração, Anderson Wesley, do Corinthians de Santo André, acertou uma bomba, carimbando a goleada ainda na primeira etapa: 4 a 0.

A seleção brasileira entrou com sede de gol no segundo período e manteve o domínio. A Venezuela tinha dificuldades em furar a marcação verde-amarela e pouco produziu. Datinha, também conhecido como "Joia de Tutóia", marcou o quinto do Brasil. Em ritmo de treino, o time canarinho reinava absoluto. Após boa troca de passes, o habilidoso Bruno Xavier chutou rasteiro no cantinho esquerdo, sem chances de defesa. O goleiro Cardone mostrou categoria com uma série de embaixadinhas e arriscou um chute de longe, que resvalou na cabeça de um companheiro e enganou Cesinha: 6 a 1.

Nos primeiros segundos do terceiro período, Datinha, do Sampaio Corrêa, deu passe açucarado para Anderson Wesley, que ameaçou chutar, mas deu um drible e bateu rasteiro no cantinho: 7 a 1. Na sequência, a dupla de novatos inverteu os papéis. Foi a vez de Anderson tocar para Datinha empurrar para o fundo da rede. Sem se intimidar pela pressão, Ferrera diminuiu: 8 a 2. Datinha respondeu com um lindo chute na gaveta, marcando o nono.

No fim, o venezuelano Edgar surpreendeu Cesinha com um belo gol por cobertura. Vaamonde anotou o quarto, mas Daniel freou a reação. Aproveitando a bobeada de Cardone na saída de bola, o defensor levou a melhor na dividida e encheu o pé: 10 a 4. Na sequência, o arqueiro se atrapalhou de novo, dessa vez, diante do experiente Benjamin, que não perdoou e marcou um golaço. Vaamonde ainda diminuiu, de pênalti, mas já era tarde e restou esperar o cronômetro zerar para festejar a goleada por 11 a 5.

Confira a tabela do Brasil nas eliminatórias sul-americanas:
Dia 10 – Folga
Dia 11 – Equador 4 x 6 Brasil
Dia 12 – Brasil 7 x 3 Uruguai – 15h30m (16h30m Brasília)
Dia 13 – Brasil 11 x 5 Venezuela - 15h30m (16h30m Brasília)
Dia 14 – Folga
Dia 15 – Folga
Dia 16 – Semifinal Brasil x 2º colocado do Grupo A - 14h (de Brasília)
Dia 17 – Disputa de 3º lugar / Final


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/eventos/futebol-de-areia/noticia/2013/02/com-atuacao-de-gala-brasil-massacra-venezuela-e-avanca-semis-11-5.html

Nenhum comentário: