quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Duelo entre Galo e Tricolor reúne campeões mundiais e promessas


Times têm atletas que venceram Copa do Mundo e brilharam na Europa, além de jovens de talento como Bernard e Wellington

Por Marcelo Prado e Fernando Martins Belo Horizonte

Um duelo repleto de história no futebol brasileiro. Pela Taça Libertadores da América, Atlético-MG e São Paulo se enfrentarão pela quinta vez, mas mineiros e paulistas até já decidiram um Campeonato Brasileiro, vencido pelo Tricolor, em 1977. Na noite desta quarta-feira, quando as duas equipes estrearão na fase de grupos do torneio sul-americano, 23 mil privilegiados verão ao vivo um verdadeiro desfile de craques no gramado do estádio Independência.

Montagem: Atlético-MG x São Paulo - Ronaldinho Gaúcho, Gilberto Silva, Rogério Ceni e Lúcio (Foto: Editoria de arte/Globoesporte.com) Ronaldinho, Gilberto Silva, Ceni e Lúcio: campeões mundiais (Montagem Globoesporte.com)

Estarão em campo quatro atletas que já foram campeões do mundo com a Seleção: Ronaldinho Gaúcho e Gilberto Silva, pelo Galo, e Rogério Ceni e Lúcio, pelo São Paulo. Jogadores que disputaram Copa do Mundo, como o são-paulino Luis Fabiano. Peças que já vestiram a camisa amarelinha, como Victor, Rever e Diego Tardelli, pelos mandantes, e Jadson, Cortez e Rhodolfo, pelos visitantes. O arsenal de destaques ainda conta, por exemplo, com ótimas revelações do futebol brasileiro, casos do meia Bernard e do volante Wellington.

É uma alegria encontrar grandes amigos, aqueles com quem joguei muito tempo na Seleção"
Ronaldinho Gaúcho

– Sem dúvida, será um grande jogo. Grandes jogadores, estádio cheio, pressão da torcida. Estamos preparados – avisou o são-paulino Ney Franco.
Do lado são-paulino, apesar dos elogios feitos a todos os atletas do rival, um jogador chama a atenção em especial: Ronaldinho Gaúcho. Ele é quem dita o ritmo do Galo. Quando está bem, o time voa. Quando não se destaca, os mineiros sentem. Para o zagueiro Lúcio, que enfrentou o rival em três oportunidades na Europa, não se pode bobear com o camisa 10 rival. Dois confrontos foram no Campeonato Italiano (Inter x Milan), além de um amistoso entre Bayern de Munqiue e Barcelona.

– Todos o conhecem muito bem e sabem o grande jogador que ele é. Será um grande jogo, até porque tem muita gente boa em campo. A pressão será forte e temos de entrar em campo atentos a tudo – ressaltou Lúcio.
Ney Franco diz que seus comandados não mudarão o estilo de jogo por causa de Ronaldinho Gaúcho.

– Estamos acostumados a fazer marcação por zona e não vamos alterar isso. Quando ele cai na direita, o Wellington marca e o Denilson avança para combater os volantes adversários. Quando ele atuar na esquerda, a coisa se inverte – explicou.

Ney Franco ainda lembra a força do Atlético-MG dentro do estádio Independência. Os mineiros não perdem em casa desde agosto de 2011. De lá para cá, são 40 partidas de invencibilidade.

– Será um grande jogo. Os dois times possuem peças maduras, experientes, algumas com passagem pelo futebol internacional e com Copa do Mundo. Se não me engano, o Atlético-MG fechou o último Campeonato Brasileiro invicto dentro de casa. Será um grande desafio para nós  – disse Ney.

Para Ronaldinho Gaúcho, o duelo traz muita motivação para qualquer jogador envolto em um clima de estreia de Libertadores recheada de jogadores renomados em campo.

– Esse jogo é especial devido à história que tem pelo fato de o time estar muitos anos sem disputar e esse fator é o que mais motiva, mas lógico que jogo com grandes jogadores, em começo de competição, tudo isso, faz com que atraia ainda mais a atenção de todos.

Ronaldinho comentou sobre duelos à parte, especificamente com o companheiro de seleção, Luis Fabiano, e com o zagueiro Lúcio e o goleiro Rogério Ceni, estes dois últimos campeões mundiais com R10 na Copa de 2002.

– É uma alegria encontrar grandes amigos, aqueles com quem joguei muito tempo junto na Seleção.

Montagem Atlético-MG x São Paulo: Victor, Rever, Jadson e Luis Fabiano (Foto: Editoria de arte/Globoesporte.com) Victor, Rever, Jadson e Luis Fabiano: todos já foram da Seleção (Montagem Globoesporte.com)

O goleiro Victor, que tenta voltar à seleção brasileira e já contabiliza boas atuações no ano, valoriza o duelo entre as estrelas da partida, mas espera que as do Galo brilhem mais.

– Será um grande duelo, com jogadores renomados, consagrados no futebol mundial. Quem tem a ganhar é o torcedor que vai ao campo, que vai assistir de casa a um grande jogo. Espero que os atletas do Atlético-MG estejam melhores do que os grandes nomes do São Paulo.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2013/02/duelo-entre-galo-e-tricolor-reune-campeoes-mundiais-e-promessas.html

Nenhum comentário: