quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Massa confia que voltará a lutar por título: 'Sei que posso ser um campeão'


Após superar fase difícil, brasileiro começa ano empolgado para repetir auge de 2008, quando brigou por taça: 'Já fiz no passado, não esqueci'

Por GLOBOESPORTE.COM Madonna di Campiglio, Itália

Na abertura da temporada deste ano da Fórmula 1, a torcida brasileira pode esperar um Felipe Massa diferente. Após uma mudança de mentalidade e de uma incrível reação na segunda metade do ano passado, o piloto da Ferrari chega confiante em superar as críticas e as dúvidas dos fãs e empenhado em voltar a brigar por vitórias e títulos, como em 2008, quando disputou a taça com Lewis Hamilton até a última curva da última volta do GP do Brasil.

- Mesmo se 90% das pessoas não querem acreditar mais em mim, é importante acreditar que não é possível você ser bom em um dia e passar a ser ruim no outro. É preciso crer no que você é capaz. Eu acredito em mim, sei que posso ser um campeão. Sei que posso vencer. Sei que posso ser o que fui em toda a minha carreira – disse Massa, esbanjando confiança durante o “Wrooom”,  tradicional evento organizado pela Ferrari nos alpes de Madonna di Campiglio, norte da Itália, para celebrar o início da temporada da Fórmula 1.


Felipe Massa durante coletiva em Madonna di Campiglio (Foto: Reuters)Massa mostrou discurso forte e confiante em coletiva no 'Wrooom' (Foto: Reuters)

Quero voltar a vencer e também espero ser capaz de lutar pelo campeonato. Já fiz isso no passado, não esqueci"
Felipe Massa

Campeão da F-Renault italiana e europeia em 2000 e da F-3000 Euroseries no ano seguinte, Massa chegou à Fórmula 1 em 2002. Foram três temporadas pela Sauber até ganhar a oportunidade de guiar a Ferrari, em 2006. Crescendo a cada temporada, chegou ao seu auge em 2008, quando quase quebrou um jejum de 17 anos sem títulos brasileiros ao ser campeão “por alguns segundos”, mas ver Hamilton lhe tirar a taça ao ultrapassar Timo Glock na última curva na antológica decisão de Interlagos. Depois disso, Massa enfrentou uma fase complicada: o grave acidente de 2009, o problema de adaptação aos pneus Pirelli, as mudanças técnicas dos carros e a concorrência interna com Fernando Alonso.

A sequência de dificuldades culminou na falta de resultados expressivos freqüentes e em um jejum de pódios de 35 corridas. Entretanto, a má fase foi devidamente espantada com uma incrível reação a partir das férias de agosto da F-1 em 2012. Felipe emplacou uma série de belas exibições nas últimas provas do ano e assegurou dois pódios com sabor especial, no Japão e no Brasil. Para Massa, a arrancada, além de aumentar sua confiança, serviu de treino para começar 2013 já inspirado.

- O que fizemos na segunda parte do campeonato foi como um treino para esta temporada. Quero ser competitivo do começo até o fim. Quero voltar a vencer e também espero ser capaz de lutar pelo campeonato. Já fiz isso no passado, não esqueci – ressaltou.

felipe massa e fernando alonso  ferrari evento wrooom (Foto: Reprodução / Facebook)Massa esquiou na neve das montanhas italianas de Madonna di Campiglio (Foto: Reprodução / Facebook)

Para o piloto brasileiro, a reação de 2012 não se deve apenas a alterações no carro da Ferrari, mas principalmente em razão de uma mudança de mentalidade dele próprio. Na época, abalado com o momento desfavorável e com as incertezas do futuro na equipe, Massa admitiu ter procurado ajuda psicológica especializada para recuperar a confiança.

- Não foi que o carro mudou muito de agosto para cá. Na realidade, teve também uma mudança de minha parte. Entender você mesmo o torna cada vez mais forte. Talvez eu não estivesse curtindo muito meu trabalho. Talvez eu não estivesse feliz. Mas estou feliz agora. Quando você entra no carro e quer se divertir e aproveita isso, você consegue fazer o seu trabalho da melhor maneira possível. Fazendo isso, podemos ter um ano como o de 2008 – analisou.

fernando alonso felipe massa ferrari evento wrooom (Foto: Reprodução / Facebook)Junto com companheiro Fernando Alonso, Massa tenta driblar frio nos alpes (Foto: Reprodução / Facebook)

Apoio do chefão da Ferrari
A confiança de Felipe em um 2013 melhor se estende também à equipe Ferrari. Nesta semana, o chefe da escuderia, Stefano Domenicali fez elogios e celebrou o fato de ter apostado na manutenção do brasileiro para este ano, mesmo nos momentos mais complicados.

- Acredito que o momento mais difícil da carreira de Felipe ficou para trás. Ele deu a volta por cima nas férias de meio de temporada e conseguiu mostrar como é talentoso. O Felipe que vimos na segunda metade do ano é o piloto que queremos. Houve muita pressão sobre mim para mudanças, mas não era interesse para o time. Preferi esperar para ver e, hoje, estou convencido de que manter Felipe na família Ferrari foi a decisão certa. Sua performance na metade final da temporada contribuiu significativamente para alcançarmos a segunda posição no Mundial de Construtores -  disse Domenicali.

A temporada 2013 só começará no dia 17 de março, com o GP da Austrália, mas os novos carros já irão à pista nos primeiros testes coletivos, marcados para a primeira semana de fevereiro no circuito espanhol de Jerez de la Frontera.

No 'Wrooom', Stefano Domenicali mostrou confiança em Felipe Massa para 2013 (Foto: Reprodução/Facebook)No 'Wrooom', Domenicali mostrou confiança em Felipe Massa para 2013 (Foto: Reprodução/Facebook)

Nenhum comentário: