quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Com histórico equilibrado, Sharapova e Venus fazem clássico na Austrália


Musa russa tem se mostrado superior na quadra dura, mas americana leva a melhor quando o assunto é Grand Slam. Duelo vale vaga nas oitavas de final

Por GLOBOESPORTE.COM Melbourne

A terceira rodada da chave feminina do Aberto da Austrália já terá um encontro de gigantes. De um lado, a musa Maria Sharapova, atual número 2 do mundo e que tenta recuperar o posto de lider do ranking da WTA. Do outro, a americana Venus Williams, melhor tenista entre as mulheres em 2002 e que vem desde o ano passado batalhando para voltar à boa forma de antigamente, após lesões e doenças que a tiraram de vários torneios em 2011. Cercadas por lados positivos nos duelos que já tiveram, as duas disputam nesta sexta-feira, às 6h (no horário de Brasília), uma vaga nas oitavas de final do primeiro Grand Slam da temporada.


montagem Venus Williams e Maria Sharapova tênis (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)Sharapova leva vantagem nos confrontos contra Venus: 4 a 3 (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

No histórico do confronto entre as tenistas, a russa leva a melhor, mas com a vantagem mínima. Das sete partidas que as duas já fizeram em torneios WTA, Sharapova ganhou quatro vezes, enquanto Venus saiu vencedora nos outros três jogos. Porém, cada atleta tem no que apostar para o embate desta quinta.

Das quatro vitórias de Sharapova, três (Zurique em 2004 e Miami em 2005 e 2007) foram em quadra dura, o mesmo piso utilizado no Aberto da Austrália. Só que quando as duas se enfrentaram em Grands Slams, Venus se sobressaiu nas duas vezes em que isso aconteceu. Além de superar a musa em 2007 em Wimbledon, a americana conquistaria seu terceiro título na grama sagrada britânica justamente na decisão contra a próxima adversária, em 2005.

A última partida foi no ano passado, no WTA de Roma, e Sharapova derrotou Venus na primeira vez em que jogaram no saibro. Quem passar pega nas oitavas a vencedora do jogo entre a russa Valeria Savinykh e a belga Kirsten Flipkens.


Confira a comparação entre as duas tenistas que se enfrentam pela 3ª rodada do Aberto da Austrália
Tenista Venus Williams Maria Sharapova
País EUA Rússia
Idade 32 25
Vitórias 3 4
Vitórias em piso duro 1 3
Títulos em Melbourne 0 1 (2008)
Finais em Melbourne 1 (2003) 3 (2007, 2008 e 2012)
   
FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2013/01/com-historico-equilibrado-sharapova-e-venus-fazem-classico-na-australia.html

Nenhum comentário: