quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Zé Roberto vira auxiliar em vitória do Campinas e brinca: 'Fiquei perdido'


De volta de viagem, técnico fica responsável pelo scout no primeiro set, mas depois volta atenções para quadra e vê virada sobre Pinheiros

Por Heitor Esmeriz Campinas, SP

Zé Roberto vive noite de assistente técnico no Campinas (Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)Zé Roberto vive noite de assistente técnico
(Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)

Tricampeão olímpico para sempre, coadjuvante por uma noite. José Roberto Guimarães voltou ao passado nesta terça-feira, em sua estreia pelo Campinas. Uma estreia "pela metade", na verdade. Sem tempo para treinar o time, já que passou a última semana de férias na Espanha, ele atacou de auxiliar na vitória de virada por 3 sets a 1 sobre o Pinheiros, em casa, com parciais de 20/25, 25/11, 25/11 e 25/9, pelo Campeonato Paulista feminino.

Enquanto Paulo Cocco orientava o time à beira da quadra, Zé Roberto passava a maior parte do tempo sentado no banco de reservas. No primeiro set, ficou responsável pelo scout, mas confessa que não sabia muito bem o que fazer com a responsabilidade, por isso depois abriu mão para acompanhar com mais atenção a reação do seu time.

- Eu fiquei um pouco perdido com as anotações. Quando você fica no banco, tem a responsabilidade de anotar as defesas, os passes, os ataques, os bloqueios. Mas são muitos números. Fazia trinta anos que não fazia isso (scout). Então, achei que ia contribuir mais olhando o jogo - brincou Zé Roberto.

A missão de comandar a equipe sob o olhar atento do técnico tricampeão olímpico foi uma experiência inédita para Paulo Cocco, que, na semana passada, já havia ficado à frente da equipe no triunfo sobre Araraquara, fora de casa, mas sem a presença de Zé no banco.

- Foi uma decisão lógica, já que é complicado você comanadar o time numa partida sem ter acompanhando os últimos treinos, por mais competente que seja o técnico, como é o caso do Zé. Mas ele se comportou bem no banco de reservas (risos) e ajudou da maneira que deu - comentou
.
Zé Roberto vive noite de assistente técnico no Campinas (Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)Com Zé Roberto de lado, Cocco conversa com as jogadoras (Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)

Com Zé Roberto concentrado nas anotações, Campinas foi surpreendido e perdeu o primeiro set por 25 a 20. Na segunda parcial, após o susto, Zé resolveu ver de perto os motivos que levaram a equipe a sair atrás do placar. A exemplo do técnico, o time também mudou a postura em quadra, se impôs e empatou com incontestáveis 25 a 11.

Àquela altura, Zé Roberto já estava completamente à vontade. Tanto que, no intervalo do segundo para o terceiro set, quebrou o protocolo e aqueceu com as jogadoras reservas. A reação continuou, e Campinas repetiu a parcial anterior para ficar em vantagem no placar. A cada ponto bem jogado, incentivo e aplausos do tricampeão.

Depois, foi só manter o ritmo para confirmar a supremacia e fechar a partida em 25 a 9 no quarto set, em um ataque de Pri Daroit pela entrada de rede. Festa para os dois mil torcedores que prestigiaram a primeira partida do Campinas como mandante, com aprovação dos dois "chefes".

Jogadoras do Campinas comemoram ponto (Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)Jogadoras do Campinas comemoram ponto (Foto: Heitor Esmeriz/Globoesporte.com)

- Nós começamos um pouco irregulares, sem acertar o saque. Isso colocou o Pinheiros no jogo. Mas corrigimos os erros a tempo de assumir o controle do jogo. Aí, as coisas fluíram naturalmente - analisou Paulo Cocco, em uma visão tática do jogo.
Com um olhar mais psicológico, Zé Roberto atribuiu o início ruim à ansiedade pelo primeiro jogo em casa.

- Todo mundo estava contando as horas por esse primeiro contato com a torcida, que foi muito legal. Assim, todo mundo sentiu um pouco. Depois, o time entrou no clima do jogo e fluiu muito bem - disse Zé, que enalteceu a participação das arquibancadas
.
- O público que vimos aqui foi muito bom, principalmente se tratando de um Campeonato Paulista. Até em Superliga é complicado (um público assim).
O público que vimos aqui foi muito bom, principalmente se tratando de um Paulista. Até em Superliga é complicado (um público assim)"
Zé Roberto

Foi a segunda vitória do Campinas no torneio. Por outro lado, Pinheiros sofreu a terceira derrota no Estadual. Agora, a expectativa é para saber se Zé Roberto assume efetivamente o time na próxima quinta-feira, contra São Bernardo, novamente em seus domínios.

- Vamos conversar. É um jogo complicado. Se houver tempo suficiente para eu assumir, tranquilo. Caso contrário, o Paulo está preparado para continuar no cargo. Mas a tendência é que, com o passar dos dias e dos treinos, as coisas voltem ao normal rapidamente - disse.

Depois de São Bernardo, Campinas terá pela frente os dois primeiros testes de fogo: Sesi, sábado, também em Campinas, e Osasco, dia 12, fora de casa. Os dois adversários são vistos por Zé Roberto como os principais concorrentes na briga pelo título estadual.

- É claro que nosso primeiro objetivo é a classificação, mas o Sesi e o Osasco são os dois times mais fortes do torneio. Vamos pensar um jogo de cada vez. O São Bernardo é um adversário 'chato' também, que vem crescendo desde a última temporada. Depois, vamos para essa sequência ainda mais difícil - finalizou o técnico, coadjuvante por uma noite, tricampeão olímpico para sempre.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/sp/campinas-e-regiao/noticia/2012/09/em-noite-de-assistente-ze-roberto-e-coadjuvante-em-vitoria-do-campinas.html

Nenhum comentário: