quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Pela quinta vez, Poços de Caldas é a sede das Olimpíadas Escolares


De 6 a 15 de setembro, etapa nacional de 12 a 14 anos marca a estreia das lutas associadas no programa de atividades que conta com 13 modalidades

Por GLOBOESPORTE.COM Poços de Caldas, MG

Há menos de um mês do fim dos Jogos Olímpicos de Londres, chegou a vez das promessas brasileiras brilharem durante a etapa nacional das Olimpíadas Escolares, de 12 a 14 anos, que será realizada pela quinta vez em Poços de Caldas, de 6 e 15 de setembro. Com recorde de 4.493 participantes, entre atletas e professores, distribuídos entre 1.253 escolas - cem a mais do que no ano passado -, a cidade mineira traz uma novidade no programa de atividades: a estreia das lutas associadas. As outras modalidades em disputa são atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei. A cerimônia de abertura está marcada para esta quinta-feira, às 18h, no Ginásio Poliesportivo Arthur Moreira Chavez. As disputas individuais começam na sexta-feira, enquanto as coletivas acontecem a partir do dia 11 de setembro.

Olimpíadas Escolares em Curitiba (PR) (Foto: Ana Patrícia / COB)Com recorde de 4.493 participantes, Poços de Caldas recebe Olimpíadas Escolares (Foto:Ana Patrícia/COB)

Em 2010 e 2011, as Olimpíadas Escolares tiveram em torno de 40 mil escolas e o fato de termos cem a mais no evento nacional significa que mais instituições de ensino entraram na base. (...) O futuro do esporte passa pelas escolas"
Edgar Hubner

- Em 2010 e 2011, as Olimpíadas Escolares tiveram algo em torno de 40 mil escolas participando das seletivas estaduais e o fato de termos cem escolas a mais no evento nacional significa que mais instituições de ensino entraram na base. Nosso grande desafio é atingir um número maior de escolas nos próximos anos. O futuro do esporte brasileiro passa pelas escolas - afirmou o diretor geral da competição, Edgar Hubner
.
Terceiro esporte que mais distribui medalhas em Jogos Olímpicos, com 18 eventos e 72 pódios, uma vez que dois atletas recebem o bronze, as lutas têm dois estilos: livre e greco-romana. Em Poços de Caldas, no entanto, a competição será disputada apenas no estilo livre, em três categorias: leve (até 35kg para o feminino e 40kg para o masculino), médio (45kg feminino e 55kg masculino) e pesado (60kg e 75kg).

Por ser estreante, a modalidade terá o menor número de participantes entre os 13 esportes que compõem o calendário do evento. Das 28 delegações (26 estados, além do Distrito Federal e de Poços de Caldas), 12 inscreveram atletas e cinco terão equipes completas. São elas: Amazonas, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo. Prata no Pan-Americano de Santo Domingo-2003 e representante do Brasil em Atenas 2004, Antoine Jaoude é um dos embaixadores.

Judoca Sarah Menezes ouro em Londres (Foto: Agência Reuters)Ouro no judô dos Jogos de Londres, Sarah é uma
das embaixadoras das OEs (Foto:Agência Reuters)

Para inspirar os jovens, 13 atletas, incluindo medalhistas olímpicos e pan-americanos, atuarão como embaixadores, transmitindo suas experiências para a nova geração do esporte. São eles: Ana Claudia Lemos (atletismo), Daniel Paiola (badminton), Clarissa dos Santos (basquete), Renato Resende (ciclismo), Sarah Menezes (judô), Angelica Kieczynski (ginástica artística), Luiz Ricardo (handebol), Leonardo de Deus (natação), Antoine Jaoude (lutas), Lígia Silva (tênis de mesa), Lenisio Teixeira Jr. (futsal), além dos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão, do boxe
.
Além das competições, outro destaque será a programação sócio-educativa e cultural, com atividades extracurriculares que têm como objetivo aproximar os estudantes aos valores olímpicos e conscientizá-los sobre a importância da prática esportiva. O conceito de sustentabilidade será trabalhado através de um programa com seis temas - resíduos, energia, água, transporte, engajamento de stakeholders e legado. Algumas iniciativas serão tomadas pelo Comitê Organizador, como o plantio de 150 árvores, compensação das emissões de CO2, palestras em escolas e redução do consumo de papel (a meta é consumir 10% menos papel do que na competição do ano passado).

Centro de Convivência das Olimpíadas Escolares 2011 em João Pessoa na Paraíba (Foto: Divulgação / COB)Programação sócio-educativa e cultural é outro destaque do torneio estudantil (Foto: Divulgação / COB)

Maior torneio de esporte estudantil do país, as Olimpíadas Escolares revelaram 17 atletas que representaram o país nos Jogos Londres. O evento, organizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) em parceria com o Ministério do Esporte desde 2005, foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas, como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, no atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, na natação. Além destes, atletas de handebol, futebol feminino e basquete deram seus primeiros passos esportivos na disputar escolar.

FONTE:
http://globoesporte.globo.com/esporte-estudantil/noticia/2012/09/pela-quinta-vez-pocos-de-caldas-e-sede-das-olimpiadas-escolares.html

Nenhum comentário: