quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Criciúma martela, mas Vitória busca o empate e mantém vantagem na ponta

No duelo entre líder e vice-líder, catarinenses ficam duas frentes à frente do placar no Barradão cheio, mas baianos conseguem reação

 A CRÔNICA
por Raphael Carneiro

Líder e vice-líder, Vitória e Criciúma fizeram nesta terça-feira uma das partidas mais esperadas da Série B do Campeonato Brasileiro. E fizeram por onde. Em um jogo com um primeiro tempo movimentado e um segundo morno, as duas equipes empataram em 2 a 2 no Barradão. William e Elton marcaram para os baianos. Zé Carlos e Lucca fizeram os gols do time catarinense. O Criciúma esteve na frente por duas vezes no placar, e o Vitória encontrou forças para reagir.

Além de um bom futebol das duas equipes, o Barradão viveu uma noite de casa cheia. Foram 31.894 pagantes. A presença só foi menor do que o triunfo do Rubro-Negro sobre o CRB, na despedida de Neto Baiano, quando 32.255 pagaram ingresso - recode de público da competição até agora.

O resultado faz com que o topo da tabela não seja alterado. Sem perder há sete partidas, o Vitória se mantém na liderança da Série B, com 49 pontos. Com três a menos, o Criciúma segue na cola do time baiano na luta pelo título da competição.


Os dois times voltam a campo no próximo sábado. O Vitória vai defender a liderança contra o Ipatinga, em Minas Gerais. De olho no primeiro lugar, o Criciúma recebe o América-MG no estádio Heriberto Hulse. As duas partidas serão realizadas às 16h (de Brasília).

Elton, Vitoria x Criciuma (Foto: Erik Salles / Futura Press)Vitória e Criciúma fizeram um jogo bastante disputado no Barradão (Foto: Erik Salles / Futura Press)

Chuva de gols nos primeiros 45 minutos

Antes de a bola rolar no Barradão, a chuva e o vento forte davam sinais de que seria uma noite fria no estádio. Ledo engano. A partir do apito inicial, as gotas d'água cessaram, e o que se viu dentro de campo foi uma chuva de gols. O festival teve início logo aos cinco minutos. Lucca recebeu lançamento, foi à linha de fundo e cruzou para a área. Zé Carlos, sempre ele, empurrou para o fundo das redes e abriu o placar. Após o gol, o atacante do Criciúma sentiu dores na coxa e diminuiu o ritmo. O mesmo aconteceu com o time.

O Vitória partiu para o ataque e abusou das jogadas aéreas. A cada cruzamento, a tensão aumentava na zaga do Criciúma. Com o time todo no campo de ataque, o Rubro-Negro chegou ao empate na base da pressão. Willie chutou de fora da área, Michel Alves espalmou, Elton tentou no rebote, e o goleiro defendeu mais uma vez. Na terceira chance, William calibrou o pé e fez com que a torcida vibrasse na arquibancada.

Os torcedores do Vitória ainda comemoravam o gol de empate quando Lucca estragou a alegria. No minuto seguinte, o atacante deu um chute indefensável da entrada da área e colocou o time catarinense na frente mais uma vez. Na comemoração, dançou "arrocha" em frente à torcida do Vitória e esquentou ainda mais o clima dentro de campo.

Assim como aconteceu após o primeiro gol, o Vitória se lançou ao ataque. Com o apoio do torcedor que lotou o Barradão, a equipe repetiu a estratégia da bola aérea. E foi assim que conseguiu o empate. Em cobrança de escanteio, Elton cabeceou certeiro para empatar a partida.
Jogo morno e torcida satisfeita

Sem a mesma intensidade da primeira, a etapa final acabou esfriando. Os dois times reforçaram a marcação no meio de campo, e o duelo ficou mais truncado. Para furar o bloqueio adversário, o técnico Paulo César Carpegiani optou pelas entradas de Fernando Bob e Tartá nos lugares de Michel e Willie.

As duas equipes ainda criaram boas oportunidades, e a melhor foi com Kleber, que recebeu sozinho pela esquerda e tentou mandar por cobertura. Deola defendeu com tranquilidade. Sem conseguir modificar o placar, os dois times mexeram. No Vitória, Marquinhos entrou no lugar de Pedro Ken. No Criciúma, Gilmar substituiu Zé Carlos, e Válber entrou no lugar de Giovanni Augusto. Mas as modificações não surtiram efeito.

Com o passar do tempo, a torcida alternava momentos de apoio e ansiedade. Sem o mesmo gás dos momentos iniciais, as duas equipes se esforçaram até o último minuto para conseguir o resultado positivo. Prevaleceu o empate, e a torcida do Vitória aplaudiu o time ao fim do jogo em reconhecimento ao duelo dos dois favoritos ao título da Segunda Divisão.


FONTE:

Nenhum comentário: