quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Nadal supera compatriota, paralisação e chuva na estreia no Aberto do Rio


Número 5 do mundo vence Pablo Carreño Busta por 2 sets a 0 após chuva deixar duelo paralisado por uma hora. Estreia de Tsonga é adiada para quarta-feira




Por
Rio de Janeiro




Na noite desta terça-feira, Rafael Nadal não venceu apenas o compatriota Pablo Carreño Busta na sua estreia no Aberto do Rio, mas ainda superou a chuva que caiu no Jockey Club Brasileiro, na Zona Sul da cidade. Após passear diante do compatriota no primeiro set, que venceu por 6/1, o número 5 do mundo esperou por uma hora a chuva passar e, mesmo sem isso acontecer, pediu para que o jogo prosseguisse ainda nesta terça, com a concordância do adversário. Na volta, fechou o jogo em 2 sets a 0 ao fazer 6/4 na segunda parcial, ainda sob forte chuva.

- Foi um teste muito bom para começar, estou muito contente pela vitória e creio que foi uma boa partida. As condições foram complicadas com chuva e piso pesado, mas estou feliz por seguir à segunda rodada (...). É parte do nosso esporte, quando chove no saibro as condições ficam pesadas e temos que nos adaptar - disse o jogador ao SporTV após a vitória.

Nadal Rio Open (Foto: Luiz Pires/Fotojump)
Nadal enfrentou a chuva para vencer Carreño 
Busta na estreia no Aberto do Rio (Foto: 
Luiz Pires/Fotojump)


Na quinta-feira, Nadal enfrenta nas oitavas de final outro espanhol, Nicolas Almagro, 53° do ranking. Os dois tenistas são velhos conhecidos no circuito, com 14 duelos entre eles. Foram 13 vitórias do Touro Miúra e apenas uma de Almagro. Esta única derrota de Nadal aconteceu em 2014, no saibro de Barcelona.

Uma partida da chave de simples masculina foi adiada para quarta-feira, uma das mais aguardadas. A estreia do francês Jo-Wilfried Tsonga diante do brasileiro Thiago Monteiro foi cancelada por conta da chuva e acontecerá às 14h15 (de Brasília), na quadra central.


O jogo
Em quadra, Rafael Nadal começou a partida de forma avassaladora para cima de Busta, e no primeiro ponto teve uma bola vencedora de direita que empolgou a torcida. Na hora de sacar no segundo game, o adversário ainda ajudou com dupla falta e erros não forçados. Resultado? Quebra para Nadal e, em nove minutos, o eneacampeão de Roland Garros já tinha 3/0. A resposta de Busta veio com um ace no quarto game, quando confirmou seu serviço.

No quinto game do primeiro set, Nadal passou a se complicar com erros não forçados e Busta teve a chance de devolver a quebra, depois de forçar o revés do adversário. Depois de lutar muito, Nadal conseguiu confirmar o serviço e chegar a 4/1. Só no sexto game a esquerda de Nadal deslanchou mais, e assim ele chegou à segunda quebra, para depois fechar o set em 6/1. Quando voltavam para o segundo set, a chuva apertou e o duelo foi interrompido.

Pablo carreño Busta x Rafael Nadal - Rio Open tênis (Foto: Zeca Azevedo)Carreño Busta complicou mais o jogo de Nadal no segundo set (Foto: Zeca Azevedo)


Depois de uma hora de paralisação, os tenistas voltaram para quadra ainda com chuva, ora mais forte, ora mais franca. E se antes da parada Busta não foi páreo para Nadal, no segundo set a história foi diferente. Apesar de ter sofrido uma quebra logo no terceiro game, o tenista de 24 anos a devolveu logo na sequência, com uma cruzada vencedora com a esquerda. Os dois tenistas voltaram a ter dificuldades em seus serviços e cada um somou nova quebra nos dois games seguintes.

No sétimo game, Nadal teve três chances de quebra e, mais agressivo, desceu a mão na paralela para quebrar pela terceira vez o saque de Busta no set. Após chegar a 4/3, Rafael Nadal confirmou o serviço com dificuldades. A um game de fechar a partida, ele saiu com 0/30, mas viu Busta se impor e confirmar o serviço, deixando o jogo em 5/4. No serviço para a vitória, Nadal colocou fim à partida após 1h20 de jogo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2016/02/nadal-supera-compatriota-paralisacao-e-chuva-na-estreia-no-aberto-do-rio.html

Nenhum comentário: