quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Capitão do Cobresal culpa imprensa, nega racismo e pede desculpas


LIBERTADORES



"Não falei isso como uma forma de racismo, nem menosprezando o povo brasileiro", diz Johan Fuentes após polêmica criada em entrevista a uma rádio chilena




Por
Rio de Janeiro



Johan Fuentes, do Cobresal (Foto: Divulgação / Site oficial do Cobresal)
Johan Fuentes, do Cobresal, diz que não teve 
intenção de ofender brasileiros (Foto: 
Divulgação / Site oficial do Cobresal)


O meia Johan Fuentes, capitão do Cobresal, pediu desculpas aos brasileiros por ter se referido aos jogadores do Corinthians como "negros" em uma entrevista no Chile. O atleta garantiu não ser racista e culpou a imprensa do país por ter criado a polêmica com o Timão, rival do seu clube na primeira rodada do Grupo 8 da Libertadores, às 21h45 (de Brasília), nesta quarta-feira.

- Ontem me ligaram de quase todos os meios de Santiago. Falei dos brasileiros, do Corinthians e, lamentavelmente, não achei outra palavra e falei "os negros", no sentido de que vinham assustados a El Salvador porque não conheciam o deserto. Não falei isso como uma forma de racismo, nem menosprezando o povo brasileiro. Mas aqui a imprensa é uma classe tão ruim que subiram a matéria de uma maneira como se eu estivesse falando mal. A verdade é que eu nunca quis falar isso como forma de racismo ou mau-caráter. Eu admiro o futebol brasileiro. Essa briga que a imprensa criou é coisa de gente ruim. Acima de tudo, queria pedir desculpas a quem se sentiu ofendido e dizer que não quis falar nada nesse sentido - disse Fuentes ao site da Band.

A declaração polêmica do jogador foi dada à rádio ADN, do Chile, e repercutiu muito antes do confronto pela Libertadores. Segundo o veículo chileno, Fuentes disse o seguinte:
- Li no Twitter, e é verdade que os negros estão bastante assustados pelo tema do deserto e da altura. Temos de ser bem inteligentes, fazer com que eles se afoguem, ter a bola e pressioná-los quando estejam afogados.

Nesta quarta, o meia afirmou que entrou em contato com o autor da reportagem para reclamar do tom usado pela rádio:

- Depois me ligou a pessoa que fez a entrevista e eu disse: "Olha o que você faz com uma palavra ruim e uma frase solta colocada na internet. Isso faz mal ao futebol". Na verdade, eu nunca falei assim. Ele me pediu desculpas e falou que tiraram a frase do que eu havia dito e subiram a matéria. Eu disse: "Bom, a cagada já está feita". Não queria que saísse meu nome assim, como se eu fosse um jogador mau-caráter.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/libertadores/noticia/2016/02/capitao-do-cobresal-culpa-imprensa-nega-racismo-e-pede-desculpas.html

Nenhum comentário: