quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Dor estomacal, chuva... Bellucci sofre virada e cai para Dolgopolov no Rio


Brasileiro precisou pedir atendimento devido a dores estomacais e viu o jogo ser paralisado no segundo set por conta de temporal, quando vencia o confronto




Por
Rio de Janeiro



A estreia no Aberto do Rio não poderia ter sido mais complicada para Thomaz Bellucci. Cabeça de chave número 8 do torneio, o brasileiro deu "azar" no sorteio e precisou enfrentar Alexandr Dolgopolov, o adversário mais bem ranqueado dentro das possibilidades. Não bastasse isso, ainda enfrentou uma dor estomacal no segundo set e a paralisação do confronto por conta de chuva num momento em que estava bem no jogo. Um somatório de fatores que, combinados a uma instabilidade emocional do brasileiro no terceiro set, culminaram em sua derrota de virada por 2 sets a 1, parciais de 6/7(3), 7/5 e 6/2 para o ucraniano.

Thomaz Bellucci contra Alexandr Dolgopolov no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Thomaz Bellucci foi eliminado por 
Alexandr Dolgopolov logo na 
estreia do Aberto do Rio 
(Foto: Fotojump)


- Acho que não atrapalhou muito não (a chuva). Acho que pelo contrário. No terceiro set, eu joguei melhor que nos outros dois, mas ele jogou melhor. Acho que na volta da parada da chuva (fim do segundo set), eu poderia ter jogado melhor para levar para o tie-break. E não consegui confirmar o saque, errei duas bolas bobas. Ele mereceu ganhar, conseguiu acertar muitas bolas que não estava acertando antes. Ele antes estava apostando em jogar muito mais no meu erro, depois entrou com uma proposta muito mais agressiva, de tirar meu tempo, de atacar muito mais - explicou, Bellucci.
O confronto foi o terceiro entre os tenistas. No ano passado, o ucraniano venceu na terceira fase do Masters 1000 de Miami e, no início deste ano, bateu o brasileiro em Sydney. Na próxima fase, o vice-campeão do torneio em 2014 enfrenta o espanhol Iñigo Cervantes, que superou o japonês Taro Daniel, de virada, por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 7/5 e 6/2.

Bellucci x Dolgopolov - Aberto do Rio de tênis (Foto: Fotojump)Dolgopolov deu muito trabalho para o brasileiro no confronto e saiu com a 
vitória (Foto: Fotojump)


Confira a chave masculina do Aberto do Rio


O jogo
O brasileiro começou o jogo com o saque e, ainda frio, facilitou as coisas para Dolgopolov. O ucraniano devolveu firme e anotou a quebra logo no primeiro game. Em seguida, foi a vez de Bellucci incomodar na devolução, obrigando o rival a salvar dois break points antes de iguais e outras três vezes. Porém, o saque afiado entrou quando foi preciso e Dolgopolov manteve o serviço.  No oitavo game, não teve jeito. O ucraniano devolveu os presentes do início do jogo e facilitou as coisas para Bellucci, que conseguiu boas devoluções para empatar o confronto em 4/4.

Muito agressivo nas devoluções, Dolgopolov voltou a incomodar o saque do brasileiro logo em seguida. Desta vez foi Bellucci que precisou salvar quatro break points para, enfim, confirmar o seu serviço numa winner espetacular na paralela e fazer 5/4 no set. Novamente com o saque a favor, Bellucci se complicou. Tinha 40/15 e cometeu sucessivos erros não forçados, além de uma dupla falta, para ser quebrado no 11° game. Sem se abalar, o brasileiro voltou a devolver bem, conseguiu três break points e, na terceira oportunidade, viu a bola de Dolgopolov ir fora na cruzada para levar o set ao tie-break.

Bellucci x Dolgopolov - Aberto do Rio de tênis (Foto: Fotojump)
Após paralisação pela chuva, Bellucci não 
conseguiu mostrar boa atuação e acabou 
eliminado (Foto: Fotojump)


Bellucci começou sofrendo o mini break, com um voleio fantástico de Dolgopolov, que pegou a bola de costas, com a parte de trás da raquete. Essa até o público aplaudiu. O ucraniano, no entanto, cometeu erros em seus serviços e o brasileiro revertou a situação, abrindo 6/2 e com o saque a favor. Dolgopolov salvou o set point, mas jogou a bola no público na sequência para ver Bellucci vencer por 7-3.

Dolgopolov voltou para o segundo set afiadíssimo em seus saques. Enquanto isso, Bellucci tinha problemas para encaixar o serviço e, com duas duplas faltas no quarto game, deu a quebra “de presente” para o rival, que abriu 4/1 ao confirmar em seguida. Era visível que a movimentação do brasileiro estava diferente e ele tinha dificuldade em ir para as bolas. Neste momento, Bellucci chamou o fisioterapeuta em quadra e pediu um remédio, sentindo dores no estômago (veja o vídeo clicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

Se fez efeito instantâneo ou não é difícil saber. Mas, Bellucci voltou melhor após a parada. Confirmou o serviço e, logo em seguida, anotou uma quebra com muita consistência na devolução para novamente manter o saque e fazer 4/4. No oitavo game, Dolgopolov ainda se irritou demais com dois lances - no primeiro, quando não concordou com a marcação, cuspiu para cima e recebeu vaias; no segundo, viu Bellucci anotar o ponto na rede e arremessou a raquete com força no chão para ouvir novamente as vaias do torcedor. Com 6/5 para o ucraniano, o jogo foi paralisado por conta do temporal (veja no vídeclicando no LINK da FONTE no final da matéria abaixo).

A partida foi reiniciada cerca de 1h30 depois da paralisação com o game em 30/30. Com uma bola na rede logo de cara, Bellucci já encarou um break point, que também significaria o set para Dolgopolov. Mas, sacou bem aberto e finalizou o ponto numa bela cruzada. Porém, mais um erro, com uma deixadinha na rede e aí não teve jeito: Dolgopolov devolveu bem e anotou um winner para vencer o set e empatar o jogo.

Apesar dos erros, o brasileiro mostrou que tinha encontrado melhor a variação da bola com o piso molhado no início do terceiro set. Ele logo abriu três chances de quebra e ainda contou com uma dupla falta de Dolgopolov para conseguir a quebra. Sacando firme, ele abriu 2/0. Só que aos poucos o ucraniano foi encontrando a melhor forma de atuar e apostou na boa variação com o slice no fundo para complicar Bellucci. A estratégia deu certo e, com confiança, ele encaixou belos winners para anotar duas quebras em seguida, fazendo 4/2 no terceiro set. O brasileiro perdeu a cabeça: se irritou e jogou a raquete no chão. Visivelmente desconcentrado, Bellucci cometeu dupla falta e deu dois match points ao rival, que venceu o jogo numa cruzada de backhand.


FONTE:

Nenhum comentário: