quarta-feira, 17 de fevereiro de 2016

Convidado, brasileiro Thiago Monteiro surpreende Tsonga no Aberto do Rio

Cearense de 21 anos elimina atual número 9 do mundo na primeira rodada do torneio. Partida foi disputada na tarde desta quarta, devido à chuva na noite de terça



Por
Rio de Janeiro


(OBS. DO BLOG:
PARA ASSISTIR O VÍDEO  CLIC 
NO  LINK  DA  FONTE NO FIM 
DA MATÉRIA ABAIXO)



Um tenista convidado era a única esperança do Brasil na chave masculina de simples do Aberto do Rio. O cearense Thiago Monteiro, atual 338º do ranking mundial, teve a oportunidade de encarar o francês Jo-Wilfried Tsonga nesta quarta-feira, em jogo adiado por conta da chuva na noite de terça. Com um jogo consistente, o brasileiro de 21 anos, que vem subindo no ranking depois de sofrer com lesões, levou a torcida ao delírio no Jockey Club Brasileiro. Debutando em eventos ATP, ele arrancou uma vitória surpreendente sobre o atual número 9 do mundo na primeira rodada do torneio: 2 sets a 1, parciais de 6/3, 3/6 e 6/4. Após o ponto final, o brasileiro despencou no chão, mal acreditando no feito que acabara de alcançar.

- Não tenho muito a dizer. Aconteceu. Estou muito feliz. Acreditei em todos os momentos do jogo. Está muito calor, mas eu acreditei. Acreditei no meu saque. Só tenho a agradecer a todos que estavam aqui. Minha estratégia foi acreditar. Eu me mantive muito bem fisicamente. Acho que ele sentiu um pouco o calor - comentou Thiago Monteiro ao final do jogo.

Thiago Monteiro, Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Thiago Monteiro desaba após surpreender 
Tsonga no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)


O uruguaio Pablo Cuevas (45º) é o próximo adversário de Thiago Monteiro no Rio. Os dois se enfrentam nesta quinta-feira pelas oitavas de final.

O JOGO

Thiago Monteiro em partida contra Jo-Wilfried Tsonga no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)Thiago Monteiro obteve uma vitória heroica sobre Tsonga na primeira rodada (Foto: Fotojump)

Thiago fez um primeiro set a mil por hora. Enquanto Tsonga sofria com o calor e lutava após sentir o joelho, o brasileiro soltava o braço e maltratava o número 9 do mundo. Depois de já ter tido um duplo break point no set, Thiago conquistou a quebra no sétimo game. E mais: empolgado, fechou a parcial novamente em cima do serviço do top 10 francês. Para tristeza da torcida brasileira, Tsonga deu o troco no set seguinte. Ele contou com uma quebra logo no primeiro game para ter sua vida facilitada e venceu a segunda parcial também em cima do saque do brasileiro.

Thiago poderia ter começado bem o set decisivo. Teve mais uma vez um duplo break point nas mãos, mas pecou nas devoluções e desperdiçou a chance de quebra. Depois, Tsonga voltou a sentir o joelho ao pisar de mal jeito. Apesar do incômodo, lutava e se frustrava cada vez mais com os erros. Nada foi pior que o nono game. Errando demais, o francês permitiu a quebra ao brasileiro. Então, Thiago brigou demais no saque após sair atrás (0-30) e virou o game. Tsonga ameaçou jogar a raquete na parede ao permitir o primeiro match point do jogo, mas conseguiu se recuperar e teve duas vezes a chance da quebra. Porém, a estrela de Thiago sobressaiu. Veio o segundo match point, e desta vez o brasileiro se impôs, caindo no chão sem acreditar que havia acabado de derrotar um top 10.

Jo-Wilfried Tsonga em partida contra Thiago Monteiro no Aberto do Rio (Foto: Fotojump)
Tsonga se despede do Aberto do Rio logo 
na partida de estreia (Foto: Fotojump)


FONTE:

Nenhum comentário: