segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Corujão terá Mari Paraíba, Hortência, Mariana Brochado e Roberta Sá


Programa desta quarta-feira irá discutir como, no mundo do esporte, as mulheres constantemente tem o talento abafado pelo título de "musa" que recebem




Por
Rio de Janeiro, RJ


As mulheres vão ditar o tom do Corujão do Esporte desta quarta-feira. Em pauta, a discussão sobre a forma como elas são vistas no mundo do esporte, onde muitas são constantemente carimbadas com o título de musas e têm os holofotes afastados do seu talento. Para debater o assunto, o programa irá receber a jogadora de vôlei Mari Paraíba; a ex-jogadora de basquete e integrante do time de ouro da TV Globo Hortência; a ex-nadadora Mariana Brochado e a cantora Roberta Sá.

O tema foi inspirado pela ex-jogadora de vôlei de praia Ana Paula, que, na última semana, assumiu as rédeas da coluna de esportes do jornal O Globo para falar sobre o preconceito contra as mulheres no mundo do esporte, engrossando a campanha #AgoraÉqueSãoElas. O movimento sugere que homens cedam seu espaço para que elas falem sobre seus direitos e questões relacionados a gênero. Em seu texto, a ex-atleta de 43 anos argumenta como  fala sobre como as críticas que elas recebem machucam menos do que a idealização dos seus corpos.

- As duras críticas de performance não nos ferem tanto quanto a idealização carnal de nossos corpos, escritos às vezes em palavras de mau gosto ou explícitos em fotos apelativas. Nossa realização e nosso ego não estão no que vocês falam, mas em como entregam a mensagem. O bonito é para ser olhado, mas o inspirador é para ser enaltecido. A batalha e a garra, por exemplo - escreveu Ana Paula na coluna.

Volei de praia - Ana Paula e Tati sentem falta de ritmo de jogo na China (Foto: Divulgação)
Ana Paula escreveu sobre preconceito contra 
mulheres na última semana no jornal 
O Globo (Foto: Divulgação)


Mari Paraíba é jogadora de vôlei e está atuando pelo Minas Tênis Clube. A ponteira foi destaque nas quadras até 2012, quando resolveu migrar para as areias. O ano também ficou marcado pelo "sim" que a atleta deu à proposta de uma revista masculina para que ela posasse nua. Mari teve dedos apontados para ela e foi muito julgada. Agora, Mari celebra sua primeira convocação para a Seleção Brasileira e o retorno ao vôlei de quadra.

Mari Paraíba no treino, em Saquarema, antes do Sul-Americano (Foto: Divulgação/CBV)
Mari Paraíba no treino, em Saquarema, antes 
do Sul-Americano (Foto: Divulgação/CBV)


Hortência é considerada uma das maiores jogadoras de basquete do Brasil.Ela foi a maior pontuadora da Seleção Brasileira de Basquete com 3160 pontos em 127 jogos oficiais. Assim como Mari Paraíba, a ex-jogadora também posou nua para uma revista masculina e teve seu nome envolvido em polêmicas. Com um ouro nas Olimpíadas de Atlanta em 1996, Hortência é a diretora da Seleção Brasileira de Basquete Feminino e integrante do Time de Ouro de comentaristas da TV Globo.

Hortência no Corujão do Esporte (Foto: Reprodução TV Globo)
Hortência no Corujão do Esporte 
(Foto: Reprodução TV Globo)


Mariana Brochado foi da elite da natação brasileira, conquistando uma medalha de prata e uma de bronze nos Jogos Pan-Americanos de 2003. A ex-atleta do Clube de Regatas do Flamengo se aposentou precocemente aos 23 anos, depois de ficar de fora do Pan de 2007.

Mariana Brochado, comentarista do SporTV (Foto: Thiago Lavinas/ SporTV.com)
Mariana Brochado hoje é comentarista de 
natação do SporTV (Foto: Thiago 
Lavinas/ SporTV.com)


O musical fica por conta da cantora Roberta Sá. A potiguar adotou o Rio de Janeiro como sua cidade ainda aos 9 anos de idade. Foi aqui que conheceu o produtor Rodrigo Campello, responsável pelo seu primeiro cd "Braseiro", em 2004. Este ano, Roberta lançou "Delírío", um álbum com participações de Chico Buarque, Martinho da Vila, António Zambujo e Xande de Pilares.

Roberta Sá fará show na inauguração da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Luciano Oliveira)
Roberta Sá fará show na inauguração da Arena 
das Dunas, em Natal (Foto: Luciano Oliveira)


FONTE:

Nenhum comentário: