quinta-feira, 14 de maio de 2015

Bellucci faz grande jogo, vence 1º set, mas leva a virada e cai para Djokovic

Brasileiro consegue duas quebras de serviço sobre o número 1 do mundo, mas vê o sérvio se recuperar e vencer o equilibrado duelo em 2 sets a 1, com 5/7, 6/2 e 6/3



Por
Roma, Itália


Enfrentar o melhor tenista do mundo não é para qualquer um. Nos últimos tempos, tem sido difícil até mesmo para grandes nomes como Andy Murray, Rafael Nadal ou mesmo Roger Federer vencer Novak Djokovic. E Thomaz Bellucci pôde sair do Masters 1000 de Roma de cabeça erguida. Jogou de igual para igual com o sérvio, venceu o primeiro set, mas acabou derrotado de virada por 2 sets a 1, parciais de 5/7, 6/2 e 6/3 após 2h de confronto. Ao todo, foram 27 winners do brasileiro, que não se escondeu na partida em nenhum momento e manteve o alto nível durante o duelo.

- Estou triste por ter perdido, apesar de achar que fiz um bom jogo hoje. Foi bom para sentir minha evolução e como estou jogando contra os melhores do mundo. Venho jogando muito bem nessa gira europeia, evoluindo bastante, principalmente nos últimos torneios, A meta é chegar bem em Roland Garros. Já senti um avanço muito grande aqui na Europa. Agora é olhar para frente para o próximo torneio, porque tem muita coisa boa para acontecer - avaliou o brasileiro.

Bellucci e Djokovic já haviam se enfrentado em duas oportunidades no circuito, ambas em torneios de nível Masters 1000, com duas vitórias para o atual melhor do mundo. Em 2010, eles jogaram em Roma também nas oitavas de final, com duplo 6/4 a favor do sérvio. No ano seguinte, os tenistas voltaram a se encontrar em Madri, quando o brasileiro fez uma grande exibição, muita parecida com a desta quinta-feira, mas acabou sofrendo a derrota de virada por 2 sets a 1, parciais de 4/6, 6/4 e 6/1.

Thomaz Bellucci perde para Novak Djokovic Masters 1000 de Roma (Foto: Getty Images)Thomaz Bellucci fez uma ótima partida na quadra central contra Novak Djokovic (Foto: Getty Images)


Nas quartas de final, Djokovic vai enfrentar Kei Nishikori (6º), que superou o sérvio Viktor Troicki (34º) sem maiores dificuldades por 2 sets a 0, parciais de 6/4 e 6/3. O histórico entre eles é bastante equilibrado, com três vitórias para o número 1 do mundo contra duas do japonês. No último duelo, no ATP Finals, Nole conseguiu o triunfo por 2 sets a 1, parciais de 6/1, 3/6 e 6/0.

Veja a chave do Masters 1000 de Roma

O SporTV transmite ao vivo o Masters 1000 de Roma pelo SporTV 2. Assinantes do Canal Campeão podem acompanhar o torneio italiano pelo SporTV Play na internet.


O jogo

Quem imaginou que Bellucci começaria assustado ou se intimidaria com a presença de Djokovic do outro lado da quadra se enganou. O brasileiro começou fazendo uma partida de igual para igual com o sérvio protagonizando boas jogadas e forçando o número 1 do mundo ao erro no fundo da quadra. Porém, enquanto lutava para confirmar seus saques - precisou salvar três break points -, Bellucci via Djokovic marcar os pontos de serviço com muita facilidade. Porém, o canhoto do Tietê surpreendeu no 11º game: quebrou o sérvio na primeira oportunidade e, em seguida, confirmou com muita tranquilidade para fechar o primeiro set em 7/5.

Thomaz Bellucci x Novak Djokovic - Masters 1000 de Roma (Foto: Getty Images)
Novak Djokovic não teve vida fácil para superar 
Bellucci e avançar às quartas de final em Roma 
(Foto: Getty Images)


O excesso de confiança, às vezes, tem seu preço. E o brasileiro vacilou no quarto game do segundo set, errando duas bolas em que estava inteiro no ponto e tentou soluções mais difíceis, cedendo a primeira quebra para Djokovic. O sérvio confirmou seu serviço e abriu 4/1 na disputa. Sem se desestabilizar, mas jogando pressionado, Bellucci viu o sérvio ter dois break points no 5/2 e não conseguiu segurar a segunda oportunidade. O número 1 do mundo arriscou no último ponto e conseguiu uma ótima bola no fundo sem defesa para o brasileiro para fechar o período.

O brasileiro não se abateu de cara e começou muito bem o terceiro set. Se não conseguia dificultar o serviço de Djokovic, também se colocava bem dentro dos games de saque. No sexto, no entanto, viu o número 1 do mundo ter três chances de quebra em 0/40, salvou todas, mas cometeu uma dupla falta na sequência para ser quebrado. O sérvio tinha 4/2 e sacava para abrir boa vantagem. Mas Bellucci estava no jogo e devolveu a quebra mostrando uma tranquilidade pouco vista em suas últimas temporadas, contando com os erros de seu adversário (veja no vídeo abaixo).


O que parecia ser o início de uma reação, no entanto, foi interrompido logo no game seguinte. Djokovic devolveu bem e viu Bellucci cometer erros bobos para conseguir a quebra anotando todos os pontos. O sérvio, então, teve o saque na mão para fechar o jogo. E, com a frieza que se espera de um número 1 do mundo, Nole balançou o brasileiro e controlou o game para encerrar a partida em 6/3 no erro de Thomaz.


jogos desta quinta-feira

Quadra central
John Isner (EUA) 0-2 Rafael Nadal (ESP) - 6/4 e 6/4
Kevin Anderson (AFS) 0-2 Roger Federer (SUI) - 6/3 e 7/5
Novak Djokovic (SER) 2-1 Thomaz Bellucci (BRA) - 5/7, 6/2 e 6/3


Quadra Grandstand
Guillermo Garcia-Lopez (ESP) 0-2 David Ferrer (ESP) - 6/1 e 6/3
Andy Murray (GBR) perdeu para David Goffin por W.O
Viktor Troicki (SER) 0-2 Kei Nishikori (JAP) - 6/4 e 6/3


Quadra Pietrangeli
Stan Wawrinka (SUI) 2-0 Dominic Thiem (AUT) - 7/6(3) e 6/4
Tomas Berdych (TCH) 2-1 Fabio Fognini (ITA) - 6/3, 3/6 e 7/6(2)



FONTE:
http://glo.bo/1A3Wbir?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: