quinta-feira, 16 de abril de 2015

Janela internacional se encerra nesta quinta, e novidades devem ser poucas

A partir desta sexta, clubes só poderão contratar atletas que tenham rescindido com seu time antes do dia 16 de abril. Principais equipes não pretendem se movimentar


Por
Rio de Janeiro


Os clubes brasileiros têm somente até esta quinta-feira para correr atrás de contratações que venham do exterior. Às 23h59 se encerrará a primeira janela de transferências internacionais de 2015 para o Brasil. Depois da data, quem quiser se reforçar com jogadores que estejam ou estavam atuando fora do país só poderá firmar contrato com atletas que tenham rescindido seu vínculo com o clube anterior antes do dia 16 de abril. A próxima janela será entre o dia 14 de julho e  13 de agosto.

A expectativa é de poucas novidades. Pelo menos para os principais clubes do país. Os clubes devem recorrer ao mercado interno para se reforçarem para o Campeonato Brasileiro. Em época de contenção de gastos, as investidas nos gringos se esfriaram. Os últimos que cruzaram a fronteira atrás de contratações foram o Flamengo, com o lateral-esquerdo colombiano Armero, ex-Milan, e o Atlético-PR, que contratou o jovem volante Jadson, emprestado pelo Udinese.  
  
Armero, Flamengo, Gávea (Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)
Armero foi último grande nome internacional 
a desembarcar no futebol brasileiro 
(Foto: Gilvan de Souza/Fla Imagem)


Dentre os clubes que estão na Série A, as especulações envolvem nomes pouco prováveis. O Sport sondou o meia Diego Arismendi e o atacante Ivan Alonso, uruguaios do Nacional-URU. Entretanto, o clube de Montevidéu só quer liberá-los em junho. O ex-gremista Alan Ruiz, meia argentino que está no San Lorenzo, foi oferecido ao Santos, mas o Peixe não abriu negociações. O jogador também foi cogitado no Atlético-PR, no entanto, o Ciclón recusou a proposta do Furacão.  

Mesmo com poucas movimentações entre os clubes mais expressivos, o Brasil segue sendo o país com maior atividade no mercado internacional, segundo a Fifa. Em 2014, o país recebeu 646 atletas e cedeu 689 a clubes estrangeiros, de um total de 13090 transferências entre associações nacionais no mundo.

Em seu último balanço de 2015 referente ao futebol brasileiro, do dia 11 de março, a Fifa coloca o Brasil como o país que mais recebeu atletas de fora. De janeiro até a referida data, 339 jogadores desembarcaram em solos brasileiros vindos de clubes estrangeiros. Porém, na comparação com outros anos, o número baixou. No mesmo período, o Brasil contratou 400 atletas em 2011, 391 em 2012, 432 em 2013 e 386 no ano passado.


FONTE:

Nenhum comentário: