quinta-feira, 16 de abril de 2015

Marco Polo Del Nero assume a CBF e pede mudanças na MP do futebol

Dirigente diz que Medida Provisória coloca em risco participação de clubes e Seleção em competições internacionais. Tombo de dirigente chama atenção na solenidade


Por
Rio de Janeiro

 
Marco Polo Del Nero assumiu a presidência da CBF nesta quinta-feira, em cerimônia na sede da entidade, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Duas situações chamaram a atenção na solenidade. Durante o seu discurso, o dirigente bateu na tecla de mudanças na Medida Provisória 671 que, segundo o dirigente invade a administração de clubes e federações, e o tombo que o ex-mandatário do Palmeiras Mustafa Contursi levou ao deixar o salão.

- Em outras questões, a MP 671 coloca em risco a participações dos clubes e da seleção brasileira em competições internacionais. Pode promover a queda de receita das agremiações e agride a autonomia constitucional dos clubes.


Marco Polo Del Nero presidente CBF (Foto: Marcio Iannacca)
Marco Polo Del Nero discursa e assume como 
presidente da CBF (Foto: Marcio Iannacca)


Marco Polo recebeu presidentes de federações, dirigentes de clubes e outros convidados, entre eles pessoas ligadas ao governo da presidente Dilma Rousseff. Na saída, antes do almoço, os presentes elogiaram o discurso do novo mandatário, que substitui José Maria Marin, dando ênfase ao “fair-play” financeiro. As regras foram implantadas nas séries A, B e C do Campeonato Brasileiro para que os clubes cumpram suas obrigações mensais com os jogadores.

- Avanço, modernização, legalidade. Estímulo à gestão responsável dos clubes. Busca de padrões de governança. Abertura, segurança jurídica. Consciência de sua função social. Esses são os lemas da nova CBF. Assim será o novo futebol brasileiro - disse o dirigente em seu discurso.

Na saída da solenidade, alguns dirigentes de clubes e presidentes de federações conversaram com os jornalistas. O mandatário do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, comentou as iniciativas de Del Nero.


- Perseguir um futebol cada vez mais moderno em termos de gestão, cada vez mais transparente, e cumprindo o seu papel social. Através do discurso de posse, sinto que temos uma boa esperança de caminhar por esses pontos que citei - afirmou o presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo.

Mustafá Contursi cai na sede da CBF (Foto:  Alexandre Cassiano / Agência O Globo)
Ex-presidente do Palmeiras, Mustafá Contursi 
cai na sede da CBF (Foto: Alexandre Cassiano 
/ Agência O Globo)


O presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto, também elogiou o discurso e afirmou que Del Nero se comprometeu a realizar mudanças no futebol brasileiro em sua gestão. O dirigente ficará no comando da CBF por quatro anos.

- Ele se manifestou no sentido de que o mundo está mudando e o futebol também tem de mudar para melhor. Primar pela seriedade, na arbitragem, nos campeonatos, na administração dos clubes e federações, e da própria CBF. Ele assumiu um compromisso de mudar o futebol brasileiro para que seja cada vez mais sério. O Brasil não comporta os altos salários de alguns técnicos e alguns jogadores. Temos de nos adaptar.

O presidente do Fluminense, Peter Siemsen, deu até sugestões para a melhoria do futebol brasileiro. O dirigente citou algumas ligas da Europa para falar do desenvolvimento do esporte.

- Um caminho importante para o futebol brasileiro seria o modelo europeu, olhar a Premier League. Perder o estilo do samba, o jeito brasileiro no futebol, nós não podemos perder. Mas em termos de gestão, nós estamos atrasados. Se olharmos a Premier League, a liga alemã, a espanhola, nós temos como desenvolver muito, mas sem a CBF investir dinheiro no clube. Os clubes podem se unir e criar um movimento para que a receita seja melhor compartilhada.


Despedida de Marin
José Maria Marin, que deixou o cargo após pouco mais de três anos, também discursou para os presentes. Ele substituiu Ricardo Teixeira, que renunciou à presidência da CBF em março de 2012.

- Despeço-me de minhas funções e dos encargos da presidência da CBF, na absoluta certeza  de que nesses três anos de mandato consegui garantir um convívio saudável e fraterno entre todos os componentes e integrantes da chamada família CBF, que compreende federações, clubes, dirigentes e funcionários, segmentos que devem sempre marchar unidos em prol do futebol brasileiro.


Eurico Miranda na sede da CBF (Foto:  Alexandre Cassiano / Agência O Globo.)
Presidente do Vasco, Eurico Miranda prestigia 
a posse de Del Nero (Foto: Alexandre Cassiano 
/ Agência O Globo.)


O dirigente também exaltou todos os feitos realizados nos últimos anos, entre eles a construção da sede da CBF. Porém, ele também lamentou a perda da Copa do Mundo de 2014, disputada no Brasil, mas fez questão de enaltecer as medidas tomadas para o futebol brasileiro voltar ao caminho das vitórias.

- Tomamos todas as devidas providências visando à devida recuperação do prestígio da Seleção, objeto que vem sendo alcançado com a contratação como treinador do campeão mundial Dunga e do coordenador técnico Gilmar Rinaldo, também campeão do mundo.

Após a solenidade, os convidados participaram de um almoço com a diretoria da CBF. O encontro ocorreu no restaurante da sede da entidade. 



FONTE:
http://glo.bo/1JN5bsS?utm_source=link&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Nenhum comentário: