terça-feira, 17 de março de 2015

Romarinho vive fase de artilheiro no Catar e diz: "O nível aqui é baixo"

Atacante iguala o maior número de gols que fez numa mesma temporada e aponta deficiência técnica no país: "Deus me colocou aqui também para testar a paciência"


Por
Rio de Janeiro

 
romarinho  El Jaish (Foto: Divulgação)
Romarinho (à esquerda) pretende 
ficar no El Jaish por mais uma 
temporada e tentar a orte na 
Europa (Foto:Divulgação)


A rede não foi a melhor amiga de Romarinho nestes quase seis anos como jogador profissional. O atacante se acostumou mais a preparar as jogadas para os companheiros do que a fazer gols. Em 2012, marcou 14 vezes em sua temporada de estreia pelo Corinthians. Na ocasião, disputou 59 partidas divididas entre o Timão e o Bragantino, que defendeu no Campeonato Paulista, e teve média de 0,24 gol. Foi a sua melhor marca (veja os números abaixo).

Desde que deixou o clube paulista em setembro do ano passado, Romarinho iniciou uma fase mais próspera em relação aos gols no Catar. Na temporada 2014/2015, pelo El Jaish, igualou os números de 2012. No domingo, ao fazer o seu no 3 a 0 contra o Al Gharrafa, chegou a 14 novamente, agora em 22 jogos disputados (média de 0,63). E cabe mais: ele disputará mais duas partidas pela Liga do Catar até encerrar a temporada. É a chance de bater o recorde.

Questionado sobre o nível do futebol local, ele disse, por telefone:

- Tem que ter paciência com eles (jogadores). O lateral às vezes vai no fundo e cruza por trás do gol. O nível aqui é baixo. Aqui você treina só uma vez por dia, e eu faço academia e treino à parte para estar bem e acima dos caras. Se se acomodar, você fica igual a eles. Aqui, se você não tiver um meia num time bom, você tem que fazer tudo sozinho. Eu sou o terceiro artilheiro do campeonato, com 13 gols, estou me virando. Mas meu time é bom, não é ruim não.


 Deus me colocou aqui também para isso, para testar minha paciência
Romarinho, do El Jaish

Na artilharia da Liga do Catar, Romarinho está atrás apenas de Alain Kaluyituka, do Congo, e Hamdi Harbaoui, da Tunísia. Dificilmente ele passará os concorrentes, que têm 23 e 19 gols, respectivamente. Além dos 13 que fez no campeonato nacional, marcou um contra o Al Nadha, de Omã, pela Liga dos Campeões da Ásia. Crítico ao nível do futebol que tem disputado, o atacante evita reclamar com os companheiros. 

- Acho que Deus me colocou aqui também para isso, para testar minha paciência. Não tem como reclamar. Se reclamar, eles viram a cara para você. Não aceitam. Se errar, é melhor falar: “Beleza, na próxima você acerta”.

Futebol à parte, a mãe, a irmã e a esposa ajudam Romarinho a superar a distância do Brasil. Com três anos de contrato com o El Jaish, ele pretende cumprir mais um e rumar para a Europa. Ciente que ficou escondido no Catar, o atacante fala sobre o futuro.


- Estou feliz. Amanhã a gente não sabe como vai ser, mas estou aproveitando o máximo. Sabe que contrato, no futebol, não segura ninguém. Se você não está bem, eles procuram outro. Mas a minha vontade é ficar mais um ano e ir para a Europa. Tenho diálogo com o treinador (o francês Sabri Lamouchi), é um cara bem bacana. Ele fala que tenho que ficar pouco tempo aqui, e meu pensamento é esse, ficar um ano e procurar um clube na Europa.

Tabela gols Romarinho (Foto: GloboEsporte.com)

Nenhum comentário: