segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Herói improvável: Busquets marca no último lance, e Barça supera Valencia

Em noite apagada de Messi e Neymar, catalães contam com atuação destacada de Claudio Bravo, reclamam de gol mal anulado de Suárez, mas seguem na cola do Real


Por
Valência, Espanha


saiba mais

O torcedor do Barcelona poderia imaginar Lionel Messi, Neymar ou Luis Suárez como heróis de um roteiro desapropriado a cardíacos. Seria o lógico. Mas vá contar que foi Sergio Busquets o autor do gol da vitória aos 48 minutos do segundo tempo... O volante, acostumado a destruir e iniciar as jogadas no campo defensivo, aproveitou o rebote de uma enorme defesa de Diego Alves para garantir suados e importantíssimos três pontos na caça ao líder Real Madrid com o 1 a 0 sobre o Valencia, no Estádio Mestalla, neste domingo, pela 13ª rodada do Campeonato Espanhol. 

Busquets comemora gol do Barcelona contra o Valencia (Foto: Agência AP )
Sergio Busquets, quem diria, salvou 
Barcelona aos 48 minutos do  segundo 
tempo (Foto: Agência AP )


Será um jogo lembrado por toda a campanha, especialmente em caso de título. O Barça não pode se considerar superior, pois o goleiro Claudio Bravo garantiu o time vivo até o fim com ao menos três defesas de alto grau de dificuldade. Ainda contou com uma noite apagada de Messi e Neymar, embora tenha o argumento de ter sido prejudicado pela anulação de um gol legal de Suárez, aos 25 minutos da etapa final. No fim, pelo menos, a dupla participou de forma decisiva com o cruzamento do argentino e a cabeçada do brasileiro. Diego Alves, em grande noite, nada pôde fazer - por pouco não conseguiu outro milagre.

Ao passar em branco, Messi adiou a oportunidade de alcançar Ronaldo Fenômeno. O camisa 10 se manteve com 418 gols na carreira, contabilizando a participação pela seleção olímpica da Argentina, contra 420 do brasileiro. Haverá nova oportunidade na quarta-feira, diante do Huesca, fora de casa, pela Copa do Rei. Se for poupado, a chance passa a ser o clássico local com o Espanyol, domingo que vem, no Camp Nou.

Neymar e Otamendi, Valencia X barcelona (Foto: Getty Images)
Neymar e Otamendi se envolveram em confusão 
no primeiro tempo (Foto: Getty Images)


O ataque do Barça pode culpar uma postura mais defensiva como a principal causa para o baixo rendimento. Ainda sem Iniesta, Luis Enrique começou o jogo com Busquets e Mascherano juntos no meio-campo, e Xavi como único armador de ofício. Só houve mexida de sistema com a entrada de Rakitic, aos 23 do segundo tempo. Até lá, Neymar foi mais notado numa confusão com o argentino Otamendi: ele simulou uma penalidade e, ao ser cobrado, deu uma leve cabeçada. Saiu do lance imune, sem receber cartão amarelo.

É de dois pontos a distância entre Real Madrid (33) e Barcelona (31). Mas não há polarização. O atual campeão Atlético de Madrid é o terceiro (29), seguido por Sevilla (26). O Valencia caiu para quinto, com 24.


Suarez, Valencia X Barcelona (Foto: Agência EFE)
Luis Suárez reclama de gol mal anulado: ele estava 
em condições após passe de Dani Alves 
(Foto: Agência EFE)


FONTE:

Nenhum comentário: