segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Cristiano Ronaldo e Messi disputarão Bola de Ouro com o alemão Neuer

Fifa e France Football divulgam finalistas da Bola de Ouro de 2014 também com Marta entre as mulheres. Prêmio Puskas e treinadores também são reduzidos a três nomes


Por
Rio de Janeiro


saiba mais

Há um alemão "intruso" na festa de Cristiano Ronaldo e Lionel Messi. Finalistas juntos nas últimas três edições da Bola de Ouro, o português do Real Madrid e o argentino do Barcelona ganharam a companhia do goleiro Manuel Neuer, do Bayern de Munique na disputa pelo prêmio máximo do futebol em 2014.

Em parceria com a revista "France Football", a Fifa divulgou o trio nesta segunda-feira, através de cerimônia pela internet com o ex-jogador francês Christian Karembeu, a ex-técnica da seleção inglesa Hope Powell e a jornalista inglesa Kate Abdo - esta última apresentará também a festa de gala, marcada para o dia 12 de janeiro de 2015, em Zurique, na Suíça, onde fica a sede da entidade.

Bola de Ouro Cristiano Ronaldo Messi Neuer (Foto: Reprodução/Twitter)
Quem vencerá a Bola de Ouro de 2014? Saiba 
no dia 12 de janeiro (Foto: Reprodução/Twitter)


Cristiano Ronaldo é o atual detentor da Bola de Ouro (ganhou também em 2008) e pode ser considerado talvez o maior favorito a vencer a edição de 2014 pelo excelente rendimento com a camisa do Real Madrid - o luso conquistou a Copa do Rei e a Liga dos Campeões (quebrando recorde de artilharia numa única edição, com 17 gols). Na atual temporada, ele já soma 20 gols em 13 rodadas no Campeonato Espanhol, outra marca inédita.

Neuer é o representante da Copa do Mundo, competição que traz peso à disputa a cada quatro anos. Eleito o melhor goleiro no Brasil por suas defesas decisivas, ele também ajudou o Bayern a faturar o Campeonato Alemão e a Copa da Alemanha. Um goleiro não ficava entre os três finalistas desde 2002, com o também alemão Oliver Kahn - o russo Lev Yashin venceu o prêmio em 1963, quando a Fifa ainda não participava e apenas europeus concorriam.

Jornalista Kate Abdo apresenta a Bola de Ouro (Foto: Reprodução)A jornalista inglesa Kate Abdo apresentará a cerimônia da Bola de Ouro (Foto: Reprodução)


Recentemente, o presidente da Uefa, Michel Platini, e o holandês Johan Cruyff mostraram-se favoráveis a um alemão levando o prêmio, o que gerou algumas rusgas com os representantes do Real Madrid, como o técnico Carlo Ancelotti. Em eleição semelhante da Uefa, em agosto, Cristiano Ronaldo superou Neuer e também o holandês Arjen Robben (apenas jornalistas votaram).

Messi, por sua vez, compete em "duas vias". O argentino marcou 28 vezes na última edição do Espanhol, mas foi pouco notado pelo fato de o Barcelona passar a temporada sem títulos relevantes. Na Copa do Mundo, porém, bateu na trave com sua seleção ao ser vice-campeão para a Alemanha e foi escolhido o melhor do torneio, ainda que com algumas ressalvas por parte dos europeus.

Como em todos os anos, a eleição inclui votos de capitães e técnicos das 209 seleções filiadas da Fifa, assim como representantes da mídia de diversos países. De acordo com dados da própria entidade, houve abstinência de 13% de atletas e treinadores para a votação masculina. O maior índice de ausência foi da imprensa para os prêmios femininos: 23%.
Copa em alta no “Puskas”

A edição de 2014 do Prêmio Puskas não terá Zlatan Ibrahimovic. Uma das causas é a popularidade da Copa do Mundo na votação: o colombiano James Rodríguez e o holandês Robin van Persie concorrem pelos golaços marcados contra Uruguai e Espanha, respectivamente. A irlandesa Stephanie Roche também está na disputa pelo gol anotado com a camisa do Peamount United. Diferentemente da Bola de Ouro, a votação neste caso é aberta ao público e pode ser feita no site da Fifa.


Steph Roche, James Rodríguez e Van Persie, finalistas do Prêmio Puskas de 2014 (Foto: Reprodução)
Votação para o Prêmio Puskas é aberta ao 
público (Foto: Reprodução)


marta busca o hexa

A Fifa também divulgou finalistas para todas as outras categorias. A brasileira Marta concorre pelo hexa entre as jogadoras com a alemã Nadine Kessler e a americana Abby Wambach - ela venceu em 2006, 2007, 2008, 2009 e 2010, mas não é considerada a favorita da vez.

Entre os técnicos, destaque para as ausências de José Mourinho, do Chelsea, e Pep Guardiola, do Barcelona. O argentino Diego Simeone, campeão espanhol com o Atlético de Madrid, aparece com o alemão Joachim Löw (campeão da Copa do Mundo) e o italiano Carlo Ancelotti (vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid). No feminino, os alemães Ralf Kellermann (Wolfsburg) e Maren Meinert (Alemanha sub-19) e o japonês Norio Sasaki (seleção japonesa) são os finalistas.



FONTE:
http://glo.bo/1vBpYuj

Nenhum comentário: