terça-feira, 11 de novembro de 2014

Sina ou competência? Levir Culpi e Marcelo vivem possibilidade de trivice

Técnicos de Atlético-MG e Cruzeiro já foram derrotados duas vezes em finais de Copa do Brasil, mas preferem enaltecer a presença na decisão a temer nova derrota


Por
Belo Horizonte



Se há uma palavra da qual as torcidas brasileiras têm pavor, é vice. Ser vice-campeão significa derrota. Frustração. A quebra de uma expectativa criada por um longo tempo. Quando a queda é diante de um rival, os sentimentos são potencializados. É o que Atlético-MG e Cruzeiro tentam evitar na decisão da Copa do Brasil. Levir Culpi e Marcelo Oliveira já viveram a experiência do vice - duas vezes, pela mesma competição. Mas não é apenas o medo de ser o segundo novamente que move na final de 2014. A luta para afastar o trivice indica a estabilidade. Afinal, para ser vice, é necessário fazer boa campanha e chegar à final.

Levir está em sua quarta decisão de Copa do Brasil. A quarta envolvendo o Cruzeiro. Foi campeão em 1996, em cima do Palmeiras. Dois anos depois, o Verdão deu o troco - e o treinador, ainda pela Raposa, foi derrotado. Em 2000, veio a derrota mais marcante, desta vez como adversário do time celeste. No Mineirão lotado, o Cruzeiro virou para cima do São Paulo nos minutos finais e impôs o segundo vice-campeonato ao comandante.

Levir Culpi, Chapecoense X Atlético-MG (Foto: Getty Images)
Levir Culpi é o segundo técnico com mais finais 
de Copa do Brasil no currículo (
Foto: Getty Images)


Auxiliar e companheiro de Levir por onde o técnico passa, Luiz Matter viveu todos esses momentos. E não teme a palavra vice. Mesmo que ela se encaixe, pela terceira vez, no perfil dele e de Levir Culpi. Pelo contrário. Ele vê falta de valorização para quem fica com a medalha de prata.  
 
- Essa é a cultura do brasileiro. Do futebol sul-americano. Lá fora, chegar a uma final é uma honra. Quer dizer que você passou por vários concorrentes, venceu várias etapas. Nas Olimpíadas, quem ganha a medalha de bronze é festejado. Essa é a cultura atrasada do brasileiro, que valoriza só o título, a conquista. Não falo nem no Japão, onde nós temos mais conhecimento. Sou suspeito. Aqui é assim. A cultura do vice é típica do brasileiro – analisa.  

treino atlético-mg - Matter auxiliar  (Foto: Léo Simonini)Luiz Matter: "A cultura do vice é típica do brasileiro" (Foto: Léo Simonini)


Matter não está errado. Levir é o segundo treinador que mais chegou à final da Copa do Brasil. Mesmo assim, foi alvo de gozações dos torcedores com o apelido de “Levice”. Marcelo Oliveira é o terceiro comandante com mais decisões no currículo, ao lado de Vanderlei Luxemburgo. Luiz Felipe Scolari é o técnico com mais finais, cinco. Comandado de Levir em 2000, no São Paulo, o ex-lateral-esquerdo Fábio Aurélio também vê exagero na análise. O mérito, segundo ele, é maior que a frustração.  

- Naquela final (2000) não foi nada envolvendo o Levir, ou o fato de ser o Cruzeiro como adversário, foram as circunstâncias da final. Perdemos o jogo em um lance bobo, em uma falha nossa. Em uma bola parada nos minutos finais originada de um contra-ataque. A bola desviou na barreira e entrou. Não havia o que fazer. Tem um minuto que dá tudo errado. Ali se perde uma final. Tínhamos todos os méritos para conquistar aquele título. O Levir sempre foi muito sereno, de muito diálogo, um excelente treinador. Tanto é que está de volta a uma final depois de tantos anos – analisou o ex-são-paulino.


“Uma hora vai ganhar”  


A final da Copa do Brasil de 2014 será a terceira dos últimos quatro anos com Marcelo Oliveira à frente de uma das equipes. Em 2011 e 2012, o treinador viu seu clube, o Coritiba, perder para Vasco e Palmeiras, respectivamente. Logo que chegou ao Cruzeiro, em 2013, perdeu a decisão do Campeonato Mineiro para o Galo. Mesmo assim, a sina do vice também não o incomoda. Pelo contrário. A presença em sua terceira decisão o deixa orgulhoso. Mesmo que não leve o título.   

- Eu acho que é significativo, sim, porque quem está chegando está propenso a ganhar. Quem está chegando sempre uma hora vai bater e vai ganhar. Vamos mais uma vez lutar muito por esse título. 

Agora temos mais uma oportunidade, uma oportunidade criada, construída com muito trabalho. As duas equipes chegaram muito bem, por mérito, e acredito em uma grande final – enalteceu o técnico da Raposa.    

Mesmo com o discurso de exaltação, Marcelo, que está com 59 anos, não esconde a frustração pelas duas derrotas no Coxa. Cita o equilíbrio das duas decisões, principalmente contra o Vasco, e diz que o clube paranaense foi prejudicado pela arbitragem de Wilton Pereira Sampaio no primeiro jogo da final contra o Palmeiras. Mas ele admite que o peso agora é maior. Maior, portanto, será o título, se a Raposa o conquistar.

Marcelo Oliveira, quando comandava o Coritiba (Foto: Divulgação/Coritiba)
Marcelo Oliveira, quando comandava o Coritiba: 
"uma hora vai ganhar" 
(Foto: Divulgação/Coritiba)


- A final agora tem semelhança com as outras, mas não há como negar que tem uma proporção ainda maior. Primeiro por serem duas das grandes equipes do Brasil, por estarem em momentos fantásticos, jogando muito bem e competindo muito. Segundo, por essa rivalidade que toma conta da cidade. Em todo lugar que se vai, estão falando desta final. Isso valoriza ainda mais se conquistarmos.  

A derrota, ao menos no discurso, não é temida no clássico. É apenas uma das possibilidades.  
- Futebol se perde, se ganha ou se empata. Tem que estar preparado para todas as situações – resume o capitão do Galo, Leonardo Silva.


FONTE:

Nenhum comentário: