sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dorival elogia participação de Valdivia e cita mudança de postura no Verdão

Treinador destaca evolução da equipe com a presença do chileno em campo, e lamenta grande quantidade de desfalques: "Você não consegue repetir uma equipe"


Por São Paulo



Mais que os três pontos, o triunfo por 2 a 0 diante do Vitória na noite desta quinta-feira, no Pacaembu, pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro, foi fundamental para resgatar o ânimo e a confiança do plantel do Palmeiras, principalmente após a goleada sofrida no último domingo, em Goiânia.

Em entrevista coletiva, o técnico Dorival Júnior comemorou o resultado positivo em São Paulo, elogiou a recuperação da equipe e elogiou o bom desempenho de Valdivia, que vestiu a faixa de capitão e teve boa movimentação no setor ofensivo alviverde.

- O Palmeiras conseguiu reverter uma situação muito desfavorável depois do último resultado, e eu fiquei muito satisfeito pelo o que foi produzido - disse o treinador.


saiba mais

- É claro que com o Valdivia em campo o rendimento da equipe modifica, principalmente com o comportamento que ele teve hoje assumindo a responsabilidade - completou.

Com muitas baixas, o treinador perdeu mais duas peças para a próxima rodada. Mazinho, machucado, e Juninho, suspenso, não estarão à disposição da comissão técnica para o confronto diante do Figueirense, no domingo, às 18h30, em Florianópolis.


Confira entrevista coletiva de Dorival Júnior:

DESEMPENHO DO TIME
- Espero que eles mantenham a postura que tiveram. É fundamental que isso aconteça para que mantenhamos o rendimento da equipe. Infelizmente tivemos duas baixas importantes. O Juninho por cartão e o Mazinho. Nós precisamos correr o quanto antes para que tiremos essa diferença e possamos encontrar novas peças que venham a compor de uma forma tão eficiente como foi hoje. A equipe está de parabéns pelo o que produziu, pelo o que jogou. Mereceu o resultado. Enfrentamos um Vitória disposto e muito aguerrido em campo. Mas o Palmeiras conseguiu reverter uma situação muito desfavorável depois do último resultado, e eu fiquei muito satisfeito pelo o que foi produzido.


RETORNOS NA PRÓXIMA RODADA
- Só vou ter uma posição amanhã. Hoje é impossível qualquer pronunciamento nesse sentido porque não temos certeza. Os trabalhos estão evoluindo, alguns jogadores saindo do departamento médico. Isso vai fortalecer a equipe daqui pra frente. Seria melhor que não acontecessem essas baixas porque você não consegue repetir uma equipe de uma partida para outra. Isso tem sido ruim, porque nós estamos tentando encontrar um encaixe para a equipe. Vamos continuar trabalhando em busca de novas possibilidades e tentar diminuir o máximo possível período de acerto de atletas que estão voltando. Voltar é uma coisa, em ritmo e condições é outra completamente diferente.  Espero que todos possam estar num nível ideal para que tentemos manter a boa partida que fizemos hoje. Gostei muito, os jogadores se entregaram em campo, merecemos o resultado em um jogo difícil. Fiquei muito contente com o que eu vi.


TEME PERDER VALDIVIA
- Lógico que preocupa. É claro que com o Valdivia em campo o rendimento da equipe modifica, principalmente com o comportamento que ele teve hoje assumindo a responsabilidade. Até por ter sido capitão da equipe, e isso é um fator importante. Vamos aguardar por esse julgamento e torcemos para que o mínimo aconteça porque ele é um jogador fundamental para a minha armação de equipe. Eu espero contar com ele o máximo de tempo possível.


MUDANÇAS NO TIME
- O profissional tem de estar preparado, e cabe ao treinador dar condição para esses atletas alcançarem esse nível. Um atleta precisa de sequência de jogos. Mazinho não vinha sendo utilizado, mas eu sempre vinha dando valor para ele porque isso poderia acontecer. Tivemos algumas mudanças forçadas em razão de cartão, perder jogador no primeiro tempo, isso tudo dificulta para que você modifique a equipe ou o comportamento dela. Não aconteceram possibilidades de alterações que o Mazinho pudesse participar. Ele foi muito bem, mas infelizmente acabou sentindo possivelmente uma luxação, vai ficar um tempo parado. Os garotos estão melhorando a cada rodada. O João Pedro procurando algumas correções, o que é natural em um garoto de 17 anos. Temos de ter cuidado e, acima de tudo, estarmos atentos para que essa evolução seja contínua. O mesmo com o Nathan, que teve um jogo mais equilibrado. Aos poucos estamos ganhando alguns garotos importantes. O Bernardo aos poucos vai alcançando uma recuperação. É um jogador tecnicamente excelente e espero que ele resgate, porque há tempo que venha acontecer dentro do Palmeiras.


VALDIVIA CAPITÃO
- O Lúcio tem uma liderança natural dele. Não preciso que ele coloque uma braçadeira para que se mostre como capitão. Falei que daria ao Valdivia porque quero ele mais inteiro no clube, não só o jogador pela parte técnica, mas acima de tudo compromissado. É o momento do carreira dele que pode auxiliar e ajudar muito esses garotos que estão subindo. É um jogador diferenciado, e assumindo uma postura diferente no grupo talvez passe a ser ainda mais útil do que vem sendo. E possa auxiliar no crescimento dos jogadores que estão chegando.

Valdivia Dorival Palmeiras Vitória (Foto: Marcos Ribolli)
Dorival cumprimenta Valdivia após a 
substituição do chileno, no segundo 
tempo (Foto: Marcos Ribolli)


GOLEADA CONTRA O GOIÁS
- Foi terrível aquele pós-jogo, vocês sabem. Não tem nem o que falar. A reação foi melhor do que esperada. A penitência interna era muito grande. A autocritica de cada um ela fala mais falto do que a lógica depois de um resultado como esse. Se eu entrasse pesado com o grupo não conseguiríamos uma recuperação. Temo momento que não pode só mostrar que tem um obstáculo, tem que mostrar o outro lado. Eu imagino o que o Felipão tenha passado naquele primeiro tempo do jogo da Seleção, descendo para o vestiário. Eu me coloquei no lugar dele. Eu um momento terrível que você não explica. É um momento que às vezes não tem mais o que fazer, só evitar um vexame maior. A preocupação foi de todos nós, tentar motivar o grupo, contei com a participação de todos. A comissão ajudou muito para que o time pudesse entrar de uma maneira mais equilibrada e tentar render próximo do melhor. Não esperava um rendimento tão bom, no sentido de tranquilidade e equilíbrio. A postura dos jogadores foi elogiável e conseguimos iniciar uma reversão desses resultados.


DISPENSAS
- Não houve lista. Isso não existiu. Eu entendo a posição da diretoria em determinados momentos que tenha gerado um fato novo. O último resultado nos deixou muito chateados e envergonhados. Você tem de tomar algumas medidas que façam com crie-se um alento e uma motivação, um fato novo que gere outra situação qualquer. Não houve lista de dispensa. O nosso elenco tem um grande número de jogadores, ainda que tenhamos 12 fora de combate. É uma situação muito difícil para conduzir, com 11 jogadores e 30 esperando uma oportunidade. Isso dificulta o desenvolvimento de um trabalho. Mas todo profissional aqui dentro vai ser respeitado como sempre aconteceu. O Palmeiras vai ter o máximo de cuidado possível. Aparecendo uma ou outra oportunidade para determinado atleta e que ele se sinta confortável, é natural. E ele não sendo aproveitado ele vai buscar uma nova condição. Mas tudo tem de ser feito com calma. Depois de um resultado como aquele, muitas informações foram geradas de fora para dentro. Isso dificulta ainda mais. Estamos tentando encontrar um rumo em um trabalho que tem 18 ou 20 dias.  É muito pouco. E nós valorizamos sempre o grupo de atletas.


MOTIVADOR
- Todos ajudam, foi uma participação importante para nós. Não conhecia o trabalho dele, me foi sugerido pela diretoria. É um momento que você tem de se apegar em todos os detalhes possíveis e se cobrir em todas as situações. Mas o mais importante de tudo, se a equipe não tivesse se preparado adequadamente, nada disso do que falamos estaria acontecendo. Eles se preparam adequadamente e coisas muitas importantes aconteceram ao longo da partida que nos passa uma confiança maior. Que não saiamos daqui satisfeitos, porque nossa situação ainda é crítica, é um problema muito sério e não podemos nos dar por satisfeitos. A posição incomoda e estamos em um momento de definição do campeonato. Temos de estar muito mais preparados para o jogo de domingo porque a exigência será maior. E a exigência de resultados faz com que estejamos em débito em todos os aspectos. Foi um bom resultado, nada além disso.


TORCIDA
- Já ouvimos muitas criticas de vários fatos negativos ao longo dos últimos anos. Temos de ressaltar a postura que teve a torcida do Palmeiras até esse momento. Tivemos um problema com três ou quatro pessoas lá no hotel, mas um problema isolado. A grande maioria está tendo uma postura elogiável, mesmo o Palmeiras não respondendo à altura. Vimos uma torcida que cantou desde o primeiro minuto, abraçou a equipe. É esse lado que o futebol tem de começar a mostrar e valorizar. Não tivemos uma vaia, e o comportamento do time correspondeu porque se viu sustentado pela participação do torcedor. A torcida tem sido muito importante e espero que seja assim. Ainda teremos resultados ruins nessa temporada, vamos lutar e trabalhar muito para diminuir o máximo possível, mas temos de contar com essa força. Esse campeonato vai ter um perde e ganha constante, e temos de entender que o nosso momento não é de equilíbrio total.


BRIGA CONTRA O REBAIXAMENTO ATÉ O FIM?
- O que vai nos mostrar isso é o amadurecimento da equipe. Ou nos entramos direto na competição, alcançando uma sequencia de bons resultados, ou nos vamos continuar nessa gangorra. Quem vai dizer são os próximos jogos. Essa atitude será fundamental para estarmos mais próximos de resultados importantes. O campeonato vai ter um perde e ganha até as últimas rodadas. Pode ser que outra equipe entre nessa briga nas próximas rodadas. Temos de fazer de tudo para q alcancemos o maior número de pontos possíveis para que não tenha o aperto da última hora.


MATEMÁTICA
- Pela classificação, não são decisivos. São pontos que nos dão um alento, mas se na rodada seguinte não pontuarmos estaremos em pior condição do que neste momento. O campeonato é longo, alternâncias acontecerão, temos de aproveitar o máximo possível e buscarmos uma sequencia de bons resultados. Isso é o ideal. Aí sim poderíamos daqui a pouco estar pensando em outro momento.  

 
ALTERAÇÕES TÁTICAS
- A entrada do Victor fortaleceu nosso combate e retomada de bolas. Fomos um pouco mais agressivos e ganhamos uma qualidade com o Juninho pela lateral do campo. Ele jogou de uma maneira muito segura. Foi bom pela consistência que tivemos no meio de campo. O primeiro gol saiu de uma roubada de bola. Essa agressividade foi importante, e o Victor teve uma participação boa nisso. Ele adiantou a marcação. Foi muito bom e espero que ele mantenha.


FONTE:

Nenhum comentário: