quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Sócios de adesão em massa de 2013 recebem ameaças em carta anônima

Mensagem diz que Polícia Civil e Federal poderiam efetuar prisões em eleições que terminaram adiadas em São Januário. Delegado lamenta: "Isso não existe"


Por Rio de Janeiro


O vale-tudo da política eleitoral do Vasco produziu, antes do adiamento das eleições, uma mensagem intimidadora aos sócios que viraram a grande polêmica do pleito do clube. O site do grupo Casaca!, de Eurico Miranda, publicou na véspera da eleição uma carta anônima que foi enviada para boa parte dos associados dos meses de março e abril de 2013. No papel, havia um aviso: homens da Polícia Federal e Civil estariam em São Januário para prender quem fosse votar nas eleições do clube, que terminaram sendo adiadas para 11 de novembro deste ano.

O delegado Maurício Luciano, que investiga o caso na 17ª Delegacia de Polícia, classificou o ato como terrorismo e lamentou a mensagem. Ele lembra que o inquérito apura os fatos e as eventuais irregularidades no processo eleitoral vascaíno. A adesão em massa de sócios no ano passado provocou a reportagem de outubro do ano passado do GloboEsporte.com, que serviu de base para a denúncia que o candidato Nelson Rocha levou ao Ministério Público e está sendo investigada pela Polícia Civil.

- Estas cartas não têm nenhuma credibilidade. O caso está em investigação e continuamos a apurar quem entrou eventualmente de forma irregular. Mas nada disso de agentes disfarçados está sendo determinado. Isso não existe. Os sócios estão sendo convocados a depor na condição de testemunha, não na condição de coautores da eventual fraude - afirma o delegado.


Carta anônima eleições Vasco (Foto: Reprodução / Casaca)
O site do grupo de Eurico 
Miranda publicou a carta 
anônima que alguns 
sócios receberam 
(Foto: Reprodução / Casaca)

O delegado ainda aguarda o retorno do inquérito para prosseguir com a investigação. Todas as fichas que estão sob investigação seguem na delegacia. Além dos depoimentos, os agentes da Polícia devem periciar as fichas e prosseguir com o inquérito.

O caso ainda está sob análise dentro do Vasco. O presidente Roberto Dinamite fez uma reunião na véspera da eleição e estava disposto a acatar a determinação do relatório da Comissão de Sindicância, segundo um interlocutor do mandatário. Com o recadastramento, todo o quadro social deve ser depurado para a realização das eleições de novembro no clube.
Organizada contesta relatório da comissão

Um dos membros da organizada Guerreiros do Almirante Davidson de Mattos entrou em contato com a reportagem do GloboEsporte.com para esclarecer que a torcida não tem ligação com nenhuma corrente política do clube. Ele contesta as informações do relatório e cita como exemplo seu número de matrícula que está assinalado errado no documento.

- Cada pessoa na Guerreiros vota em quem quiser. O atual líder de torcida é eleitor do Eurico, eu, hoje, voto no Julio Brant, mas tem gente com Roberto Monteiro também. Somos apartidários - diz o vascaíno.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/futebol/times/vasco/noticia/2014/08/socios-de-adesao-em-massa-de-2013-recebem-ameacas-em-carta-anonima.html

Nenhum comentário: