terça-feira, 13 de maio de 2014

Grávida de cinco meses, jogadora de vôlei disputa final em Pernambuco

Adeílsa Maria, que está na segunda gestação, jogou pelo time da cidade de Santa Cruz do Capibaribe na decisão do Campeonato TV Asa Branca de Vôlei


Por Santa Cruz do Capibaribe, PE


O que um atleta seria capaz de fazer por amor ao esporte? O que seria considerado extremo quando a prática esportiva se aproxima de grandes riscos? São perguntas difíceis e que remetem rapidamente ao alpinismo, escalada ou qualquer outro radical. O que poucos imaginam é que o vôlei pode exigir uma coragem além do normal.

Vontade não falta para Adeílsa Maria da Silva. Ela tem 31 anos e é jogadora do time da cidade de Santa Cruz do Capibaribe, localizada no Agreste de Pernambuco, vice-campeão do Campeonato TV Asa Branca de Vôlei 2014 no último sábado. A atividade não teria nada de anormal se ela não estivesse grávida. E mais, com cinco meses de gestação.

Adeílsa jogadora vôlei grávida (Foto: Reprodução / TV Asa Branca)
Adeílsa (esq.) jogou a final do 
Campeonato TV Asa Branca 
grávida de cinco meses (Foto: 
Reprodução / TV Asa Branca)

- Eu tive coragem e acima de tudo a vontade de jogar mesmo. Pratico esportes desde novinha e quando estava grávida da minha primeira filha joguei até os sete meses, mas desta vez vou parar por aqui. A idade não é a mesma, o desempenho também não, então paro porque vejo que não tenho mais capacidade. Mas, se Deus quiser, depois que tiver o bebê volto para as quadras.

O amor ao esporte, no entanto, não foi aprovado pelo médico que acompanha a gestante. Segundo ela, a recomendação é evitar esforços físicos muito grandes.

- Vou ser bem sincera. O médico não libera, mas eu dei meu jeito e vim. A orientação é que não pratique nada até os três meses, mas também não diz que você pode jogar depois. Evitei o segundo mês e depois comecei novamente.

Uma coisa é certa. Os descendentes de Adeílsa já vêm com o esporte correndo nas veias. Pelo menos é o desejo dela, que afirmou não ter preferência por nenhuma modalidade para os filhos.

- A minha filha acompanha todos os jogos e a gente tem vontade que ela pratique esportes. Se não o vôlei, qualquer outro. A atividade física é essencial pra todo mundo e com eles não quero que seja diferente.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/pe/caruaru-regiao/noticia/2014/05/gravida-de-cinco-meses-jogadora-de-volei-disputa-final-em-pernambuco.html

Nenhum comentário: