terça-feira, 13 de maio de 2014

Em meio a rajadas de vento, Djokovic volta ao circuito com vitória em Roma

Número 2 do mundo leva a melhor sobre Stepanek diante de condições complicadas de jogo e ganha no primeiro duelo após lesão no punho direito


Por Roma



No retorno de Novak Djokovic ao circuito, a quadra levantou poeira. Diante de rajadas de vento que fizeram o pó de saibro se descolar do chão e atrapalhar os jogadores, o sérvio levou a melhor sobre o tcheco Radek Stepanek, 43º do ranking, nesta terça-feira, pela segunda rodada do Masters 1.000 de Roma. Com as parciais de 6/3 e 7/5, em 1h37 de jogo, o número 2 do mundo venceu a primeira partida depois de quase um mês fora de ação por conta de uma lesão no punho direito sofrida em Monte Carlo, em abril.

Bicampeão em Roma (2008 e 2011), Djokovic jogará as oitavas de final nesta quinta-feira. O adversário do sérvio será conhecido nesta terça-feira, sendo o vencedor da partida entre o espanhol Tommy Robredo (18º do ranking) e o alemão Philipp Kohlschreiber (29º).

O SporTV2 transmite ao vivo o Masters 1.000 de Roma, a paritr de 6h (de Brasília).

tenis novak djokovic roma (Foto: Reuters)
Djokovic não esconde o incômodo com 
as rajadas de vento em Roma 
(Foto:Reuters)


O jogo
Desde o momento do aquecimento, Djokovic e Stepanek precisaram lidar com uma poderosa rajada de vento que levantava toda a terra da quadra de saibro. Por isso os dois, com dificuldades para sacar e a todo momento tentando proteger os olhos, iniciaram os primeiros games de devolução com a quebra. O sérvio foi o primeiro a confirmar o serviço, no terceiro game, e também quem abriu mais de um game de vantagem no jogo. Com a segunda quebra, já mais adaptado às condições da partida e pressionado o adversário com bolas fundas, Djokovic chegou ao 5/2.


saiba mais
Nole (apelido do sérvio) teve uma chance de fechar o set já em cima do saque do oponente, mas ficou para o game seguinte. No ponto que deu o set para Djokovic, Stepanek pegou mal na raquete na hora da devolução e viu a bola voar. Na hora em que Nole preparava o smash, o tcheco se virou e ficou de costas para a rede, arrancando risadas do público antes dos aplausos pelo triunfo parcial do número 2 do mundo.

À frente na partida, Djokovic continuou levando vantagem no segundo set. No terceiro game, em que cometeu duas duplas faltas consecutivas, Stepanek acabou tendo o serviço quebrado. Dois games depois, o tcheco novamente ficou pressionado, mas dessa vez salvou dois break points na base do saque forte - antes havia mandado uma largadinha de slice indefensável que empolgou os torcedores.

A reação de Stepanek veio no oitavo game. Djokovic atacou na rede e precisou enfrentar um break point. O tcheco então partiu para cima e forçou outro erro do sérvio, empatando a parcial em 4/4. Aconteceram mais três quebras seguidas (duas para Nole e uma para Stepanek), diante do bom desempenho de ambos no contra-ataque nos games de devolução, mas com sucessivos erros dos dois naqueles de serviço. Na segunda vez que sacava para vencer a partida, Djokovic alcançou o triplo match point. Stepanek ainda deu um suspiro ao responder a um voleio do sérvio rebatendo a bola por fora da rede, mas não deu para o tcheco. Nole imprimiu bastante força no saque e comemorou intensamente a vitória no retorno ao circuito.


FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/em-meio-rajadas-de-vento-djokovic-volta-ao-circuito-com-vitoria-em-roma.html

Nenhum comentário: