quinta-feira, 15 de maio de 2014

Após péssimo início, Djokovic derrota alemão e avança às quartas em Roma

Número 2 do mundo, sérvio perde primeiro set para Philipp Kohlschreiber (29º) antes de crescer em quadra e se credenciar para encarar David Ferrer


Por Roma



Novak Djokovic começou muito mal, irreconhecível. Porém, aos poucos, o sérvio número 2 do mundo cresceu em quadra, fez um terceiro set impecável e venceu, de virada, o alemão Philipp Kohlschreiber (29º) por 2 sets a 1, com parciais de 4/6, 6/2 e 6/1, em 1h35min, para avançar às quartas de final do Masters 1.000 de Roma, na Itália.

Nas quartas, Djoko vai ter uma parada sempre complicada pela frente. Ele vai encarar o espanhol David Ferrer, número 5 do mundo, que avançou com uma vitória sobre o letão Ernests Gulbis (17º) por 2 sets a 0 (6/2 e 6/3), também nesta quinta-feira. Novak lidera o confronto direto por 11 a 5, porém o veterano Ferrer costuma vender caro as suas derrotas.

Djokovic x Kohlschreiber Roma (Foto: Reuters)
Djokovic vibra durante a vitória nas 
oitavas de final do Masters 1.000 de 
Roma (Foto: Reuters)

O SporTV2 transmite ao vivo as quartas de final do Masters 1.000 de Roma, nesta sexta-feira, a paritr das 7h (de Brasília).


O jogo
Djokovic começou muito mal a partida. Nem de longe ele lembrava o tenista que já dominou o circuito da ATP. No primeiro ponto do jogo, ele acertou uma bola vencedora, mas depois cometeu três erros e acabou dando a chance de Kohlschreiber iniciar a partida quebrando o seu saque. Na sequência, o alemão sacou com força e não teve dificuldades para confirmar o seu serviço. Quando parecia que Djoko iria reagir, ele errou muito e foi quebrado pela segunda vez, fazendo com que o número 29 do mundo abrisse logo de cara 3/0 no placar, vantagem ampliada com mais um bom serviço do segundo melhor alemão no ranking mundial – apenas atrás de Tommy Haas (19º).


saiba mais

Apenas no quinto game, Novak conseguiu sair do zero no marcador. Ele ficou mais sólido em quadra, encaixou bolas vencedoras. Quando isso acontece, o sérvio cresce. E foi o que se viu, já que ele venceu três games seguidos –quebrando o saque de Kohlschreiber pela primeira vez no jogo, e sacando bem em dois serviços para diminuir o placar para 4/3 a favor de Philipp. Apesar de pressionado pela evolução de Nole, o tenista de 30 anos não cedeu nenhum break point no oitavo game. E, após Novak vencer o seu quarto game, o alemão sacou com 5/4 para fechar o set. Jogando firme e acelerando as bolas, Kohlschreiber desperdiçou três set points, mas acabou fechando em 6/4 o primeiro set, em 37 minutos de bolinha rolando.

Kohlschreiber  x Djokovic Roma (Foto: Reuters)
Kohlschreiber venceu o primeiro 
set, mas nãocontava com a reação 
de Djoko (Foto: Reuters)

Assim como aconteceu no primeiro set, Djokovic começou sacando no segundo. Porém, desta vez, ele foi bem, não dando chances para o seu oponente. No game seguinte, Djoko pressionou bastante e parecia que poderia quebrar o alemão. Porém, o inspirado Kohlschreiber acertou boas bolas e fez o 1/1.  Mas Nole não ia deixar barato, pois, apesar de ainda não apresentar o seu nível habitual, ele cresceu em quadra e, pela primeira vez no jogo, ganhou quatro games seguidos - quebrando assim duas vezes o saque do alemão -, e passou a liderar por 5/1, tendo a possibilidade de, com bolas novas, vencer o segundo set e empatar a partida. Mas Djoko, de fato, não estava em seus melhores dias. Ele foi quebrado e adiou o fim da segunda parcial. Porém, o sérvio devolveu a quebra no oitavo game para fechar o set em 6/2, em 33 minutos.

O terceiro set enfim fez renascer o bom e velho Novak Djokovic, que novamente iniciou sacando. Fazendo o seu adversário correr, deixando os erros de lado e encaixando as suas famosas bolas vencedoras, ele venceu os cinco primeiros games e deixou claro que a partida finalmente estava sob o seu total controle. Coube a Kohlschreiber lamentar não ter conseguido manter o jogo nos mesmos moldes do primeiro set. Visivelmente decepcionado, Philipp ainda conseguiu vencer o sexto game, “furando” o pneu. Era o seu último suspiro, pois Djoko sacou com 5/1 para fechar o jogo.
E ele cedeu apenas um ponto no derradeiro game, vencendo assim o terceiro set por 6/1 e o jogo, de virada, por 2 sets a 1.

Confira os resultados das oitavas de final:

Stanislas Wawrinka (SUI) 1 x 2 Tommy Haas (ALE) - 5/7, 6/2 e 6/3
Milos Raonic (CAN) 2 x 0 Jo-Wilfried Tsonga (FRA) - 7/5 e 6/1
Jurgen Melzer (AUT) 0 x 2 Andy Murray (GBR) - 7/6(1) e 6/4
Ivan Dodig (CRO) 0 x 2 Jeremy Chardy (FRA) - 6/3 e 6/2
Rafael Nadal (ESP) 2 x 1 Mikhail Youzhny (RUS) - 6/7(4), 6/2 e 6/1
Grigor Dimitrov (BUL) 2 x 1 Tomas Berdych (TCH) - 6/7(3), 6/2 e 6/2
David Ferrer (ESP) 2 x 0 Ernests Gulbis (LET) - 6/2 e 6/3
Philipp Kohlschreiber (ALE) 1 x 2 Novak Djokovic (SER)


Confira os confrontos das quartas de final:

Rafael Nadal (ESP) x Andy Murray (GBR)
Tommy Haas (ALE) x Grigor Dimitrov (BUL)
Milos Raonic (CAN) x Ivan Dodig (CRO)
David Ferrer (ESP) x Novak Djokovic (SER)


Djokovic x Kohlschreiber Roma (Foto: Reuters)
Djokovic observa o caminho da bolinha 
após rebatida na partida desta quinta-
feira (Foto: Reuters)
   

FONTE:
http://sportv.globo.com/site/eventos/masters-1000/noticia/2014/05/apos-pessimo-inicio-djokovic-derrota-alemao-e-avanca-quartas-em-roma.html

Nenhum comentário: