quinta-feira, 15 de maio de 2014

Sharapova abusa de duplas faltas, e Ivanovic leva a melhor após sete anos

Russa vai mal no saque em diversos momentos da partida e é eliminada nas oitavas do WTA de Roma. Mais regular em quadra, sérvia bate ex-número 1 pela terceira vez


Por Roma


tenis ana ivanovic contr maria sharapova roma (Foto: AFP)Vitória em Roma foi somente a terceira de Ivanovic sobre Sharapova no circuito (Foto: AFP)

Na final do WTA de Sttutgart, Maria Sharapova havia levado a melhor. Nas oitavas de final do WTA de Roma, nesta quinta-feira, foi a vez de Ana Ivanovic conquistar a vitória. Jogando com agressividade e dominando quase todo o confronto, a sérvia se classificou para as quartas de final em sets diretos, parciais de 6/1 e 6/4, em 1h19 de jogo. A ex-número 1 e atual 7 do mundo sofreu demais com as seis duplas faltas cometidas na partida, sendo que duas delas resultaram diretamente em quebra para a 13ª do ranking. A próxima rival de Ivanovic, nesta sexta-feira, será a espanhola Carla Suarez Navarro (14ª).

Pela primeira vez em quase três anos, Sharapova perdeu no saibro para outra tenista que não a americana Serena Williams. Desde a eliminação nas semifinais de Roland Garros em 2011 (perdeu para Na Li), a russa fora derrotada apenas três vezes na terra batida, todas diante da atual número 1 do mundo, inclusive a decisão do Grand Slam francês do ano passado. Também foi apenas a terceira vitória de Ivanovic (em 11 confrontos) sobre Sharapova, que não perdia para a sérvia desde 2007.


saiba mais

O jogo
O primeiro set em Roma lembrou aquele da final em Stuttgart. Melhor em quadra, Ivanovic não só dominava os pontos como se deu muito bem com os erros da ex-número 1 do mundo. Já com uma quebra de vantagem, a sérvia até se irritou quando, diante de um break point contra no terceiro game, tomou a quebra ao desistir do ponto porque a bola reserva havia caído do short e ela havia pedido a interrupção da disputa. Mas Ivanovic não precisou passar por mais momentos turbulentos na parcial. Sharapova cedeu duas quebras a ela (uma cometendo dupla falta), e a sérvia levou o primeiro set com apenas um game perdido.

tenis maria sharapova contra ana ivanovic roma (Foto: AFP)
Derrota para Ivanovic foi apenas a 
quarta de Sharapova no saibro após 
semifinais de Roland Garros de 2011
 (Foto: AFP)

O começo de segundo set de Sharapova dava indícios de que a bicampeã do torneio sofreria uma rápida eliminação: uma dupla falta para perder o game point e outra para perder o saque, tudo no primeiro game da parcial. A russa, porém, não se abalou e passou a entrar mais corretamente nos pontos. Pressionou e conseguiu a devolução da quebra no game seguinte. O duelo ficou mais equilibrado, tanto que Ivanovic acabou salvando dois break points quando perdia por 3/2 antes de confirmar o serviço.

Porém, Sharapova teve a recaída no nono game. Depois de cometer a sexta dupla falta dela na partida, a russa viu a adversária acertar uma bela deixadinha e no ponto seguinte uma direita cruzada. Foi mais uma quebra para Ivanovic, ficando a um game da classificação. Apesar de também roubar as atenções negativamente com uma dupla falta, que deu o break point para Sharapova, Ivanovic conseguiu se recuperar a tempo e matou o jogo logo no primeiro match point, acelerando muito bem com a direita.

Na Li avança sem sustos
Atual número 2 do mundo, a chinesa Na Li não teve problemas para conquistar a vaga nas quartas de final. Ela fez 6/3 e 6/1 em cima da australiana Samantha Stosur, 18ª do ranking da WTA, para garantir a classificação. Viva na busca pelo título inédito, a tenista asiática terá pela frente, nesta sexta-feira, a italiana Sara Errani, número 11 do mundo.


FONTE:
http://globoesporte.globo.com/tenis/noticia/2014/05/ivanovic-joga-bem-sharapova-abusa-de-duplas-faltas-e-perde-em-roma.html

Nenhum comentário: